domingo, 10 de novembro de 2013

San Jose Earthquakes o Rei da Califórnia




O San Jose Earthquakes é uma equipe de futebol americana com sede em San Jose, Califórnia ( EUA ) , que participa da Major League Soccer ( MLS ) . O San Jose Earthquakes é um dos dez membros fundadores da MLS que competiram na primeira temporada da liga em 1996 ( originalmente como o San Jose Clash ) . Apesar da história recente da MLS  ( 1996 ) o San Jose Earthquakes tem uma historia longa que vêem desde 1974 quando a North America Soccer League concedeu uma franquia para cidade de San Jose ,o nome Earthquakes veio originalmente de um concurso do jornal San Jose Mercury News, em que os fãs eram encorajados a enviar sugestões para o nome da franquia . O nome Earthquakes  foi escolhido pela equipe gerente geral Dick Berg .

Era 1974 - 1984

O San Jose Earthquakes jogou na NASL de 1974 até o seu colapso em 1984, o Earthquakes também participou do campeonato Indoor da NASL de 1975 a 1976  sendo campeão 1975, na temporada 1980-81, na temporada 1981-82 e em 1984 com como Golden Bay Earthquakes ( Na temporada de 1982-83 o Golden Bay Earthquakes disputou a Major Indoor Soccer League ( MISL1978 - 1992 ) . ( O San Jose passou a ser chamado de Golden Bay Earthquakes em 1983 ) . No outdoor o Earthquakes se classificou para os playoffs da NASL quatro vezes : 1974 perdendo nas quartas de final , 1975 o melhor desempenho do time terminando em primeiro lugar na Divisão Sul e perdendo na final da Pacific Conference , 1977 perdendo no primeiro round dos playoffs ( fase eliminatória ) e em 1983 na perdendo na semi final como Golden Bay Earthquakes . O jogador de maior destaque a jogar no San Jose Earthquakes foi o ex craque do Macnhester United , o Norte Irlandês George Best que jogou 56 jogos e marcou e 21 gols pelo San Jose , Best yambém representou o San Jose Earthquakes na NASL indoor com 21 jogos e 33 gols , outros jogadores que se destacaram no San José foram : Paul Child ( Inglaterra / EUA , Steve Zungul (  Iugoslávia ) e etc.

Era WSL e APSL 1984 - 1993 

Depois do fim da NASL em 1984 o San Jose Earthquakes se juntou a liga Western Soccer Alliance ( WSL 1985 - 1989 ) , a WSL foi uma liga profissional de futebol disputada por times da costa oeste do Estados Unidos e oeste do Canadá . O San Jose Earthquakes foi campeão da primeira edição do torneio em 1985 , quatro anos depois o time passaria a se chamar San Francisco Bay Blackhawks , nesse mesmo ano em 1989 a WSL se juntou a ASL e passo ua se chamar APSL . Como San Francisco Bay Blackhawks ( 1989 - 1993 ) a equipe foi campeã em 1991 na APSL e vice em 1990 , o San Francisco Bay Blackhawks também  teve uma excelente campanha na CONCACAF Champions Cup de 1992 sendo semi finalistas . Laurie Calloway foi o treinador do San Francisco Bay Blackhawks de 1991 - 1992 e como treinador , Calloway treinou uma equipe cheia de jogadores que mais tarde iriam jogar para San Jose na MLS, incluindo John Doyle , Troy Dayak , Paulo Bravo e Eric Wynalda . Porém a constantes discurções entre Wynalda e Laurie Calloway fizeram o treinador ser demitido em 1992 .

Era MLS 1996 - 1999  ( San Jose Clash )


O San Jose Clash ( O time era conhecido como Earthquakes mas passou a se chamar Clash a pedido da Nike, uns dos fundadores da Liga ) estava na temporada inaugural da Major League Soccer em 1996 , o primeiro treinador da equipe seria Laurie Calloway ex jogador do San Jose Earthquakes 1974-77( NASL ) e ex treinador do San Jose Earthquakes 1984-88  ( WSL) e San Francisco Bay Blackhawks 1991-92 ( APSL) , ignorando a história entre Calloway e Wynalda com o Blackhawks, a equipe adquiriu Wynalda como uns dos seus jogadores principais .

 Logo no seu ano de estreia o San Jose Clash fez historia ao participar do jogo inaugural da MLS em 1996 contra o D.C. United  no Spartan Stadium diante de um publico de 36.683 torcedores , Eric Wynalda fez o primeiro gol da história da MLS dando a vitória para os anfitriões ( San Jose ) . O San Jose conseguiu se classificar para os palyoffs de 1996 mas foram eliminados pelo Los Angeles Galaxy .

Em 1997 as cosas não estava boas para o San Jose , Wynalda e Calloway discutiram , O conflito atingiu proporções memoráveis ​​quando Wynalda contratou um avião para rebocar uma faixa exigindo a demissão de Calloway, devido as brigas entre os dois e baixo rendimento da equipe Calloway foi demitido , em seu lugar o San Jose Contratou Brian Quinn ex jogador da seleção americana com 48 jogos , no ano de 1997 mesmo com a mudança de treinador o San Jose terminou em ultimo lugar . As coisas ainda não estavam a melhorar e na temporada de 1998 o San Jose novamente falharia para se classificar para os Playoffs , na temporada de 1999 Brian Quinn foi demitido e Jorge Espinoza assumiu como interino por apenas dois jogos , no mesmo ano o San Jose contratou Lothar Osiander que já havia treinado o LA Galaxy e a seleção dos Estados Unidos mas novamente o San Jose não iria para os playoffs . No final de 1999 o nome da oficial da franquia mudou de Clash para Earthquakes .

Era Donovan 2001 - 2004 




Em 2000 o San Jose Earthquakes nomeou Frank Yallop como treinador e apesar do San Jose ter voltado com o seu nome original, a temporada de 2000 não foi boa e o time da Califórnia terminou em  ultimo lugar .

No ano de 2001 aconteceu o empréstimo que mudou a história da MLS, simplesmente Donovan se tornaria o melhor jogador de todos os tempos, destaque do mundial sub 17 de 1999 e atuando pelo Bayer 04 Leverkusen II, Landon Donovan chegou ao San Jose Earthquakes e rapidamente trouce um enorme retorno em campo e em seu primeiro ano no time ajudou o San Jose Earthquakes chegar a 45 pontos e a se classificar para os playoffs, o San Jose conquistou a MLS Cup derrotando seus maiores rivais, o Los Angles Galaxy .
Na temporada de 2002 o San Jose Earthquakes se tornou um dos grandes da MLS e pela segunda vez consecutiva avançou para os playoffs mas acabou sendo eliminado pelo Columbus Crew . Em 2003 o San Jose ganharia novamente a MLS cup, desta vez em cima do Chicago Fire . O ano de 2004 foi o ultimo de Donovan do San Jose, neste ano o San Jose avançou para os playoffs pela quarta vez consecutiva mas foi eliminados pelo Kansas City Wizards . A Era de Donovan no San Jose deu duas MLS Cups para o time da Califórnia .


Era MLS 2005 - 2006


Em 2005 o San Jose Earthquakes estava no comando de Dominic Kinnear, o San Jose foi campeão da época regular mas em dezembro desse ano foi anunciado que a franquia ira se muda para Houston por causa dos fracasso para encontrar um estádio especifico para o futebol para temporada seguida . No entanto, o comissário MLS Don Garber disse que o nome dosEarthquakes, cores, logotipo, logomarcas,  e registros históricos não seria transferidos .

Era MLS 2006 - Atual ( O Retorno dos Eartquakes )




No final de 2006 o San Jose planejava o seu retorno a MLS, o seu da equipe foi revivido para passar informações sobre a expansão do clube para Major League Soccer aos Fan , em 2007 o Comissário Don Garber anunciou que  San Jose Earthquakes estava de volta para temporada de 2008 , o antigo treinador da equipe Frank Yallop retornaria ao comando do time .

Desde a sua volta a MLS as primeiras duas temporadas do San Jose Earthquakes não foram fáceis , a equipe não avançou para os playoffs e terminou nas ultimas posições .

Em 2010 o San Jose Earthquakes reencontrou o se futebol e conseguiu se classificar para os playoffs e avançar até as semi final se sua conferencia . Na temporada seguinte o Earthquakes não se classificou para os playoffs e ficou na décimo quarto lugar na MLS .

Em 2012 o San Jose Earthquakes teve seu melhor desempenho na época regular em toda sua história , foi a grande surpresa do campeonato , o time ganhou um hábito de marcar gols no final para empatar ou ganhar de seus adversários . O San Jose Earthqukes conquistou o Supporters' Shield ( época regular ) pela segunda vez , Apesar da excelente campanha o San Jose foi eliminado dos playoffs pelo Los Galaxy seus maiores rivais .

Títulos

MLS Cup (2): 2001, 2003
Supporters' Shield (2): 2005, 2012

Minor Trophies

California Clásico (5):
1997, 2001, 2005, 2010, 2012
Carolina Challenge Cup (2): 2005, 2008
Heritage Cup (2): 2009, 2012
MLS Fair Play Award: 2010


All Star Team


GOLEIROS



-usa- Joe CANNON
-usa- David KRAMER
-can- Pat ONSTAD


DEFESAS

-usa- John DOYLE
-usa- Jeff AGOOS
-usa- Ramiro CORRALES
-usa- Wade BARRETT
-usa- Jimmy CONRAD
-usa- Eddie ROBINSON
-usa- Troy DAYAK
-nig- Michael EMENALO


MEIO CAMPISTAS

-den- Ronnie EKELUND
-usa- Manny LAGOS
-usa- Richard MULROONEY
-usa- Ian RUSSELL
-usa- Eddie LEWIS
-can- Dwayne DE ROSARIO
-usa- Bobby CONVEY


ATACANTES

-usa- Paul BRAVO
-arg- -ecu- Ariel GRAZIANI
-usa- Landon DONOVAN
-usa- Eric WYNALDA
-eng- Darren HUCKERBY
-esr- Ronald CERRITOS

-noi- George BEST



TIME RESERVA


GOLEIROS

-usa- Dave SALZWEDEL
-usa- Tom LINER
-usa- Jon BUSH
-chin- -usa-Mike IVANOW
-noi- -usa- Bill IRWIN

DEFESAS

-sco- Richard GOUGH
-sco- -usa- Dominic KINNEAR
-usa- Zak IBSEN
-usa- Chris RONER
-usa- Danny CALIFF
-usa- Craig WAIBEL
-crca- Mauricio WRIGHT
-eng- Laurie CALLOWAY

-usa- Jim McALISTER

MEIO CAMPISTAS

-crca- Mauricio SOLIS
-usa- Dario BROSE
-usa- Sam CRONIN
-mex- Missael ESPINOZA
-usa- -esr- Arturo ÁLVAREZ
-bra- GEOVANNI 
-ire- Ronnie O'BRIEN
-usa- Brian MULLAN
-guate- Jorge RODAS 
-newz- Simon ELLIOT
-sco- -usa- Johnny MOORE

ATACANTES

-usa- Chris WONDOLOWSKI
-usa- Christopher SULLIVAN
-usa- Brian CHING
-ven- Alejandro MORENO
-chile- Carlos FARIAS
-eng- Paul CHILD


MELHORES TREINADORES

-can- Frank YALLOP
-ger- Lothar OSIANDER

Nenhum comentário:

Postar um comentário