Neste sábado dia 10 de outubro acontece a final da CONCACAF Cup 2015, entre Estados Unidos ( campeão da Gold Cup 2013 ) e México ( campeão da Gold Cup 2015 ) . O campeão ira se classificar para Copa das Confederações de 2017 na Rússia . Os Estados Unidos fizeram bons amistosos esse ano antes da Gold Cup, conseguindo resultados importantes mas terminaram a Gold Cup 2015 de forma muito ruim pondo pressão ao treinador Klinsmann que caso perder esse jogo pode sair do comando da seleção americana . Após a Gold Cup a seleção americana disputou dos jogos, uma vitoria contra Peru por 2a1 e uma derrota pesada por 4a1 do Brasil . A situação do México também não esta mutio boa, os mexicanos sentiram muita a dificuldade para se classificar para Copa do mundo e apesar do titulo da Gold Cup a atuação do time foi criticada e ainda tiveram foram acusados em serem beneficiados pela arbitragem em dois jogos decisivos na Gold Cup .
A Rivalidade
Esse jogo promete esquentar ainda mais uma das maiores rivalidades do futebol internacional, jogo que poderia ser a verdadeira final da Gold Cup já que as duas seleções são as mais fortes da CONCACAF . México e Estados Undos já se enfrentaram 65 vezes, com 33 vitorias para os mexicanos, 14 empates e 19 vitorias americanas . Em confrontos em finais na Gold Cup os mexicnaos venceram quatro e os americanos venceram uma . Apesar da vantagem numérica no numero de vitorias dos mexicanos, na última década são os americanos que estão dominando o confronto com um recorde de 13 vitorias, 5 empates e 5 derrotas .
Landon Donovan
A lenda americana Landon Donovan que se aposentou no ano 2014 disse que : Jurgen Klinsmann should be fired if USA loses to Mexico , Vamos fazer uma comparação : Bradley que ganhou a Gold Cup de 2007, que se classificou os Estados Unidos em primeiro lugar nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, que levou a seleção americana até as oitavas de final na Copa do Mundo de 2010, foi demitido ao perder a final da Gold Cup de 2011 para o México enquanto Klinsmann que foi campeão da Gold Cup de 2013, que classificou os americanos em primeiro nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2014 mas que caiu na semi final da Gold Cup de 2015 . Ambos foram parecidos no comando da seleção americana mas eu concordo com Donovan por que caso os Estados Unidos perderem esse jogo para o México, eles ficariam de fora da Copa das Confederações de 2017 . E para mim o U.S. Team ficariam no prejuízo .
Convocação
Goleiros (3): Brad Guzan (Aston Villa), Tim Howard (Everton), Nick Rimando (Real Salt Lake)
Defesas (9): Ventura Alvarado (Club America), DaMarcus Beasley (Houston Dynamo), Matt Besler (Sporting Kansas City), Geoff Cameron (Stoke City), Brad Evans (Seattle Sounders FC), Fabian Johnson (Borussia Mönchengladbach), Michael Orozco (Club Tijuana), Tim Ream (Fulham), Jonathan Spector (Birmingham City)
Meio-campistas (7): Kyle Beckerman (Real Salt Lake), Alejandro Bedoya (Nantes), Michael Bradley (Toronto FC), Jermaine Jones (New England Revolution), Danny Williams (Reading), DeAndre Yedlin (Sunderland), Graham Zusi (Sporting KC)
Atacantes (4): Jozy Altidore (Toronto FC), Clint Dempsey (Seattle Sounders FC), Chris Wondolowski (San Jose Earthquakes), Gyasi Zardes (LA Galaxy)
* Bedoya foi cortado por lesão, Bobby Wood o substituiu .
Análise
Klinsmann convocou os jogadores que costumar chamar, as maiores ausências na defesa são Chandler que esta se recuperando lesão e Brooks que se lesionou recentemente . Não gostei de Rimando estar no time, para mim ele não faz mais parte do ciclo da seleção americana, nem nunca mereceu estar, Klinsmann peca muito nisso, ele podia muito bem chamar um goleiro jovem como terceiro goleiro para melhorar o desenvolvimento desse goleiro . Na defesa o único nome que não gostei foi o de Brad Evans que talvez só tenha sido convocado para dar mais opção ao time por causa da lesão de Chandler. No meio o nome que não me agrada é Zusi que na seleção não é muito produtivo outra observação é que apesar de achar que Jones e Beckerman são bons volantes mas para mim esta na hora do treinador da seleção americana trabalhar na renovação da posição . No ataque não gostei do Chris Wondolowski ter sido chamado, fiquei surpreso por Aron Johannsson ter ficado de fora mas fiquei aliviado por Allan Gordon não estar entre os 23 nomes para esse jogo .
Meu Time
Goleiros (3): Brad Guzan (Aston Villa), Tim Howard (Everton), Bill Hamid (D.C. United)
Defesas (8): Ventura Alvarado (Club America), DaMarcus Beasley (Houston Dynamo), Matt Besler (Sporting Kansas City), Geoff Cameron (Stoke City), Brad Evans (Seattle Sounders FC), Fabian Johnson (Borussia Mönchengladbach),Tim Ream (Fulham), Jonathan Spector (Birmingham City)
Meio-campistas (7): Kyle Beckerman (Real Salt Lake), Alejandro Bedoya (Nantes), Michael Bradley (Toronto FC), Jermaine Jones (New England Revolution), Danny Williams (Reading), DeAndre Yedlin (Sunderland), Sacha Kljestan (NY Red Bulls)
Atacantes (5): Jozy Altidore (Toronto FC), Clint Dempsey (Seattle Sounders FC), Aron Johannsson ( Werder Bremen ) , Gyasi Zardes (LA Galaxy), Jack McInerney ( Columbus Crew )
Pré Jogo
USA XI :4-4-2 Diamante : Guzan; Johnson, Cameron, Besler, Beasley; Jones, Beckerman, Bradley (C), Zardes; Dempsey, Altidore .
México XI : 4-3-3 : Munoz, Layún, Aguilar, Reyes, Moreno, Guarado, MarqueZ, Jimenez, Peralta e Hernandez .
Em jogo muito disputado México vencem EUA por 3a2 e garantem classificação para Copa das Confederações de 2017 .O jogo começou com um grande clima de rivalidade frente a 90 mil torcedores no mítico estádio do Rose Bowl, com as duas equipes buscando o jogo num jogo corrido . México estava ligeiramente melhor, foi então que aos 9 minutos México fez excelente jogada enganado a defesa americana com bela troca de passes, a bola ficou para Chicharito abrir o placar para os mexicanos . Aos 14 minutos Beasley sofreu falta, Bradley fez a cobrança e mandou para dentro da área para Cameron empatar para os americanos . Aos 31 minutos os americanos quase viraram a partida, Dempsey passou para Bradley que penetrou na área e mandou para contra pé do goleiro mas a bola foi para fora . Aos 33 minutos Peralta cometeu falta em Guzan chegando duro no goleiro mesmo ele tendo a bola e mãos. o lance gerou uma confusão . Aos 39 Bradley e Beasley fizeram boa jogada mas o goleiro mexicano defendeu bem . Os americanos no fim do primeiro tempo tiveram duas chances de virar, uma com Altidore que recebeu de Zardes mas mandou por cima e Bradley que numa cobrança de falta obrigou Munoz a fazer boa defesa . No segundo tempo os mexicanos quase ampliaram por duas vezes no inicio do segundo, na primeira oportunidade o ataque mexicano parou em Guzan e Cameron na segunda Besler salvou . Aos 5 minutos Altidore arriscou mas Munoz defendeu . México aos 13 minutos esteve muito perto de marcar o segundo gol mas Chicharito perdeu . Aos 21 Bradley cobrou escanteio e Munoz Salvou . No primeiro tempo da prorrogação México chegou muito bem, Peralta recebeu ótimo lançamento e ficou cara-cara com Guzan mas o goleiro americano fez excelente defesa . Aos 96 minutos Aguilar passou para Peralta que surgiu bem e marcou o segundo gol dos mexicanos . O primeiro tempo da prorrogação terminou com o México a frente do placar . No segundo tempo os americanos empataram o jogo com Wood depois de bom passe de Yedlin aos 108 minutos . Aos 113 minutos Aguilar recebeu e de primeira mandou uma bomba sem chances para Guzan, dando a vitoria para os mexicanos .
Notas
Guzan ( 6,5 ) Não teve culpa nos gols mas fez uma excelente defesa no incio do primeiro tempo da prorrogação .
Johnson ( 5,0 ) Deixou espaços pelo sue lado, criou pouco .
Beasley ( 5,5 ) Falhou na marcação mas ajudou o time na criação .
Cameron ( 8,0 ) Fez o gol do empate e foi impecável na defesa .
Besler ( 7,0 ) Esteve bem na defesa .
Zardes ( 5,5 ) Não foi mal no meio, jogou improvisado centralizado .
Jones ( 6,5 ) Melhor no tempo norma do jogo criando jogadas e fazendo desarmes .
Kyle Beckerman ( 6,0 ) Defendeu bem pelo meio .
Bradley ( 6,5 ) Deu o passe para gol, esteve bem na bola parada .
Altidore ( 5,0 ) Teve até uma boa movimentação mas tinha que ser mas decisivo .
Dempsey ( 4,5 ) Tinha que ter feito uma partida melhor o time, ter aparecido mais no jogo e tido mais atitude, o time precisou dele .
Yedlin ( 7,0 ) Entrou bem, deu o passe para gol do empate .
Wood ( 7,0 ) Novamente marcou um gol importante quando entrou na reta final do jogo .
Evans sem nota, entrou no fim .
Klinsmann ( 6,0 ) Seu time lutou muito, suas substituições melhoraram o time mas demorou para mexer na lateral .
México : Fez uma excelente partida, destaques para Aguilar e Chicharito .
Arbitragem : Foi bem no jogo .
Análise do Jogo
Estados Unidos fizeram um bom primeiro tempo, jogaram melhor mas os mexicanos melhoram e foram superiores no segundo tempo e no primeiro tempo da prorrogação . No segundo tempo da prorrogação os americanos ganharam confiança após empatar e jogo e foram melhor mas não conseguiram evitar a derrota. Estados Unidos se defenderam muito bem principalmente os zagueiros mas os laterais americanos deixaram muitos espaços permitindo que México sempre chegasse com muito perigo. Talvez Klinsmann tenha pecado nisso em não feito nenhuma mudança nas laterias ( só nos minutos finais em que Johnson deu lugar a Evans ) . O ataque oscilou também Altidore e Dempsey deveriam ter sido mais decisivos .
links :
http://matchcenter.mlssoccer.com/matchcenter/2015-10-10-us-mens-national-team-vs-mexico/recap
Howard de muleta é melhor que o Guzan
ResponderExcluir