quarta-feira, 16 de dezembro de 2015
Restropesctiva 2015
Seleção Principal dos Estados Unidos
O ano de 2015 não foi bom para a seleção americana : más atuações, resultados ruins, a campanha na Gold Cup e a derrota para o México na CONCACAF Cup se resume num ano difícil e contubardo para U.S. Team que teve o seu primeiro ano sem o seu melhor jogador da historia, Landon Donovan, depois de quatorze anos jogando para o time nacional e com certeza isso influenciou no desempenho da seleção americana em 2015. Nos primeiros amistosos os americanos não tiveram bons resultados mas depois de vencer Holanda, Alemanha e México em partidas amistosas se criou grandes expectativas ao time mas isso mudou, as atuações nas primeiras fases na Gold Cup deixaram a desejar e a eliminação para Jamaica mostrou que a equipe apresentava problemas do qual Klinsmann não estava conseguindo consertar . Isso se deve por algumas más atuações de alguns jogadores, algumas convocações equivocadas do treinador da seleção americana além e também por esnobar jogadores que poderiam acrescentar algo diferente para time . Neste ano a seleção americana jogou 19 jogos em 2015 com 9 vitorias, 6 derrotas e 4 empates, marcou 41 gols e sofreu 26 gols . Desses 19 jogos, seis a seleção americana não sofreu gols e dois o ataque passou em branco .
Estados Unidos Sub: 23, 20 e 17 .
Eu tinha grandes expectativas para o time Olímpico dos Estados Unidos, eles pareciam que riram cumprir suas expectativas após terminarem com 100% de aproveitamento na fase de grupos mas na semi final foram surpreendidos por Honduras e tiveram derrotar Canada na disputar de terceiro lugar para enfrentar a Colômbia num jogo de playoff de ida e de volta para disputar a ultima vaga das Américas para Olimpíadas de 2016 em maio de 2016 .
O time sub 20 para mim era um dos favoritos ao titulo do mundial sub 20, e assim como o time olímpico eu tinha uma boa previsão para equipe, eles fizeram uma boa campanha chegando as quartas de final, mereciam ir mas longe mas foram eliminado pela Servia que acabou se tornando campeã mundial .
A equipe sub 17 desapontou e ficou na fase de grupos, eu esperava que eles tivessem uma campanha similar ao outros times de jovens dos Estados Unidos, apesar disso eu acredito que esse time que foi ao mundial sub 17 pode desenvolver bons jogadores .
Major League Soccer
A vigésima edição da MLS foi uma das melhores e mais interessantes desde de seu estreia em 1996, para começar as duas novas franquias : Orlando City e New York City, ambas com um grande investimento outra fato interessante é a cobertura que aqui no Brasil nunca foi tão grande, dois dos maiores canais de esporte da TV Brasileia : Sportv e ESPN transmitiram inúmeras partidas inclusive a final . Essa temporada também foi marcada pelas contratações, vários jogadores de nível internacional chegaram na liga nesse ano .
Esse ano foi muito produtivo para as equipes canadenses, pela primeira vez na história na MLS vimos equipes canadenses nos playoffs e nessa temporada foram todas as três . O Vancouver Whitecaps foi o time canadense a ir mais longe dos playoffs .
Os que desapontaram
Houve muito investimento e expectativas sobre o New York City e Orlando City, as grandes contrações como Kaká, Pirlo, Lampard,Shea, Diskerud e Villa chamaram muita atenão sobre essas equipes que ficaram de fora dos playoffs . O Galaxy também abriu os cofres para suprir a falta de Donovan, eles contrataram Gerard e Giovani dos Santos além de Sebastian Lletget que fez uma boa temporada mas os campeões de 2014 caíram nas fases iniciais dos playoffs .
Boas Campanhas
O D.C. United, Columbus Crew, Portland Timbers tiveram excelentes campanhas em 2015, principalmente o Reb Bulls que foi campeão da SUPPORTERS' SHIELD mas perdeu para o Columbus na final da conferencia Eastern, méritos para o Crew que também fez uma excelente temporada chegando a final com um bom trabalho do Gregg Berhalter. Outro time que merece destaque é o D.C. United que tem um elenco muito equilibrado com veteranos da MLS e jovens com potencial . O que falar dos campeões da MLS d e2015 ? Timbers superou todas as expectativas esse ano, uma equipe que usa muito do coletivo e graças ao excelente trabalho de Caleb Porter conseguiu conquistar a MLS Cup pela primeira vez da historia, Porter montou uma equipe muito forte taticamente, bem disciplinada e com uma defesa muito bem arrumada .
North American Soccer League
O favorito da liga, o New York Cosmos conquistou o titulo da NASL com uma campanha perfeita, a equipe ganhou a Spring season ( campeão do 1 turno ) e a Woosnam Cup . Os dosi times que surpreenderam nessa temporada foram :Ottawa Fury que chegou a fianl da NASL e foi campeão da Fall season ( campeão do 2 turno ) e o Fort Lauderdale Strikers que na Spring Season teve uma campanha muito ruim mas na Fall season foi bem e conseguiu ir aos playoffs . Quem desapontou foi o Tampa Bay Rowdies que ficou de fora dos playoffs, teve um bom desempenho na Spring Season mas na Fall Season se acomodou e por isso ficou de fora da fase final da NASL .
USL
A USL é uma liga quem tem se desenvolvendo muito bem, a aproximação com a MLS gerou grandes resultados para o crescimento da liga .Nesse ano, tradicionais equipes do soccer americano como Richmond Kickers, Charleston Battery, Sacramento Republice Rochester Rhinos tiveram boas campanhas avançando para fases finais da liga principalmente o Rhinos que além de ter sido o melhor time da temporada regular conseguiu conquistar o titulo da USL de 2015 . Uma equipe que surpreendeu foi o Colorado Springs Switchbacks, equipe estreante que se classificou para os playoffs, que tem como treinador Steve Trittschuh que disputou a Copa do Mundo de 1990 pelo Estados Unidos .
Lamar Hunt U.S. Open Cup
O campeonato mais charmoso nos Estados Unidos, um dos mais antigos do mundo teve uma boa temporada, uma das coisas que foram mais marcantes na Lamar Hunt U.S. Open desse ano foi o fracasso dos times da NASL ( seria a segunda divisão no sistema de piramide do soccer dos EUA) diante das equipes da USL queria seria a terceira divisão no sistema de piramide do soccer no país . A equipe campeã foi o Sporting Kansas City em cima do Philadelphia Union que para muitos merecia o titulo pela historia da cidade com o soccer no torneio .
sábado, 5 de dezembro de 2015
MLS Cup 2015 : Columbus Crew Vs. Portland Timbers
O momento mais esperado da MLS finalmente chegou !! a grande decisão da MLS Cup entre Columbus Crew e Portland Timbers . A final será disputada em jogo único no dia 6 de dezembro no MAPFRE Stadium, Columbus, Ohio, estádio que foi palco da final da MLS Cup de 2001 entre San Jose Earthquakes e Los Angeles Galaxy, na ocasião o San Jose ganhou por 2a1, É a primeira vez que o Portland Timbers chega numa final de MLS Cup, já o Columbus Crew esta na sua segunda final, a primeira foi em 2008 quando conquistaram a MLS Cup vencendo o New York Red Bulls por 3a1 .
Columbus Crew
Gregg Berhalter está fazendo um excelente trabalho na equipe, na fase regular o Columbus teve 15 vitorias, 11 derrotas e 8 empates . Marcou 58 gols e sofreu 53 . Ficou em segundo lugar na sua conferencia e em quarto no geral . A equipe de Ohio tem um ataque poderoso com Kei Kamara voando, o artilheiro fez 22 gols na temporada regular e três nos playoffs . Além dele a o argentino Frederico Higuain que é o mastro do meio campo, assim como foi Schelotto em 2008. Outra pessa importante ofensivamente é Ethan Finlay que foi nomeado no melhor XI da MLS este ano e na temporada regular fez 13 assistências .Na defesa o Columbus também tem grandes nomes, um deles é o veterano Michael Parkhurst e o argentino Gaston Sauro além de Will Trapp, volante jovem de excelente potencial .
Portland Timbers
Assim como Berhalter no Columbus, Caleb Porter está fez um grand etrabalho no Timbers para mim ambos são treinadores com muito potencial e podem ser bom nomes para serem os sucessores de Klinsmann na seleção americana . Timbers fizeram uma boa campanha na temporada regular com 15 vitorias, 11 derrotas e 8 empates . A equipe marcou 41 gols e sofreu 39, uma das melhores defesas da liga. Timbers possui bons jogadores em seu elenco o melhor dele é Diego Valeri, ele é o principal armador do time . Outros jogadores importantes no meio são Will Johnson, Rodney Wallace, Diego Chará e Darlington Nagbe que tem se destacado no time mas as vezes peca em momentos decisivos . O Timbers tem uma das melhores defesa da liga, destaque para o goleiro Adam Larsen Kwarasey e para o veterano da liga Nat Borchers que tem tido atuações decisivas .
Previsão
Eu tenho grande expectativas para esse jogo que tem tudo para ser uma excelente partida de futebol. Gosto dos dois treinadores e as duas equipes tem um elenco forte mas eu tenho que escolher um vencedor e eu acredito que o Columbus Crew vá conquistar a MLS Cup de 2015 . O Columbus é ligeiramente melhor que o Portland na minha opinião, fora que decidir o título em casa com o estádio cheio pode ajudar e muito a equipe de Ohio .
PRÉ JOGO
Columbus Crew XI ;Clark, Francis, Sauro, Parkhurst, Afful, Trapp, Tchani, Meram, Finaly, Higuain , Kamara.
Portland Timbers XI : Kwarasey, Powell, Borchers, Ridgewell (c), Villafaña, Chara, Nagbe, Valeri, Melano, Adi, Wallace.
O JOGO
Portland Timbers vence por 2a1 e conquista a MLS pela primeira vez :Com menos de 30 segundos de jogo, o Portland Timbers abriu o placar com Diego Valeri depois do recuo da defesa para Clark atrapalhou, o argentino aproveitou e marcou o gol . Aos 6 minutos o Portland ampliou depois de um cruzamento pela direita, Wallace de peixinho botou no fundo da rede . Aos 17 minutos, confusão na área do Porltand, numa jogada estranha a defesa do time visitante se atrapalhou e Kei Kamara marcou para o Crew, Aos 52 minutos Melano teve boa oportunidade mas Parkhurst bloqueou o chute salvado o time da casa . Aos 60 minutos Porltand quase chegou ao terceiro gol num lance confuso, Parkhust salvou em cima da linha . Aos 70 minutos bola cruzada, Adi cabeçou a bola encobriu Clark, bateu na trave e no goleiro no Crew e depois saiu para linha de fundo . Aos 80 minutos o Timbers chegou com Borchers que obrigou Clark a fazer excelente defesa, em seguida num contrata ataque Clark novamente salva o Crew do terceiro gol depois de uma jogada de contra ataque do time visitante .
Análise do Jogo
Portland começou o jogo muito bem se aproveitando do erro de Clark e abrindo o placar, logo em seguida ampliou o placar numa jogada polêmica na qual a bola saiu da linha lateral . Perdendo por 2a0 o Crew ficou em choque e nervoso mas a equipe se controlou e conseguiu descontar ainda no primeiro tempo . No decorrer do jogo a partida ficou mais equilibrada com ambas as equipes buscando o jogo, porém o Portland esteve superior, principalmente no segundo tempo, isso por que Higuain, Finlay e Meram os principais jogadores de criação do Columbus não fizeram uma boa partida, poucos criativos e foram superados pela marcação do Timbers, Meram fez uma partida muito ruim perdendo a bola várias vezes, Gregg Berhalter tentou consertar isso botando Cedrick, Saeid e McInerney na tentativa em deixar a equipe mais ofensiva mas não adiantou, o Columbus até atacava mas sem objetividade . Já o Portland se defendia muito bem e teve uma boa atuação de seu jogador mais importante no meio campo, Diego Valeri que contribuiu com um gol e na armação de jogadas, o Timbers se mostrou um time muito forte taticamente, bem disciplinado e com uma defesa muito bem arrumada .
http://matchcenter.mlssoccer.com/matchcenter/2015-12-06-columbus-crew-sc-vs-portland-timbers/details/video/55085
Assinar:
Postagens (Atom)