Jonny Walker começou sua carreira no futebol em 1994, ele jogou pelo Louisville Cardinals (NCAA) e Memphis Jackals (USISL) no mesmo ano em que o soccer nos Estados Unidos estava vivenciando um momento muito especial por estar sediando a Copa do Mundo. Em 1996 ano que a Major League Soccer estreou, Jonny Walker foi draftado pelo Dallas Burns e viu o veterano goleiro Mard Dodd assumir a titularidade.
Em busca da titularidade, Walker se transferiu para o Jacksonville Cyclones (A-League) onde mostrou ter um grande potencial ganhando a faixa de capitão, as atuações de Jonny Walker chamaram atenção quando o seu time jogou um amistoso contra uma equipe chilena.
Aventura na América do Sul
Em 1998 o jovem goleiro foi tentar a sorte na América do Sul num dos clubes mais tradicionais do Chile, a Universidad Católica. Como era muito jovem Jonny Walker foi emprestado ao Huachipato e mostrou que não era favas contadas e ser tornou titular da equipe tendo boas atuações.
Após retornar do empréstimo Jonny Walker teve grande destaque se tornando um dos principais jogadores da Universidad Católica e da liga chilena. Em 2002 Jonny Walker conquistou Torneo Apertura com o Universidad Católica.
Jonny Walker foi o primeiro jogador americano a jogar na Copa Libertadores e na Copa Mercosur. ele é o yankee com a carreira de mais sucesso na América do Sul. Além do Universidad Católica, Walker jogou no Colo Colo que é outro time muito tradicional no Chile. O destaque de Jonny Walker no país sul-americano foi tanto que ele chegou a ser cotado para jogar na seleção chilena.
Retorno ao Estados Unidos
Finalmente em 2003 Jonny Walker chegou a Major League Soccer, principal liga de futebol dos Estados Unidos para jogar pelo Metrostars. Ele rapidamente ganhou popularidade entre os torcedores por ter o mesmo nome de uma famosa marca de whysky escocês e por fazer excelentes jogos. Walker fez uma grande temporada em 2003, ele levou sua equipe aos playoffs da Major League Soccer, a final da Lamar Hunt U.S. Open e no ano seguinte chegaria novamente aos playoffs da MLS.
Em 2005 Jonny Walker foi contrato pelo Columbus Crew, ele teve um bom desempenho pela equipe de Ohio. Disputou dezesseis jogos e sofreu dezoito gols. Nessa temporada ele fez sessante e seis defesas e cinco Clean Sheets com um recorde de seis vitórias, oito derrotas e dois empates.
Na seleção americana Jonny Walker disputou três jogos, todos partidas amistosas. Sua estreia foi contra Dinamarca num empate por 1a1. Em sua segunda partida ele teve grande participação na vitória por 1a0 sobre os maiores rivais dos Estados Unidos, o México. O último jogo de Walker na seleção Yankee foi contra o Haiti num empate por 1a1.
Aposentaria
Por quatro anos Jonny Walker sofreu com lesões a mais séria em 2006, uma hérnia de disco que resultou numa aposentadoria precoce nesse mesmo ano, ele tinha apenas 28 anos.
Análise
Sem sobram de dúvidas Jonny Walker é um dos jogadores mais interessantes da história do soccer dos Estados Unidos. Sua aventura na América do Sul tendo destaque no Chile e em competições sul-americanas o torna um jogador especial, ele foi um grande goleiro que tinha muito potencial e com certeza poderia ter tido muito sucesso na seleção americana e nas principais ligas do mundo.
Curiosidades
Jonny Walker foi um dos principais jogadores do Universidad Catolica na vitória sobre o Flamengo por 3a1 na Copa Libertadores pelo Grupo 8 em 2002, foi a primeira vitória de um time chileno sobre um time brasileiro no Maracanã.
Jonny Walker usou a camisa número um pelo Mestrostars, número que não era usado desde 2000 na época. Somente Mike Ammann e Tony Meola tinham usado a camisa número um pelo Mestrostars.
Jonny Walker disputou dez jogos na Copa Libertadores, nove pela Universidad Catolica e um pelo Colo Colo.
Jonny Walker disputou dezesseis jogos na Copa Mercosul pela Universidad Catolica.
Jonny Walker tem quatorze Clean Sheets em cinquenta e oito jogos na Major League Soccer.
Jonny Walker tem um Clean Sheet em três jogos pela seleção americana com um recorde de dois empates e uma vitória.
Ele foi goleiro do ano da liga chilena em 2001.
Jonny Walker foi um dos protogonistas que levou o Universidad Católica para segunda fase da Copa Mercosur de 2001, foi a primeira vez que uma equipe chilena chegou na segunda fase no torneio.