domingo, 6 de outubro de 2013

New York Cosmos o Maior de Todos os Tempos

                                                        






O NY Cosmos foi fundado em 10 de de dezembro de 1970 mas o seu nome só seria estabelecido em 4 de fevereiro de 1971 , o time foi criado pela Warner Communications com os executivos  Ahmet e Nesuhi Ertegun  e pelo próprio presidente da empresa Steve Ross .Clive Toye  foi o primeiro a ser recrutado para ser o General Manager do clube e inclusive ele  procurou transmitir grandes ambições da nova equipe ,  ele pensava que poderia superar o "Metropolitanos" rótulo referenciado pelo então time de beisebol,  New York Mets , chamando sua equipa de "Cosmos", abreviação de " cosmopolitas ". No entanto, os Erteguns queriam usar o nome originalmente sugerido por Nesuhi, o "Blues New York". Para garantir que o seu próprio nome fosse escolhido, Toye encenou um "nome da equipe" num concurso, convidando simpatizantes para escrever com nomes em potencial. Dois professores de Nova Iorque. Meyer Diller e Al Capelli, de Martin Van Buren High School, no Queens, participaram do concurso e submeteu o nome de "Cosmos". Os dois professores de educação física tinham chegado de forma independente com o nome de "Cosmos", tendo utilizado os modelos dos "Mets" encurtado de Metropolitan, e os "Knicks",encurtado de Knickerbockers. Os dois homens receberam uma viagem para a Europa.


NASL



O New York Cosmos entrou na liga North American Soccer League ( NASL ) que foi fundada em 1968 mas o NY Cosmos só fez sua estreia na liga na quarta temporada da NASL em 1971 . O primeiro treinador da equipe foi o inglês Gordon Bradley ( 1971 - 1975 e 1977 ) quem além de treinador também assumia a função de jogador ( 1971 - 1975 ) .

No seu primeiro ano na NASL em 1971 o NY Cosmos ficou em segundo lugar na sua divisão , divisão norte , naquele ano a NASL era dividida em duas divisões Norte e Sul com quatro times cada , os dois primeiros colocados iram para os play-offs . Nesse ano o NY Cosmos caiu na semifinal dos play-offs perdendo os dois jogos para o Atalanta Chiefs . No ano de 1971 o Cosmos jogava no Yankee Stadium , casa do NY Yankees e Randy Horton o primeiro goleador do NY Cosmos foi Rookie da liga ( jogador estreante ) com 16 gols .

Em 1972 o Cosmos mudou de casa e passou a jogar Hofstra Stadium , nesse mesmo ano o NY Cosmos foi campeão pela primeira vez na história da NASL , na fase regular tanto e na final dos play-offs . Randy Horton o atacante de Bermuda foi o artilheiro do campeonato .

No ano de 1973 o NY Cosmos estavam novamente nos play-offs mas caíram na semifinal ,nesse ano o treinador do NY Cosmos Gordon Bradley treinou a seleção dos Estados Unidos  por seis jogos em 1973, escalando-se em um deles ,apesar de não ser um cidadão americano, mas Bradley acabou sendo derrotado em todos os jogos .

A temporada de 1974 a NASL contava com 16 times , porém a temporada foi péssima para o New York Cosmos que ficou em ultimo lugar .

Nasce um Gigante 



Apesar de ter conquistado um titulo o NY Cosmos queria  crescer ainda mais , então Steve Ross e os irmãos turcos tinham um sonho , implantar o futebol nos Estados Unidos . Então Ross e os irmãos turcos junto de Toyte tinham um projeto muito ambicioso e que entraria para história do futebol mundial e pode se dizer que foi a maior contratação de um atleta na história do esporte , é isso mesmo o NY Cosmos adquiriu Pelé o maior jogador de todos os tempos , o brasileiro iria ganhar um salário de 1,5 milhões por ano o maior daquela época .
Não demorou muito para o sucesso se espalhar , logo na estreia de Pelé o jogo entre o NY Cosmos vs Dallas Tornado , o jogo foi transmitido pela CBS por 22 países e 300 jornalistas cobriram o jogo por todo mundo .

Apesar de ter Pelé no time o Cosmos não foi bem na temporada de 1975 na NASL  e inclusive ficou abaixo da expectativas ficando de fora dos play-offs .

Após a temporada de 1975 , Bradley foi demitido e foi substituído por Ken Furphy outro inglês. No ano de 1976  foi marcada pela chegada do italiano Giorgio Chinaglia que mais tarde seria o maior artilheiro do Cosmos e da NASL . Mesmo com grandes nomes o Cosmos não conseguiu o titulo apesar de ter chegado aos play-offs , mas o NY Cosmos ainda tinha grandes ambições .

Em 1977 seria a ultima temporada de Pelé no NY Cosmos e no futebol ,o Cosmos montou uma equipe dos sonhos com jogadores como Franz Beckenbauer , Carlos Alberto Torres , Stephen Hunt e etc . O NY Cosmos passaria a jogar num novo estádio , no recém construído Giants Stadium que ficava em New Jersey.

Um antigo conhecido voltava ao comando do Cosmos , Bradley estava novamente no comando da equipe no lugar de Furphy , porém Bradley se retirou no meio da temporada ( depois em 1978 foi treinar o Washington Diplomats ) o italiano Eddie Firmani assumiu o controle do Cosmos .

O NY Cosmos foi campeão da temporada de 1977 , na despedida de Pelé . Foi uma conquista pessoal porque todos do time queria dar de presento o titulo para Pelé . O ano foi tão especial para o Cosmos que num jogo dos play-offs  contra o Fort Lauderdale Strikers o jogo teve um record de público de 77.691 pessoas .

No ano em seguinte 1978 o Cosmos se consagrava campeão novamente , desta vez com domínio total , o time de Nova Iorque foi campeão da época regular e conquistou o titulo batendo o seus rivais o Tampa Bay Rowdies por 3 a 1 na final dos play-offs .

Em 1979  o treinador italiano Eddie Firmani se demitiu alegando desentendimento com Chinaglia , Ray Klivecka seu auxiliar ficou no comando na equipe , Klivecka foi o primeiro treinador do Cosmos nascido nos Estados Unidos , o NY Cosmos ficou com o titulo da época regular mas caiu na semifinais dos play-offs para o Vancouver Whitecaps .

 O Começo do Fim 

Depois da aposentadoria de Pelé em 1977 muito do progresso do futebol do Cosmos e principalmente dos EUA havia se perdido como uma moda passageira , apesar de que o Cosmos e outras equipes da NASL continuavam com a politica de contratar grandes nomes do futebol nenhuma teve tanto peso quanto a de Pelé provocando aqueda da popularidade no esporte e no publico e nos meios de comunicação , o acordo da transmissão também foi perdido fazendo a crise se agravar .

Sem o dinheiro dos direitos televisivos o NY Cosmos teve mais problemas financeiros a equipe tinha altos salários a pagar e não conseguir mais atrair jogadores importantes no futebol mundial . A  NASL e os outros times da liga também estavam com grandes problemas financeiros . Os problemas do NY Cosmos pareciam não ter fim , a empresa-mãe Warner Communications passou por problemas financeiros devido a crise na economia americana no início dos anos 80 inclusive o desemprego chegou o seu nível mais alto desde de antes da segunda guerra mundial , apesar de tudo a NASL e Steve Ross tiveram um réstia de esperança em ver a desistência da Colômbia para sediar a Copa do Mundo de 1986 , rapidamente os Estados Unidos se candidataram para sediar o evento mas em 1983 a FIFA pós o fim no sonho de Steve Ross e praticamento decretou o fim do Cosmos e da NASL  escolhendo controversamente o México para sediar a Copa do Mundo .

Apesar de toda crise financeira o NY Cosmos foi campeão da fase regular em 1980 , 1981 , 1982 , 1983 e campeão da NALS  em 1980 e 1982 , em 80 o Cosmos derrotou o Fort Lauderdale Strikers por 3 a 0 e em 1982 contra Seattle Sounders por 1 a 0

MISL e Futebol Juvenil

Depois do fim da NASL , o NY Cosmos competiu na MISL durante as temporadas 1984 e 85 mas depois de 33 jogos o NY Cosmos encerrou suas atividades devido ao baixo publico nos jogos . Apesar do fim da equipe o NY Cosmos sempre manteve organizações para jovens  inclusive os campos de Pelé e Chinaglia localizados em Nova Iorque .



Amistosos Internacionais 





O NY Cosmos disputou uma serie de amistosos internacionais e mostrou que não grande nos Estados Unidos e sim no mundo derrotando e jogando de igual para igual contra as maiores equipes da Europa , America do Sul e etc .

Amistosos do NY Cosmos de 1971 - 84

http://www.nasljerseys.com/Friendlies/Teams/Cosmos%20Friendlies1971-1973.htm



NY Cosmos All Stars

http://pesclassicstats.freeforums.org/new-york-cosmos-all-stars-t1614.html



New York Comos All StarsGoleiros:


-ger- Hubert BIRKENMEIER
-tur- Yasin ÖZDENAK
-usa- Shep MESSING 


Defesas:


-bra- CARLOS ALBERTO
-ita- Giuseppe WILSON
-holl- Wim RIJSBERGEN
-ger- -yug- -usa- Werner ROTH
-iran- Andranik ESKANDARIAN
-eng- Keith EDDY


Meio Campistas:


-ger- Franz BECKENBAUER 
-usa- Rick Davis
-peru- Ramón MIFFLIN
-yug- Vladislav BOGIĆEVIĆ
-par- Julio César ROMERO
-holl- Johan NEESKENS
-can- John KERR


Atacantes :


-bra- PELÉ 
-ita- Giorgio CHINAGLIA
-par- Roberto CABAÑAS
Randy HORTON


Time Reserva


Goleiros:



-usa- David BRCIC


Defesas:


-usa- Jeff DURGAN
-can- Bruce WILSON
-eng- -usa- Gordon BRADLEY
-yug- Ivan BULJAN
-eng- Mike DILLON
-usa- Bobby SMITH
-noi- Dave CLEMENTS
-usa- Carlos Mendes


Meio Campistas:



-yug- -usa- Boris BANDOV
-cver- -usa- Pedro DeBRITO
-bra- Nelsi MORAIS
-holl- Johan Cruyff*
-bra- -spa- Marcos SENNA
-spa- Ayoze GARCÍA
-usa- Danny SZETELA

Atacantes:

-eng- Steve HUNT
-eng- Dennis TUEART
-ecu- -usa- Chico BORJA
-arg- -usa- Angelo DiBERNARDO
-usa- Steve MOYERS
-bel- François VAN DER ELST
-saf- Steve WEGERLE

Melhores Treinadores 
-eng- -usa- Gordon BRADALEY
-ita- Eddie FIRMANI
-ven- Giovanni SAVARESE

Nenhum comentário:

Postar um comentário