segunda-feira, 27 de abril de 2015
Jordan Morris quer acabar os estudos
A jovem sensação do soccer dos Estados Unidos, Jordan Morris que terminar seus estudos antes de se profissionalizar no esporte . Como muitos sabem as famosas ligas universitárias ( NCAA ) nos EUA são as principais mas não as únicas formas de se conseguir se profissionalizar no esporte . Todo ano centenas e milhares de jovens atletas buscam as ligas profissionais e não necessariamente o atleta precisa terminar os estudos na faculdade, em alguns esportes existe um minimo de tempo em que o atleta tem que estudar para se profissionalizar em outros não que é o caso do soccer .
Jordan Morris mostrou ser ter grande potencial no futebol juvenil e teve uma excelente desepenho na sua temporada pela Stanford Cardinal na NCAA, ele marcou seis gols e fez sete assistências em 21 jogos. Morris também teve passagem pelo Seattle Sounders FC U-23 e em quatro jogos ele marcou um gol . Não demorou muito para que Morris fosse convocado para o time sub 20 dos Estados unidos e em três jogos ele marcou um gol, Morris também tem jogos pelo time sub 23 ( time olímpico ) dos Estados Unidos com impressionantes três gols em quatro jogos . O jovem jogador ganhou atenção em toda pais em ganhou convocação pela seleção principal em agosto de 2014 contra a Irlanda . Contra o México os maiores rivais do U.S. Team em seu terceiro jogo pela seleção principal, Morris fez o seu primeiro gol pelo U.S. Team na vitória por 2a0, e isso pós Morris como uma das principais promessas dos Estados Unidos no soccer .
Mesmo tendo marcado pela seleção principal e sendo objeto de desejo de times da MLS e até já ter recusado ofertas que poderiam o deixar rico e com fama Morris optou a terminar os estudos num esporte que é conhecido em contratar jovens de 16 anos .O que surpreendeu muitos e até para alguns acham que isso pode atrasar o desenvolvimento dele que para mim é muito errado pensar assim . A NCAA é um torneio forte, disputado que exige muita preparação física não é atoa que os americanos sempre conquistam muitas medalhas nas Olimpíadas e no futebol não é diferente. Na Copa do Mundo sub 20 os Estados Unidos tem quartoze aparições das vite uma edições do torneio e sempre com boas aparições . Em 1990 Chris Henderson foi convocado para Copa do Mundo de 1990 ainda disputando na NCAA . Isso tudo prova que a NCAA é um torneio forte e que Morris além de está pensado no seu futuro acadêmico ele terá um excelente desenvolvimento no esporte jogando pela NCAA e pode ser figurinha nas Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016 .
Curiosidade : Semelhante a Jordan Morris, Mike Fisher também preferiu terminar os estudos do que se profissionalizar no esporte . Eleito Soccer America College Team of the Century Mike Fisher era um dos jogadores mais promissores nos Estados Unidos entre o final dos anos 80 e inicio dos anos 90, inclusive chegou a treinar com a seleção americana sub 23 para os jogos Olímpicos de 1996 e ainda teve oportunidade de jogar na Major League Soccer sendo a primeira escolha do draft de em 1997 pelo Tampa Bay Mutiny . Fisher preferiu seguir sua carreira em sua formação universitária e não quis se profissionalizar no soccer .
sexta-feira, 24 de abril de 2015
Final CONCACAF Champions League : Montreal Impact vs Club America
Montreal Impact está na final da CONCACAF Champions League 2014-15, e tem como adversário o Club América um dos times mais tradicionais do México e do continente . Ao todo cinco equipes da Major League Soccer participaram CONCACAF Champions 2014-15 mas só o D.C. United e o Montreal Impact passaram da fase de grupos . D.C. caiu nas quartas de final enquanto o Montreal liderado pelo ex internacional do U.S. Team Frank Klopas que disputou a Copa do Mundo de 1994 pela seleção americana lutou bravamente para chegar a final eliminando times como Pachuca ( México ) e Alajuelense ( Costa Rica ) . O primeiro jogo na final foi disputado no estádio Azteca no México ,o San Francisco Bay Blackhawks foi o último time americano a jogar no Azteca em 1992 á 23 anos atras. O Montreal Impact saiu com um ótimo resultado, um empate por 1a1 contra a equipe da casa,
San Francisco Bay Blackhawks ( 1988 - 1993 ) foi uma equipe profissional de futebol nos Estados Unidos com grande ambições, com certeza era um dos times mais fortes do país no incio dos anos 90 por ter jogadores como : Eric Wynalda, Dominic Kinnear, Marcelo Balboa, John Doyle, Troy Dayak, Paulo Bravo, Mark Dougherty, Dave Salzwedel, Mark Semioli, Danny Pena, Lawrence Lozzano e Tim Martin . Todos jogaram na Major League Soccer ou na seleção americana . Campeão da American Profissional Soccer League de 1991 o San Francisco Bay Blackhawks ganhou o direito de disputar a 1992 CONCACAF Champions' Cup e surpreendeu chegando ao quinto round, o time da Califórnia havia superado equipes do Panamá, Belize e Honduras com um ataque fulminante: com um placar agregado de 11 a 0 contra A.F.C. Euro Kickers ( Panamá ) , contra o La Victoria F.C. ( Belize o placar agregado foi de 5a2 e contra Real C.D. España de Honduras o placar agregado foi de 6a0 .
No Fifth Round contra o Club América o San Francisco Bay Blackhawks jogaram sua partida no lendário estádio Azteca, estádio de duas Copas do Mundo . Não bastasse a altitude o time da Califórnia teria de enfrentar o grande time mexicano com sua lenda Hugo Sánchez e sua torcida enlouquecida. O San Francisco Bay Blackhawks lutou mais saiu derrotado por 3a1 e ainda teve um jogador expulso na partida, no jogo de volta existia um réstia de esperança para o time da Califórnia, que derrotou o Club América por 2a1, Bay Blackhawks foi eliminado pelo placar agregado por 4a3 . O time México se consagrou campeão daquele ano ao derrotar o Alajuelense na final .
Artilheiros : ( incompleta )
3 gols : Joey Leonetti.
2 gols : Mike Masters.
1 gol ; Tim Martin, Eric Wynalda, John Doyle, Jorge Salazar e Peter Isaacs .
A contrário de histórias passadas o Montreal Impact joga com a vantagem por ter conseguido o empate fora de casa, Impact pode ser a terceira equipe da MLS a conquistar um titulo da América do Norte junto com D.C. United ( 1998 ) e LA Galaxy ( 2000 ) ou pode ser a primeira equipe da MLS a conquistar a CONCACAF Champions League desde o seu novo formato que começou em 2008 . O campeão da Canadian Championship de 2014 possui um elenco recheado de jogadores internacionais como : Ignacio Piatti ex San Lorenzo, Marco Donadel ex Fiorentina, Laurent Ciman da seleção belga, Hassoun Camara veterano francês, Ambroise Oyongo da seleção de camarôes além de Justin Mapp veterano americano da MLS que está lesionado, Dilly Duka e a promessa Jack McInerney .
O Montreal Impact tem grandes chances de ganhar a CONCACAF Champions League 2014-15 na minha opinião além do bom time eles irão jogar com o apoio da torcida e com a vantagem do empate por 0a0 . Eles podem se tornar o primeiro clube da Major League Soccer a disputar o Mundial de Clubes ( novo formato em 2005 ) . Os principais jogadores que podem dar o titulo ao Montreal são Jack McInerney que para mim é muito desvalorizado por não ser chamado para seleção americana e Ignacio Piatti que foi um dos principais jogadores do San Lorenzo na conquista da Copa Libertadores de 2014 ambos com dois gols na competição .
Artilheiros :
4 gols : Marco Di Vaio
2 gols : Ignacio Piatti, Dilly Duka e Jack McInerney .
Links :
http://en.wikipedia.org/wiki/2014%E2%80%9315_CONCACAF_Champions_League
http://www.mlssoccer.com/ccl/news/article/2015/04/22/champions-league-6-reasons-montreal-impact-will-upset-club-america-final
domingo, 19 de abril de 2015
1995 U.S. Cup
A U.S. Cup é um torneio amistoso organizado pela federação americana de futebol, a competição começou a ser disputada em 1992-2000, durante esse período nos anos de Copa do Mundo : 1994 e 1998 a U.S. Cup não foi disputa. Em todas as suas edições da U.S. Cup usou o formato de pontos corridos com quatro time nacionais (seleções). A U.S. Cup de 1995 teve como convidados : México que são os maiores rivais dos Estados Unidos, a Colômbia que foi uma das favoritas ao título da Copa do Mundo de 1994 e a Nigéria que era uma das potências do continente africano na época .
Primeiro Jogo (11 de Junho) USA 3 x 2 Nigéria
Okocha (Nigéria) 8'
Wasui (Nigéria) 19
Harkes (USA) 10’
Balboa (USA) 45’
Jones (USA) 87’
USA : Brad Friedel, Brian Bliss (Alexi Lalas 46'), Mike Burns, Thomas Dooley, Mike Sorber, Marcelo Balboa, Paul Caligiuri, Frank Klopas, John Harkes, Roy Wegerle (Cobi Jones 46'), Ernie Stewart (Jovan Kirovski 71').
Nigeria: Peter Rufai, Benedict Iroha, Bawa Abdullahi, Chidi Nwanu, Godwin Okpara, Austin Okocha, John Zaki (Chukwu Ndukwe 55'), Ajibade Babalade (Uchenna Okafor 66'), Edema Fuludu (Taiwo Enegwa 55'), Samson Siasia, Taiwo Wasui.
Éstadio: Foxboro Stadium
Público: 22,578
Segundo Jogo (18 de Junho) USA 4 x 0 México
Wegerle 3’
Dooley 25’
Harkes 36’
Reyna 67’
USA : Kasey Keller, Mike Burns, Marcelo Balboa, Alexi Lalas, Paul Caligiuri, Thomas Dooley, Mike Sorber, John Harkes, Eric Wynalda (John Kerr 71'), Roy Wegerle (Cobi Jones 20'), Claudio Reyna (Tab Ramos 71').
México: Jorge Campos, Jorge Rodríguez (Missael Espinoza 68'), Guillermo Hernández (Gerardo Esquivel 46'), Manuel Vidrio, Ramón Ramírez, Ignacio Ambríz, Marcelino Bernal, Alberto García Aspe (Alberto Coyote 86'), Luis García, Carlos Hermosillo, Luis Robert Alves (Joaquín del Olmo 73').
Estádio : RFK Stadium
Público : 38,615
Terceiro Jogo (25 de Junho) USA 0 x 0 Colômbia
USA: Brad Friedel, Marcelo Balboa, Alexi Lalas, Mike Burns, Paul Caligiuri (Brian Bliss 86'), Thomas Dooley (captain) (Chris Henderson 66'), Mike Sorber, John Harkes, Eric Wynalda, Claudio Reyna (Jovan Kirovski 64'), Frank Klopas (Cobi Jones 51').
Colômbia: René Higuita, José Santa, Alex Fernández (Alexis Mendoza 46'), Jorge Bermúdez, Wilmer Cabrera, Leonel Álvarez, Bonner Mosquera (Hermán Gaviria 46'), Carlos Valderrama (captain), Freddy Rincón, Níver Arboleda (Luis Quinonez 73'), John Jairo Gómez (Freddy León 58').
Estádio: Rutgers Stadium
Público : 36,126
Colocação Final
Team | Pts | GP | W | T | L | GF | GA | Dif | Perc | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | United States | 7 | 3 | 2 | 1 | 0 | 7 | 2 | +5 | 77.8% |
2 | Colombia | 5 | 3 | 1 | 2 | 0 | 1 | 0 | +1 | 55.6% |
3 | Mexico | 4 | 3 | 1 | 1 | 1 | 2 | 5 | -3 | 44.4% |
4 | Nigeria | 0 | 3 | 0 | 0 | 3 | 3 | 6 | -3 | 00,0% |
Time da competição :
Goleiros :
Kasey Keller (Millwall FC, Football League First Division) Brad Friedel (USSF)
Defesas :
Alexi Lalas (Calcio Padova, Serie A italiana)
Marcelo Balboa (Club León, Liga MX)
Mike Burns (Viborg FF, Dänemark Superliga)
Brian Bliss (FC Carl Zeiss Jena, 2. Bundesliga)
Thomas Dooley (Bayer Leverkusen, Bundesliga)
Paul Caligiuri (Los Angeles Salsa, American Profissional Soccer League)
Meio Campistas :
Mike Sorber (UNAM, Liga MX)
Cobi Jones (Coventry City, Premier League)
John Harkes (Derby County, Football League First Division)
Claudio Reyna (Bayer Leverkusen, Bundesliga)
Tab Ramos (Real Betis, La Liga)
Earnie Stewart (Willem II, Eredivisie)
Chris Henderson (FSV Frankfurt, 2.Bundesliga)
Atacantes :
Eric Wynalda (VfL Bochum, 2.Bundesliga)
Frank Klopas (Apollon Smyrni FC, Super League grega)
Jovan Kirovski (Manchester United, Premier League)
Roy Wegerle (Coventry City, Premier League)
John Kerr Jr (Millwall FC, Football League First Division)
Treinador : Steve Sampson
Artilheiros :
2 gols : John Harkes.
1 gol : Marcelo Balboa, Thomas Dooley, Cobi Jones, Claudio Reyna e Roy Wegerle.
Clean Sheets
1. Brad Friedel e Kasey Keller (1)
Análise da competição : Os Estados Unidos fez uma campanha fantástica de forma invicta conquistando uma grande vitória sobre os seus maiores rivais (México) por 4x0. As três seleções que disputaram a U.S. Cup de 1995 eram adversários fortes e a competição foi um excelente teste para Copa América de 1995.
Curiosidades :
A vitória de 4x0 sobre o México foi a maior do U.S. Team até hoje.
O treinador da seleção americana fez um rodizio entre os goleiros (Keller e Friedel) Sampson fez isso em outros competições, Bruce Arena seu sucessor também fez esse rodizio .
John Harkes foi artilheiro da competição por duas vezes, a primeira foi em 1995 e em 1992 justamente no ano de estreia do torneio.
Foi o segundo título da seleção americana na U.S. Cup o primeiro foi em 1992.
Dezoito desses jogadores disputaram a Copa América de 1995 : Eric Wynalda, Frank Klopas, Jovan Kirovski, Roy Wegerle, John Kerr Jr, Mike Sorber, Cobi Jones, John Harkes, Claudio Reyna, Tab Ramos, Claudio Reyna, Earnie Stewart, Alexi Lalas, Marcelo Balboa, Mike Burns, Brian Bliss, Thomas Dooley, Paul Caligiuri Kasey Keller e Brad Friedel.
domingo, 12 de abril de 2015
Estados Unidos vs México (Amistoso)
O U.S. Team continua fazendo sua preparação para Gold Cup 2015, e jogará seu quinto amistoso do ano desta vez contra os seus maiores rivais o México , O jogo será disputado no estádio Alamodome em San Antonio, Texas e gera grandes expectativas por que já tem sua lotação esgotada . Ao todo aconteceram 64 partidas entre as duas equipes, com 33 vitórias para o México, 14 empates e 18 vitórias para seleção americana . Depois da Copa do Mundo a seleção americana e o treinador Jürgen Klinsmann vem enfrentado dificuldades com resultados ruins, derrotas, gols tardios e etc . Em 2015 dos quatros jogos disputados foram duas derrotas, uma vitória e um empate, resultados que deixam a desejar e problemas que não vem se resolvendo apesar que o último, o empate contra Suíça para mim foi o melhor atuação da seleção americana depois da Copa do Mundo . Isso pode estar acontecendo pele transição e renovação que o treinador do U.S. Team está fazendo .
Um pouco sobre a rivalidade : Apesar de liderança por parte dos mexicanos no confronto isso vem mudado recentemente, a vitória dos americanos na Copa do Mundo de 2002 sobre os mexicanos por 2a0 é uma prova disso outro resultado de grande relevância foi em 2012 quando o U.S. Tema derrotou seus rivais no estádio Azteca no México pela primeira vez na história .
Convocação EUA
Goleiros (3): Bill Hamid (D.C. United), Nick Rimando (Real Salt Lake), William Yarbrough (Club Leon)
Defesas (8): Ventura Alvarado (Club America), Matt Besler (Sporting Kansas City), Brad Evans (Seattle Sounders FC), Greg Garza (Club Tijuana), Omar Gonzalez (LA Galaxy), Michael Orozco (Puebla), Brek Shea (Orlando City SC), DeAndre Yedlin (Tottenham Hotspur)
Meio campistas (7): Kyle Beckerman (Real Salt Lake), Michael Bradley (Toronto FC), Joe Corona (Club Tijuana), Mix Diskerud (New York City FC), Miguel Ibarra (Minnesota United FC), Lee Nguyen (New England Revolution), Perry Kitchen (D.C. United)
Atacantes (5): Juan Agudelo (New England Revolution), Julian Green (Hamburg), Jordan Morris (Stanford University), Chris Wondolowski (San Jose Earthquakes), Gyasi Zardes (LA Galaxy)
Goleiros (2): Jonathan Orozco (Monterrey), Cirilo Saucedo (Club Tijuana)
Defesas (9): Oswaldo Alanis (Santos Laguna), George Corral (Queretaro), Francisco Rodriguez (Cruz Azul), Julio Cesar Dominguez (Cruz Azul), Gerardo Flores (Cruz Azul), Hiram Mier (Monterrey), Luis Rodríguez (Chiapas), Carlos Salcedo (Chivas), Efrain Velarde (Monterrey)
Meio Campistas (4): Adrian Aldrete (Santos Laguna), Luis Montes (Leon), Mario Osuna (Queretaro), Antonio Rios (Toluca)
Atacantes (4): Marco Bueno (Toluca), Carlos Esquivel (Toluca), Eduardo Herrera (Pumas), Erick Torres (Chivas)
Análise da Convocação : Klinsmann continua ignorando nomes que eu gosto e continua insistindo em jogadores que para mim não tem espaço no U.S. Team como Nick Rimando que não tem mais nada oferecer para seleção americana, Wondolowski é um que nunca me agradou . Outro nome que eu não gostei é Lee Nguyen que para mim é supervalorizado e mais um para minha lista dos negativos é Brad Evans que nunca teve qualidade para estar no U.S. Team . Vale dizer que por não ser data FIFA dentro de sua maioria a convocação fica limitada com jogadores dentro dos dois países. Em fim, falo novamente que Jack McInerney, Harry Shipp e Clint Irwin são jogadores com muito potencial e sempre são ignorados por Klinsmann .
Minha Convocação :
Goleiros (3) Clint Irwin, Bill Hamid e William Yarbrough .
Defesas (8) Ventura Alvarado, Matt Besler, Greg Garza, Omar Gonzalez, Brek Shea , DeAndre Yedlin, , Kellyn Acosta, Matt Hedges.
Meio Campistas (8) Jermaine Jones, Kyle Beckerman, Michael Bradley, Joe Corona ,Mix Diskerud, Harry Shipp, Sacha Kljestan, Luis Gil .
Atacantes (4) Jack McInerney, Julian Green, Paul Arriola, Jordan Morris .
Pré Jogo
USA XI : 4-4-2 (Diamante): Rimando; Yedlin, Gonzalez, Alvarado, Garza; Beckerman, Diskerud, Corona, Bradley (c); Zardes, Morris
México XI : 5 -3 - 2 : Saucedo, Flores, Mier, Maza, Salcedo, Velarde, Esquivel, Osuna,Montes,Herrera Torres
Dosacero !!! MELHOR IMPOSSÍVEL , o primeiro tempo começou muito disputado típico de um jogo entre Estados Unidos e México . E foi a equipe yankee que quase marcou primeiro, aos 28 Zardes chutou por cima do gol . México respondeu com Eduardo Herrera que recebeu um cruzamento de Gerardo Flores, mas desperdiçou a oportunidade mandando para fora . No segundo tempo o U.S. Team começou fulminante e aos 48 minutos depois que a zaga mexicana cortou mau a bola, Morris aproveitou pegando a sobra penetrando na areá adversária com velocidade e botando no fundo do gol abrindo o placar para o time da casa .Aos 72 minutos Bradley fez um bonito lançamento para Agudelo que dominou com estilo e de fora da areá marcou um bonito gol consagrando a vitória para o U.S. Team .
Notas :
Rimando 6 : Não foi exigido
Yedlin 7 : Apoio muito bem pela direita .
Gonzalez 7 : Atento na marcação
Garza 6 : Não fez um mau jogo,
Alvarado 6,5 : Defendeu bem .
Beckerman 6; Esteve bem defendo pelo meio .
Diskerud 7 : esteve presente nas jogadas .
Corona 5,5: Podia ter participado mais .
Bradley 7,5 : Deu uma bela assistência
Zardes 6 : Sempre esforçado .
Morris 7,5 : teve muita inteligencia e frieza para marca o primeiro gol da partida.
Yarbrough 6 ; Praticamente não trabalhou
Shea 6,5 : Entrou bem, fez o seu papel pela esquerda
Ibarra 6 : Foi participativo .
Kitchen 6 : Ajudou na defesa .
Agudelo 7,5 ; Entrou e fez um bonito gol consolidando a vitória para os americanos .
Evans : Sem nota
Klinsmann 8 : Armou o time bem conseguiu uma formação vitoriosa .
México : Torres foi quem talvez tenha sido melhor no time
Análise do jogo :
Nada como vencer o seus maiores rivais para espantar de vez a má fase e as criticas recentes do U.S. Team . Com esse resultado os Estados chegam a um recorde de 13 vitórias, 5 empates e 5 derrotas contra aos mexicanos desde os anos 2000 . O U.S. Team fez um jogo muito bom a primeira etapa foi mais disputada mais o segundo tempo os Estados Unidos foram bem superiores . O gol marcado por Morris que joga na NCAA, o campeonato universitário é forte sim ao contrário que muitos pensam . A grande maioria dos jogadores que eu aprovo fizeram bem o seu papel no XI inicial e também aqueles que entram no segundo tempo. Com certez aos destaques da partida foram Morris, o bom retorno do Agudelo e Bradley .Já os pontos negativos nem participaram do jogo, só Evans que entrou no fim da partida e por isso não dá para falar nada de relevante sobre ele .
links
http://matchcenter.mlssoccer.com/matchcenter/2015-04-15-usa-vs-mexico/recap
Assinar:
Postagens (Atom)