quarta-feira, 10 de maio de 2017
Ouro em Cuba
Os Jogos Pan Americanos de 1991 foi sediado em Cuba próximo ao fim da União Soviética que estava em colapso por estar passando por problemas econômicos e sofrendo com uma série de revoluções. Uma jovem seleção americana teria o desafio de conquistar seus objetivos em meio de tenções politicas entre Estados Unidos e Cuba que estavam longe de se aproximar diplomaticamente.
A décima primeira edição do futebol nos jogos Pan Americanos teve oito seleções participantes que foram divididos em dois grupos de quatro. Os Estados Unidos caíram no Grupo B junto de Honduras, Canadá e Suriname. O Grupo A era formado por México, Cuba, Haiti e Nicarágua.
No jogo de estreia os americanos venceram Suriname que foi a surpresa do grupo por 1-0, na partida seguinte a seleção yankee vence Honduras, adversário mais forte do grupo por 2-1. No último jogo do grupo os Estados Unidos conquistaram uma boa vitória sobre a seleção canadense por 3-1. Na semi-final os Estados Unidos enfrentou Cuba no jogo mais tenso e importante para ambos os países na competição, a seleção yankee venceu por 2-1 pondo fim no sonho cubano de conquistar a medalha de ouro no futebol. Na disputa pelo ouro a seleção americana surpreendeu o México com uma vitória por 2-1.
Goleiros
Brad Friedel (UCLA Bruins, NCAA)
Kasey Keller (Portland Pilots, NCAA)
Defesas
Rhett Harty (Stanford, NCAA)
Erik Imler (Virginia Cavaliers, NCAA)
Mike Burns (Hartwick College, NCAA)
Alexi Lalas (Rutgers, NCAA)
Mike Lapper (UCLA, NCAA)
Cameron Rast (Santa Clara University, NCAA)
Curt Onalfo (ES La Ciotat, quinta divisão, França)
Meio-Campistas
Manny Lagos (Minnesota Thunder, Independente*)
Yari Allnutt (Portland Pilots, NCAA)
Cobi Jones (UCLA Bruins, NCAA)
Claudio Reyna (Virginia Cavaliers, NCAA)
Atacantes
Joe-Max Moore (UCLA, NCAA)
Dante Washington (Radford, NCAA)
Steve Snow (Standard Liège, Belgian First Division)
Eloy Salgado (Richardson Rockets, United Soccer Leagues)
Treinador : Lothar Osiander
Artilheiros
1.Steve Snow (4)
2.Claudio Reyna (2)
3. Yari Allnutt, Cobi Jones, Joe-Max Moore e Dante Washington (1)
Análise
Os Estados Unidos fez uma excelente campanha nos Jogos Pan Americanos de 1991 conquistando a medalha de ouro de forma invicta, a seleção americana era formada por sua grande maioria por jogadores da National Collegiate Athletic Association. Foi uma geração com muito potencial resultando na formação de jogadores que tiveram sucesso internacionalmente e nacionalmente.
Curiosidades
As seleções sul-americanas não participara da do torneio dos jogos pan americanos de 1991.
Foi a segunda medalha dos Estados Unidos no futebol masculino, a primeira foi uma medalha de bronze nos jogos pan americanos de 1959.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário