quinta-feira, 27 de março de 2014

Califórnia Clássico






Califórnia Clássico é o nome dado ao derby disputado entre dois times da Major League Soccer, Los Angeles Galaxy vs San Jose Earthquakes ou San Jose Earthquakes vs Los Angeles Galaxy .
O Califórnia Clássico está entre as maiores disputas da Major Leauge Soccer e pode até ser comparada com a rivalidade entre Sounders vs Timbers.

Apesar da rivalidade entre Los Angeles Galaxy e San Jose Earthquakes não ser tão antiga quanto o duelo entre Seattle Sounders e Portland Timbers é comum as equipes esportivas da Califórnia terem uma grande rivalidade entre o sul e o norte tanto que  a disputa entre Los Angeles vs San Jose também está presente na NBA , MLB , NFL e NHL.

1996 - 2005

A primeira vez que as duas equipes se enfrentaram nos playoffs foi logo na temporada de estreia da MLS em 1996 na ocasião o Galaxy eliminou o San Jose , as tenções se tornaram maiores em 2001 quando o San Jose derrotou o rival na final da MLS Cup , no período de 2001 a 2005 o San Jose e o Los Angeles se encontrariam  por duas vezes nos playoffs da MLS além da final de 2001 , em 2003 o Earthquakes eliminou o Los Angeles e em 2005 o Galaxy vingou-se do San Jose e eliminou seus rivais .Ainda nesse período entre 2001- 2005 as duas equipes da Califórnia dominaram a MLS tendo somados juntas quatro títulos num espaço de quatro anos.

2008 - Presente 

Depois de ter ficado um ano em hiato, em 2006 o San Jose Earthqueakes faria seu retorno no ano seguinte, isso não mudou a rivalidade entre os dois times, porém noperíodo de 2008 ate 2013 o time de San Jose foi ultrapassado por seus rivais, e viu o LA Galaxy conquistar duas MLS Cup . Apesar que o Galaxy atualmente ter o dobro de MLS Cups do que o San José não mundo a intensividade dos jogos que sempre são de igual para igual em jogos sempre com clima de muita tensão.

LA Galaxy pode ser mais famoso, pode ter um time mais rico com maior qualidade técnica que o San Jose mas quando se trata de um jogo entre as duas equipes para mim isso tudo deixa de existir, acredito que essa rivalidade talvez seja a maior entre os fundadores da MLS, melhor, a maior rivalidade regional (do mesmo estado) do soccer nos Estados Unidos.





http://en.wikipedia.org/wiki/California_Cl%C3%A1sico

Nenhum comentário:

Postar um comentário