terça-feira, 1 de abril de 2014

Copa Ouro 1998 : The Man who Beat Brazil





A CONCACAF Gold Cup ( Copa Ouro ) de 1998 foi a quarta edição do torneio ( que em sua era moderna começou a ser disputado em 1991 ), os Estados Unidos novamente eram a sede do torneio, nas cidades de Los Angeles, Miami e Oakland . O formato do torneio mudou em relação a edição de 1996, agora 10 equipes disputavam, com um grupo de quatro equipes e dois de três equipes . A Copa Ouro de 1998 contou novamente com a participação da seleção brasileira como convidado que desta vez veio com sua time principal para disputar o torneio, a seleção canadense desistiu do torneio dando a vaga para seleção jamaicana que nesse mesmo ano disputaria pela primeira vez na história a Copa do Mundo. Esta edição foi vencida pelo México, foi a conquista do El Tri mas apesar de os mexicanos terem conquistado a taça são os americanos que foram os campões morais do torneio na minha opinião, agora vamos ver o porque !

Fase de Grupos

Os Estados Unidos estavam no Grupo C junto de Costa Rica e Cuba . No seu primeiro jogo os americanos não tiveram problemas e derrotaram os cubanos por 3x0 com gols de Roy Wegerle, Eric Wynalda e Joe Max Moore . No segundo jogo os Estados Unidos enfrentaram um adversário mais forte, a Costa Rica, os americanos venceram por 2a1 com gols de Eddie Pope e Preki, com duas vitórias os Estados Unidos se classificaram em primeiro lugar e avançaram para as semi-finais .




The Man who Beat Brazil 



Nas semi-finais os Estados Unidos enfrentariam os tretas campeãs mundias, os Estados Unidos em 1994 na Copa do Mundo e 1995 na Copa America haviam sido eliminados pelo Brasil, eles nunca haviam vencido a melhor seleção do mundo que contava com os principais jogadores de futebol da época, jogadores como : Romário, Edmundo, Denilson e etc . Os americanos tinham uma missão impossível, desde de a conquista da Copa do Mundo de 1994 os brasileiros só tinham perdido somente dois jogos enquanto os americanos diante de seus adversários só marcam ( feito um gol ) no primeiro jogo entre as duas equipes em 1930, Brasil vinha com tudo, inclusive com Romário presente no time, o baixinho era bem conhecido pelos americanos e queria uma vaga no time para disputar o mundial de 1998 e com certeza ele não iria facilitar para o U.S. Team e os americanos sabiam disso .

Os Estados Unidos venceram o Brasil pela primeira vez na história por 1a0, apesar que o único gol da partida tenha sido marcado pelo iugoslávio naturalizado americano Preki todas as atenção ficaram com o goleiro Kasey Keller que até hoje é o goleiro que jogou mais pelo U.S. Team e para mim é o melhor goleiro dos Estados Unidos de todos os tempos e com certeza esta entre os melhores do mundo . No jogo o goleiro americano Kasey Keller fez o impossível resistindo aos poderosos ataques da seleção treta campeã mundial, nem mesmo Romário e Edmundo que eram considerados os melhores atacantes e goleadores da história do futebol foram capazes de bater Keller, o própria baixinho disse   " o maior desempenho que eu já vi de um goleiro " . Preki pode ter feito o gol da vitória, todo time foi responsável pelo feito, mas Keller foi o ´´The Man who Beat Brazil ´´ .


A Final 

Os americanos enfrentaram o México na final em Los Angeles, os mexicanos derrotam o U.S. Team pelo placar mínimo de 1a0  conquistando a Copa Ouro ( El Tri ) .


Time dos EUA 


Goleiros 

Brad Friedel  ( 26 anos )  Liverpool ( Premier League )
Kasey Keller ( 29 anos)  Leicester City ( Premier League )
Juergen Sommer ( 29 anos ) Columbus Crew ( MLS)

Defesas

Frankie Hedjuk ( 23 anos ) Tampa Bay Mutiny ( MLS )
Eddie Pope ( 23 anos ) D.C. United ( MLS )
Mike Burns ( 27 anos ) New England Revolution ( MLS )
Thomas Dooley ( 36 anos )  Columbus Crew ( MLS )
Jeff Agoos  ( 29 anos ) D.C. United ( MLS )
Brian Dunseth ( 20 anos ) New England Revolution ( MLS )
Marcelo Balboa ( 30 anos ) Colorado Rapids ( MLS )
Alexi Lalas  ( 27 anos ) New England Revolution ( MLS )
Gregg Berhalter ( 24 anos ) Sparta Rotterdam ( Eredivisie )

Meio Campistas 


Cobi Jones ( 27 anos ) LA Galaxy ( MLS )
John Harkes  ( 32 anos ) D.C. United ( MLS)
Chris Henderson ( 27 anos ) Colorado Rapids ( MLS )
Claudio Reyna ( 24 anos ) VFL Wolfsburg ( Bundesliga )

Atacantes 


Preki Radosavljevic ( 34 anos ) Kansas City Wizards ( MLS )
Brian McBride ( 25 anos ) Columbus Crew ( MLS )
Roy Wegerle  ( 33 anos ) D.C. United ( MLS )
Roy Lassiter ( 28 anos ) Tampa Bay Mutiny ( MLS )
Joe-Max Moore ( 26 anos ) New England Revolution ( MLS )

Treinador : Steve Sampson

Artilheiros 

1. Preki 2 gols
2. Joe-Max Moore, Eddie Pope, Roy Wegerle e Eric Wynalda 1 gol

Ranque das Ligas 

1.MLS 17
2.Premier League 2
3.Bundesliga e Eredivisie 1

Jogos 

Grupo C 

EUA 3 x 0 Cuba
EUA 2 x 1 Costa Rica

Semi Final

EUA 1 x 0 Brasil

Final 

EUA 0 x 1 México

Classificação 

RTeamGPWDLGFGAGDPts.
1 MexicoB440082+612
2 United StatesC430162+49
3 BrazilA522162+48
4 JamaicaA521254+17
5 Costa RicaC210184+43
6 Trinidad and TobagoB21015503
7 GuatemalaA302134−22
8 El SalvadorA301206−61
9 HondurasB200215−40
10 CubaC2002210−80


Análise 

Sampson convocou uma equipe com base na MLS, Steve montou um bom time, dezessete dos convocados jogariam na Copa do Mundo de 1998, inclusive os três goleiros. Os Estados Unidos fizeram uma boa campanha na primeira fase e se superou derrotando o Brasil na semi final protagonizando um dos mais significativos resultados da historia do US Soccer.


Curiosidades 

Foi a primeira vez que os Estados Unidos marcou um gol no Brasil em 68 anos, antes desse jogo as duas equipes já haviam se enfrentado por sete vezes.

Foi o terceiro título do México na fase moderna do torneio, o terceiro seguido.

Foi a segunda final entre Estados Unidos e México.



Fonte :

http://en.wikipedia.org/wiki/1998_CONCACAF_Gold_Cup

http://www.ussoccer.com/news/mens-national-team/2010/08/usa-vs-brazil-1998.aspx


Nenhum comentário:

Postar um comentário