sábado, 22 de agosto de 2015

Estados Unidos vs Peru (Amistoso)






   
                   Vs.








Nos mês de setembro a seleção americana tem pela frente como adversários Peru e Brasil em partidas amistosas visando o jogo de playoff para Copa das Confederações de 2017 contra o México . O primeiro jogo será contra Peru no dia 4 de setembro e o segundo cotra o Brasil no dia 8, Estados Unidos e  Peru se enfrentaram cinco vezes  com duas vitorias para cada e um empate entre as duas equipes . A última vez que as equipes jogaram foi em 2000 pela Gold Cup pela fase de grupos, na ocasião os americanos venceram por 1a0 , o  jogo será disputado no RFK Stadium .

Apesar de ter conquistado bons resultados nos amistosos desse ano os Estados Unidos terminaram a Gold Cup de 15 de forma muito ruim ficando em quarto lugar, enquanto Peru teve um boa campanha na Copa America de 2015 ficando em terceiro lugar. Mesmo sendo um amisto eu vejo esse jogo com muita importância para os Estados Unidos por que ter um vitoria daria mais tranquilidade e confiança sob a seleção para o jogo contra o México em outubro .

Nota : Jonathan Spector fo adicionado a convocação .

Convocação

Goleiros (3): Brad Guzan (Aston Villa), Tim Howard (Everton), William Yarbrough (Club Leon)

Defesas (8): Ventura Alvarado (Club America), Matt Besler (Sporting Kansas City), John Brooks (Hertha Berlin), Geoff Cameron (Stoke City), Greg Garza (Atlas), Omar Gonzalez (LA Galaxy), Michael Orozco (Club Tijuana), Tim Ream (Fulham), Jonathan Spector ( Birmingham City )

Meio Campistas  (7): Alejandro Bedoya (Nantes), Joe Corona (Veracruz), Mix Diskerud (New York City FC), Jermaine Jones (New England Revolution), Alfredo Morales (FC Ingolstadt), Danny Williams (Reading), DeAndre Yedlin (Tottenham Hotspur)

 Atacantes (5): Jozy Altidore (Toronto FC), Aron Johannsson (Werder Bremen), Bobby Wood (Union Berlin), Andrew Wooten (SV Sandhausen), Gyasi Zardes (LA Galaxy)

Análise da Convocação 

O treinador Jürgen Klinsmann escolheu um time forte para os amistosos do mês de setembro, a convocação marca a volta de veteranos como Tim Howard que estava afastando da seleção por opção do próprio jogador, Jermaine Jones que volta de lesão e Geoff Cameron . O time tem novidades també : Andrew Wooten de 25 anos . As Ausências são Brek Shea, DeMarcus Beasley, Timothy Chandler, Fabian Johnson e Clint Dempsey estão lesionados e por isso não estão entre os convocados . Michael Bradley está indisponível ele vai jogar pelo seu clube no dia do jogo. Eu gostei da convocação, Klinsmann fez uma convocação  mas eu ainda acho que ele podia chamar jogadores como Sacha Kljestan, Sebastian Lletget, Ethan Finlay, Jack McInerney e Clint Irwin . A convocação marca a volta de Matt Besler que estava afastado desde da Gold Cup 2015 .

Jonathan Spector, foi adicionado a convocação, última convocação dele foi em 2014 . Spector tem estado afastado da seleção principal e eu acredito que a convocação dele tenha sido feita por causa dos quatro laterias principais estarem lesionados .

Meu Time :

Goleiros : (3) Tim Howard, Brad Guzan e Clint Irwin .

Defesas : (8) Matt Besley, John Brooks, Omar Gonzalez, Geoff Cameron, Tim Ream, DeAndre Yedlin, Edgar Castillo e Matt Hedges .

Meio Campistas : (8) Jermaine Jones, Perry Kitchen, Danny Williams, Mix Diskerud, Alejandro Bedoya, Sebastian Lletget,  Ethan Finlay, Sacha Kljestan .

Atacantes : (4) Jozy Altidore, Bobby Wood, Jack McInerney e  Aron Johannsson .


Pré Jogo :

USA XI (4-4-2) : 
Guzan; Orozco, Gonzalez, Brooks, Ream; Yedlin, Jones, Bedoya, Zardes; Altidore(C), Wood

Peru XI (4-2-2) : Gallesi, Vargas, Ascues, Zambrano, Advincula, Lobatón, Ballón, Cueva, Farfán, Carrillo, Chávez .







De virada Estados Unidos derrotam Peru por 2a1 : O jogo começou corrido com as duas equipes tentando buscar o ataque, no início os Estados Unidos tinham mais volume de jogo, conseguiram um escanteio depois que Zardes surpreendeu o goleiro peruano . Aos 6 minutos Peru respondeu e teve um escanteio ao seu favor depois que Jones bloqueou o chute do jogador da seleção Sul-americana . Aos 17 minutos Wood puxou um contra-ataque mas os americanos não conseguiram dar continuidade na jogada . Aos 19 minutos Peru abriu o placar com Chavez, seu chute desviou em Gonzalez que surpreendendo Guzan que estava um pouco adiantado . Após o gol Peru tinha mais volume de jogo, tocando mais a bola e atacando mais . No final do primeiro tempo os americanos acordaram e buscavam o empate, a primeira com Jones aos 37 que depois de um desarme avançou pelo campo e chutou de fora da área obrigando Gallesi a fazer boa defesa . Aos 38 em jogada de futebol de areia, Altidore de cabeça tocou para Wood que isolou . Aos 40 Zardes recebeu bom lançamento, chutou e  o goleiro peruano mandou para fora. Aos 41 minutos Altidore receptou o recuou do jogador peruano, driblou o goleiro mas adiantou muito a bola, mas conseguiu alcança-lá, lutou com o zagueiro adversário e chutou dando escanteio a favor aos americanos, na cobrança de escanteio a bola veio para Gonzalez que cabeceou para fora. Na segunda etapa os americanos tiveram um pênalti marcado ao seu favor, Altidore recebeu de cobrança de lateral e deu um chapéu no defensor que  fez o pênalti. Ele mesmo foi para cobrança mas Gallesi defendeu no rebote Altidore empatou para os americanos . Minutos depois Diskerud roubou a bola e deu para Altidore que mandou por cima do gol . Aos 61 Zardes faz boa jogada mas Wood desperdiçou . Aos 66 minutos Peru quase fez o segundo gol, depois de bola lançada para área, Guzan fez boa defesa depois de uma cabeçada .Aos 67 Yedlin avançou pela lateral e tocou para Altidore, a zaga tirou mas a bola sobrou para Zardes que mandou para o meio, a zaga tira novamente mas a bola sobrou para Altidore que marcou o seu segundo gol no jogo . No final do jogo Peru pressionou, a melhor chance do time sul americano veio numa cobrança de falta rápida que pegou a defesa americana desprevenida mas mesmo assim a zaga salvou .

Notas :

Guzan (6,5) Sem culpa no gol, foi bem quando exigido .

Orozco (5,5)  Fez sua parte pelo lado direito .

Gonzalez ( 5,5) Evolvido no lance do gol, não cometeu erros relevantes depois disso .

Brooks  (5,5) Levou um cartão amarelo bobo, numa falta desnecessária no meio cmapo .

Ream (7,0) Muito bem pelaesquerda, fez desarmes importantes  .

Yedlin (6,5) Muito bem pela direita, com muita presença no ataque .

Jones (6,0) Lutou bastante, quase fez um bonito gol .

Bedoya (5,0) Não criou nem defendeu bem pelo meio .

Zardes (7,0) Muito bem no jogo, envolvido no lance do segundo gol ..

Altidore (8,0) Fez os dois gos da partida .

Wood (5,0) Desperdiçou algumas chances .

Cameron (6,5) Melhorou o lado direito .

Alvarado (6,5) Defendeu bem, mostrou muita classe e coragem na saída de bola .

Besler (6,5) Entrou bem, atento .

Diskerud (6,5) Melhorou o meio campo dos EUA .

Jóhannsson (5,5) Teve poucas chances .

Williams (6,0) Fez bem o seu papel na marcação pelo meio .

Klinsmann (6,5) Talvez pecou no XI inicia botando Bedoya pelo centro, seu time melhorou no segundo tempo. Acertou nas substituições .

Peru : Se mostrou uma equipe frágil  principalmente na defesa, mostrou muita dificuldade também quando os americanos aditaram sua marcação na saída de bola .

Arbitragem : Foi bem, acertou na marcação do pênalti .

Análise do jogo :

Os  Estados Unidos fizeram um bom jogo, foram seguros mesmo estando atras do placar . No primeiro tempo o meio campo mostrou um pouco de dificuldade em criar jogadas mas no final do primeiro tempo o time atacou mais . No segundo tempo os americanos melhoram com as substituições, a equipe ficou mais criativa e a defesa também http://matchcenter.mlssoccer.com/matchcenter/2015-09-04-us-mens-national-team-vs-peru/feed esteve bem atenta .


sábado, 15 de agosto de 2015

Qual time da MLS se reforçou melhor na liga na nova janela de transferência (verão) ?



A temporada da Major League Soccer de 2015 está muito interessante, além das duas novas franquias o Orlando City e o New York City a janela de transferência que ocorre no verão americano . sofreu mudanças nas regras, a Major League Soccer fez alterações na ´´targeted allocation money´´  isso permitiu que um grande numero de contratações por parte dos times da liga  acontecessem numa escala nunca vista antes em toda história da MLS . LA Galaxy, New York City e  Seattle Sounders foram as equipes que mais gastaram nessa nova janela enquanto D.C. United e Vancouver Whitecaps foram as equipes que menos gastaram . Então decidi fazer minha análise e um ranque das equipes que se  reforçaram melhor .




1. Los Angeles Galaxy 


Para mim o LA Galaxy foi a equipe que teve o melhor reforço para este meio de temporada, Giovani dos Santos astro da seleção do El Tri ( México ) assinou com o clube . O jogador de 26 anos é a prova que a MLS não é uma liga que contrata apenas jogadores que idade avançada que querem se aposentar , Eu arrisco dizer que Giovani dos Santos possa ser a melhor contratação do ano da Major League Soccer por ser um jogador jovem ele tem muito o que dá para o LA Galaxy e para liga . Outro reforço interessante do time da Califórnia é o jovem americano de 22 anos Sebastian Lletget que começou sua carreira na Inglaterra e agora tem a oportunidade e jogar em seu país . Por último Gerrard que apesar de ter sido contratado na primeira janela, ele só estreou recentemente na MLS com adição dele assim fica o Galaxy : Gonzalez, Gerrard, Dos Santos, Lletget  e Keane . Não restam dúvidas que a Los Angeles Galaxy se tornou não só um dos principais times da MLS como da América do Norte ,


2. New York City FC 

Semelhante ao caso do Gerrard no Galaxy, Frank Lampard também só estreou na MLS recentemente  não satisfeito com um dos principais meio campistas da seleção inglesa e da Europa o time da cidade que nunca dorme adquiriu o imortal Andrea Pirlo . Campeão mundial pela Itália em 2006 e dono de inúmeros títulos Pirlo é uma excelente contratação, tornando o meio campo do City um dos mais interessantes da historia da MLS . A equipe também contratou Jefferson Mena defensor colombiano e Andoni Iraola, jogador Basco com mais de 400 jogos pelo Athletic Bilbao . Imagine enfrentar esse trio : Pirlo - Lampard -Villa .


3. New York Red Bulls 

O bom time do Red Bulls fez uma contratação curiosa, Shaun Wright-Phillips chegou ao clube lembrando que o seu irmão Bradley Wright-Phillips atua no clube desde 2013 . Não é o primeiro caso em que dois irmãos jogam juntos na MLS em 1996 Geg Lalas e Alexi Lalas jogaram juntos pelo Tampa Bay Munity . Outra excelente contratação foi a de Gonzalo Veron, argentino de 25 anos campeão pelo San Lorenzo pela Taça Libertadores de 2014 .
4. Seattle Sounders  


Sounders foi uma das equipes que mais gastaram nessa janela, apesar disso os jogadores que eles contrataram não são tão baladas enquanto os jogadores contratados pelo Galaxy e NYCFC mas eles não deixam de ser bons reforços por isso . O principal reforço é Andreas Ivanschitz, que é um dos melhores jogadores da seleção austríaca . Outro bom jogador é Nelson Valdez paraguaio que disputou a Copa do Mundo de 2010 e passou por diversos clubes da Europa . Roman Torres um dos principais jogadores da seleção do Panamá se juntou o clube . Foram boas contratações e por isso que o Seattle está em quarto da minha lista .

5.
Columbus Crew 

Com contratações menos baladas o time de Ohio fez aquisições interessantes : o veterano ganês Harrison Afful que disputou a Copa do Mundo de 2014 e o jovem argentino de 25 anos Gastón Sauro com passagens por times da Europa como FC Basel e Catania . Jack McInerney de 23 anos que para mim é mutio desvalorizado na liga e pelo treinador da seleção americana também se juntou ao clube . Com esses reforços o Columbus ganhou muito e por isso o cloquei eles tem quinto lugar .


6. Portland Timbers 

Os argentinos invadiram a MLS este ano e o Timbers contratou mais um dos muitos que chegaram a liga nesta temporada . Lucas Melano de 22 anos, ex Lanus  é um jovem promissor no futebol argentino, ele jogou epla seleção sub 20 e tem idade olímpica e com certeza vai estar no Rio16 caso a Argentina conseguir uma vaga .

7. Montreal Impact 

A equipe canadense conseguiu um antigo sonho da MLS, Didier Drogba um dos principais jogadores do futebol mundial finalmente chega a MLS . Montreal tem pegou Kyle Bekker da seleção canadense e Johan Venegas da seleção costa riquenha .


8. Toronto FC

A equipe que fez grandes contratações em 2014 e em 2015 não ficou parada nessa janela de transferência, o time canadense contratou Herculez Gomez, que disputou Copa do Mundo de 2010 estava no futebol mexicano e nesta temporada faz o seu retorno a MLS .


9. Philadelphia Union 

Uma equipe que costuma ser um pouco tímida  nas contratações apesar de ter tido jogadores como Freddy Adu que esta atualmente na NASL e Maurice Adu que está no elenco atual ganhou um novo reforço . Tranquillo Barnetta internacional suíço chega a cidade dos “Pais Fundadores” . Uma boa contratação Barnetta disputou duas Copas do Mundo ( 2006 e 2010 ) e isso vai ser muito útil para o elenco do Union .

10. San Jose Earthquakes

Com um projeto interessante em investir em jogadores jovens o time da Califórnia talvez tenha o elenco mais jovem da liga e o mais promissor e as contratações dessa nova janela são a prova disso .Marc Pelosi que teve boas passagens pela seleções juniores dos Estados Unidos eque estava no Liverpool chega ao Earthquakes . Outra boa contração é Anibal Godoy de 25 anos que é um dos principais jogadores da seleção panamenha .


11. Sporting Kansas City 


Jordi Quintillà, espanhol de 21 anos com passagens pelo Barcelona e Ajaccio é o novo reforço do KansasCity . Mais um jovem jogador chega a MLS provando que a liga investe em novos talentos também . Quintillà é um jogador promissor e foi uma boa contratação .

12. Houston Dynamo 
A décima segunda que se reforçou melhor para mim foi o Houston Dynamo, a equipe texana contratou a jovem promessa da Nigéria Rasheed Olabiyi, outro bom jogador que se junta ao clube é Sheanon Williams que está na MLS desde 2010 .


13. FC Dallas 
Apesar de ter sido um transferência por empréstimo o Dallas merece o décimo terceiro lugar por ter conseguido adicionar ao seu elenco o jovem talentoso argentino do River Plate Ezequiel Cirigliano com 23 anos e com 13 jogos pela seleção argentina sub 20  Cirigliano vai ser um bom jogador para equipe do Texas .



14. Colorado Rapids 

Sean St. Ledger veterano da seleção irlandesa e Maynor Figueroa veterano da seleção hondurenha são os reforços do Colorado, bons jogadores que vão dar muita experiencia ao elenco do Colorado Rapids .


15. D.C. Unitted 
O único reforço de um dos times mais tradicionais da liga foi Álvaro Saborío, um dos principais jogadores da Conta Rica, Saboría atua a bastante tempo na MLS é seria um bom reforço para qualquer time da Liga.


16. Real Salt Lake 

O jovem Luis Silva e o ex Boca Juniors Juan Manuel Martinez com quatro jogar pela seleção argentina seu os reforços do time de Utah . Yura Movsisyanm, armênio era o principal alvo da equipe o que seria fantástico ver ele de volta a MLS mas infelizmente isso não aconteceu . Apesar disso eu acho que essas duas contrações vão ajudar o Real Salt Lake .

17. Orlando City 

O time da Flórida sonha alto, sonhava com Chicharito Hernández que caso fosse contratado seria uma das maiores contratações da MLS na história mas o Orlando acordou e Chicharito Hernández não foi para MLS . O espanhol David Mateos e o suíço Adrian Winter foram os contratados . Eles até podme não ser contratações badaladas mas talvez conserte um pouco os problemas na defesa e na criação do Orlando .

18. Chicago Fire

A equipe de Illinois investiu no Atacante Gilberto que teve uma passagem discreta pelo Toronto FC ano passado mas fez um bom campeonato carioca este ano pelo Vasco . Talvez ter alguém com suas características avançado lá na frente pode ajudar o Fire em seu atual momento .


19. Vancouver Whitecaps 

O úncio reforço do time canadense foi Jordan Smith por empréstimo, provavelmente apenas para compor o elenco .


O  New England Revolution não se reforçou nesta nova janela de  transferência .