quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Quem vai ser o próximo treinador da seleção americana?



O veterano treinador Bruce Arena pagou pelos erros de seu antecessor Jürgen Klinsmann e não conseguiu classificar os Estados Unidos para Copa do Mundo de 2018 na Rússia protagonizando o maior fiasco da história da seleção americana que não vai disputar uma Copa do mundo pela primeira vez desde 1986. Com a derrota para Trindade e Tobago o treinador Bruce Arena pediu demissão deixado o cargo livre e a pergunta que surge é quem vai ser o novo treinador da seleção americana?

Fans e mídia clamam por mudanças na United States Soccer Federation pedindo nomes de treinadores estrangeiros como Jürgen Klopp, Marcelo Bielsa, Roberto Martinez, Laurent Blanc, Roy Hodgson e Sam Allardyce. Esses treinadores superstars podem até ser bons profissionais mas nunca viram ou tem algum conhecimento sobre soccer americano então não faz sentido contratar eles só por causa de urros passionais.

Na Major League Soccer tem uma série de excelentes treinadores que poderiam assumir o comando da seleção americana como Peter Vermes, Caleb Porter, Jason Kreis e Gregg Berhalter. Todos foram ex jogadores que representaram a seleção americana. Como treinadores todos tem um desempenho significativo na liga.

Peter Vermes faz uma excelente trabalho no Sporting Kansas City, ele esta há nove anos no comando da equipe de Kansas conquistando uma MLS Cup e três Lamar Hunt U.S. Open Cups. O treinador tem como especialidade desenvolver talentos e na parte tática defensiva.

Caleb Porter é muito inteligente e tem um bom conhecimento tático, ele faz um grande trabalho no Portland Timbers e conquistou a MLS Cup de 2015. Caleb Porter é mais jovem na lista e já teve experiencia internacional entre 2011-2012  quando treinou a seleção sub-23 dos Estados Unidos.

Jason Kreis é um treinador sólido que foi o responsável em levar o Real Salt Lake para um alto nível transformando a equipe de Utah numa das principais franquias da Major League Soccer. Ele conquistou a MLS Cup de 2009 e foi vice campeão da CONCACAF Champions League em 2011 e da Lamar Hunt U.S. Open de 2013.

Gregg Berhalter surgiu como um alternativa, ele fez um bom trabalho no Hammarby IF na Suécia tornando-se o primeiro nascido nos Estados Unidos a treinar um time profissional da primeira divisão na Europa. Gregg Berhalter faz um trabalho consistente no Columbus Crew, ele foi vice campeão da MLS Cup de 2016.

Todos esses treinadores tem contratos com seus clubes o que pode ser um obstáculo para United States Soccer Federation. Outro ponto é que provavelmente eles recusem a oferta do cargo para treinar a seleção americana já que estão seguros com suas equipes na Major league Soccer.

Então afinal qual seria o nome ideal para a seleção americana? A resposta é bem simples, o treinador da seleção americana sub-20 Tab Ramos que tem muito potencial para treinador a seleção principal dos Estados Unidos. Porém o treinador pode ser acusado equivocadamente por não ter experiencia com clubes ou como treinador principal. United States Soccer Federation tem que ignorar essas criticas, um caso semelhante foi com a Dinamarca que contratou Richard Møller Nielsen que passou a maior parte da sua carreira treinado o time de jovens do país escandinavo mas por seu conhecimento conquistou o título da Euro Copa de 1992.

Tab Ramos que tem experiência no programa de jovens da United States Soccer Federation e conhecimento dos jogadores jovens dos Estados Unidos o que é uma grande vantagem. No comando da seleção sub-20 ele tem um recorde de vinte e cinco vitórias, dezessete derrotas e sete empates. Sob o seu comando os Estados Unidos chegou até as quartas de final na Copa do Mundo Sub-20 de 2015 e de 2017 e conquistou o terceiro lugar no Toulon Tournament de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário