quarta-feira, 11 de junho de 2014

Americanos nascidos na Alemanha



Desde que a federação americana de futebol contratou o ex jogador alemão Jurgen Klinsmann como treinador, os fans tem visto muitos alemães representando o U.S. Team, dos 23 convocados para Copa do Mundo de 2014 quatro nasceram na Alemanha são eles : Fabian Johnson, Jermaine Jones, John Brooks e Timothy Chandler. Ainda na convocação preliminar havia mais um jogador nascido na Alemanha : Terrence Boyd, após a Copa do Mundo de 2010 outros jogadores nascidos na Alemanha foram convocados na seleção americana : Daniel Williams, Alfredo Morales e David Yelldell.

A relação com Estados Unidos e Alemanha no futebol não é algo novo e nem veio com Jürgen Klinsmann, na verdade sempre houve um intercâmbio entre os dois países no esporte tendo inicio significativo na metade do século XX. Com o surgimento da North American Soccer League (1968-1984) muito jogadores internacionais da Alemanha como  Franz Beckenbauer, Gerd Müller, Bernd Holzenbein, Hubert Birkenmeier migraram para os Estados Unidos. Major League Soccer também foi rumo de alguns jogadores alemães como Lothar Matthäus, Bastian Schweinsteiger e Frank Rost.

Muitos devem pensar que o principal destino dos jogadores americanos fora dos Estados Unidos é Inglaterra pelo idioma e por motivos históricos mas Alemanha é outro destino dos yankees por décadas, pioneiros como Tom Kain, Paul Caligiuri e Brent Goulet foram alguns dos primeiros americanos na Alemanha. Durante os anos 90 e 00 com o desenvolvimento da seleção dos Estados Unidos no futebol internacional o número de jogadores americanos aumentaram na Alemanha, o mais sucedido foi Steve Cherundolo que é o americano com mais jogos na Bundesliga, ele passou toda a sua carreira no Hannover 96.

A relação não fica só no intercâmbio de ligas, muitos jogadores alemães serviram a seleção americana. alguns deles migraram com suas famílias para os Estados Unidos como Willy Roy ou Mike Windischmann por exemplo mas a maioria são filhos de militares (como como Thomas Dooley, Jermaine Jones, Fabian Johnson e etc) devido a influencia política dos Estados Unidos na Alemanha, estimasse que mais de um milhão de militares americanos serviram na Alemanha desde a Segunda Guerra Mundial.



Jogadores nascidos na Alemanha que jogara na seleção americana 

Horst Rick, Andy Mate, Manfred Seissler, Willy Roy, Orest Banach, Jean Willrich, Mike Windischmann, Thomas Dooley, David Wagner, Fabian Johnson, Jermaine Jones, John Brooks,Timothy Chandler, Daniel Williams, Alfredo Morales, David Yelldell, Michael Mason e etc.

4 comentários: