quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Entenda Como Funciona o Soccer nos Estados Unidos




Com o passar dos anos o soccer nos Estados Unidos vem se desenvolvendo cada vez mais, ganhando fans nos Estados Unidos e em diversas partes do mundo . Muitos estranham o soccer americano por ele não ter o tradicional sistema de acesso/descenso . Acontece que em nenhum dos esportes americanos esse sistema de promoção/rebaixamento existe, ele não faz parte da cultura americana nos esporte em geral, apesar que muitos dos americanos fans de soccer estão familiarizados com o tradicional sistema por acompanharem campeonatos como a Premier League, Bundesliga e etc . Hoje vamos entender um pouco mais o sistema de ligas ou pirâmides americano .

Você já deve ter percebido que nas ligas americanas de futebol e de outros esportes é comum ver times de outros países como Antígua e Barbuda, Bermudas, Canadá e Porto Rico isso acontece por motivos históricos, culturais e práticos . O sistema de ligas dos Estados Unidos funciona da seguinte forma ; A Federação de Futebol dos Estados Unidos ( USSF )  ou US Soccer é responsável pelo esporte no país supervisionando ligas e na aprovação de ligas . Bem diferente do Brasil por exemplo as próprias ligas organizam os campeonatos e são responsáveis pela admissão de novas franquias .
Atualmente existem três divisões do futebol profissional ( masculino, outdoor ) nos Estados Unidos, da qual a  USSF classifica como : MLS ( Division I ), NASL ( Division II ) e USL-PRO ( Division III ) . Como podemos ver na foto as ligas profissionais estão no topo da piramide e na parte de baixo ligas semi profissionais, amadoras e ligas juvenis ( ligas universitárias e escolares )


Ligas Profissionais 

Major League Soccer ( MLS ) : Desde 1996 é considerada a primeira divisão no sistema de ligas da pirâmide do soccer americano .

North American Soccer League  (NASL) : Fundada em 2009  é considerada a segunda divisão no sistema de ligas da pirâmide do soccer americano .

United Soccer Leauge ( USL )  : Fundada em 1986  é considerada a terceira divisão no sistema ligas na pirâmide do soccer americano.  ( a USL é uma liga que organiza outras ligas dentro dela ) atualmente ela é a união das USL First Division e USL Second Division .

Amadores/ Semi Pro/Jovens 


National Premier Soccer League : Fundada em 2003, junto com a PDL é considerada a quarta divisão no sistema de  ligas na pirâmide do soccer americano, a liga é dividia regionalmente e ao contrario da PDL não á limite de idade, jogadores jovens, profissionais e até mesmo ex jogadores atuam na liga.


PDL : Fundada em 1995 é considerada a quarta divisão no sistema de  ligas na pirâmide do soccer americano, a liga funciona durante as o recesso  da NCAA ( período de férias nas universidades ) para que os atletas continuarem em alto nível  na pausa da NCAA. A liga tem um limite de idade, jogadores menores de 18 anos não podem participar da liga e jogadores com idade superior a 23 anos também não podem participar da liga .

NCAA : É o torneio  Universitário, que passou a ser jogado oficialmente em 1959, este torneio é um dos caminhos para o profissionalismo no esporte .



Links :

http://en.wikipedia.org/wiki/United_States_soccer_league_system

http://soccermommanual.com/10-reasons-why-american-soccer-needs-promotion-and-relegation/

http://www.parlorcityfootball.com/?p=1474


Um comentário: