quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Entenda Como Funciona o Soccer nos Estados Unidos




O sistema de ligas de futebol (soccer) ou pirâmide do soccer americano são uma série de ligas profissionais, semi-profissionais e amadoras com base nos Estados Unidos. As equipes e as ligas não estão ligadas pelo sistema de promoção/rebaixamento que é tradicionalmente utilizado no futebol em outros países. Oficialmente a United States Soccer Federation (USSF) é o órgão responsável pelo esporte no país que fiscaliza e aprova definindo o nível das ligas em divisões.

Alguns países como Canadá ou Porto Rico por exemplo têm times em ligas americanas, isso não acontece só no futebol mas em outros esportes por motivos práticos e históricos. No entanto essas equipes não podem participar da Lamar Hunt U.S. Open e também não podem representar os Estados Unidos em competições continentais de clubes, só as franquias registradas na United States Soccer Federation são legíveis para disputar esses torneios representando os Estados Unidos.

Nos Estados Unidos as ligas são independentes e são responsáveis pela administração e aprovação de suas franquias sendo classificadas por padrões estabelecidos pela United States Soccer Federation (USSF) em três divisões: primeira divisão, segunda divisão e terceira divisão.

Dentro desse sistema a uma forma de promoção/rebaixamento, as franquias podem mudar de uma liga para outra alterando seu status de divisão seja para expandir o seu mercado caso for para uma divisão superior ou para se restruturar e reduzir os seus custos operacionais indo para uma divisão inferior.

O futebol amador nos Estados Unidos é regulamentado pela United States Adult Soccer Association (USASA) que única organização amadora de futebol reconhecida pela United States Soccer Federation. As ligas do futebol amador americano estão na base da pirâmide do soccer americano sendo equivalentes a quarta e quinta divisão e assim por diante.

O futebol universitário não tem ligação direta com a United States Soccer Federation e é controlado pela National Collegiate Athletic Association (NCAA) que controla todo esporte universitário nos Estados Unidos.

6 comentários: