domingo, 31 de maio de 2015

NY Cosmos vs Cuba




Nesta terça feira 2 de junho de 2015 o New York Cosmos protagonizara um momento histórico no mundo do esporte e politico, o time da North American Soccer League considerada a segunda divisão dos Estados Unidos ira fazer um amistoso contra a seleção cubana em Havana . As relações diplomáticas de Cuba e os Estados Unidos se tornaram conturbadas desde que Cuba aderiu um regime autoritário e comunista com isso em 7 de fevereiro foi criado o Embargo dos EUA a Cuba, depois de quase meio século o presidente Barack Obama anunciou que iria por fim no Embargo entre os dois país em fim de restabelecer relações diplomáticas com Cuba .

Será a primeira vez que uma equipe profissional esportiva irá atuar em solo cubano desde de 1999 quando o time de baseball Baltimore Orioles  (AL) enfrentou a seleção cubana de baseball . Curiosamente em 1978 quando a Guerra Fria estava no auge o Chicago Sting ( 1974 - 1988 ) que jogou na NASL ( 1968 - 1984 ) foi a primeira equipe de futebol dos EUA a jogar em Cuba, num amistoso contra a seleção cubana em Havana, os anfitriões venceram o Chicago por 2a0 . A seleção de Cuba chegou a disputar dois amistoso nos Estados Unidos depois desta partida no mesmo ano, um empate de 1a1 para o próprio Chicago Sting e uma derrota para o LosAngeles Atezcs por 1a0 .

O amistoso servira de para a preparação de Cuba para CONCACAF Gold Cup disputada em julho, o jogo será transmitido ao vivo pela ESPN. Será a primeira vez em que um canal de esportes transmite um jogo envolvendo uma equipe americana  em Cuba desde 2008 quando os Estados Unidos derrotou Cuba por 1a0 no Terceiro Round  das eliminatórias da CONCACAF para Copa do Mundo de 2010 .


Baseball permanece o esporte numero um de Cuba, porém o futebol tem se popularizado mais no país . Os jogadores internacionais, como Raul e Marcos Senna que atuam no NY Cosmos, são ex jogadores da seleção espanhola e são populares  em Cuba.



NY Cosmos ( XI ) 4-3-3 :  1.Maurer, 17. Ayoze, 4.Mendes, 3.Gorskie, 2.Freeman, 22.Fernandes, 14.Szetela, 7.Raúl, 25. Chirishian, 17.Mkosana e 13.Guezatti .

Cuba ( XI ) 4-4-1-1 : 1. Sanchez, 16.Dranguet, 5.Clavelo, 15. Diz Pe, 13. Corrales, 11. Suarez, 2.Baquero, 3.Marquez, 14. Hernandez, 10. Martinez e 9. Reyes .






Logo aos 8 minutos do primeiro tempo o New York Cosmos abriu o placar com Mkosana depois de saída errada do zagueiro Clavelo . Aos 14 minutos Cuba chegou perto do empate depois do bom lançamento de Martinez para Reyes que depois de boa saída de Maurer chutou por cima do gol  Aos 19  minutos Cuba chegou mais uma vez com perigo num contra ataque, quando Hernandez tentou com cavadinha mas Maurer conseguiu fazer a defesa . O  NY Cosmos chegou ao segundo gol depois do lançamento de Sztela para Raúl que escorou de cabeça para Guezatti  marcar o gol . Aos 35 minutos do primeiro tempo o NY Cosmos marcou o terceiro  gol depois de cruzamento de Freeman para  Diosa que escora para Chirishian por no fundo do gol . O quarto gol do Cosmos veio no final do primeiro tempo aos 41 minutos quando Sebastian Guenzatti cruzou para área e Mkosana marca seu segundo gol do jogo .  No segundo tempo Aoyze erra na saída de bola, Cuba aproveitou com .Baquero que descontou para equipe da casa . O último lance de perigo de gol foi de Cuba que obrigou Brian  Holt aos 79 minutos do segundo tempo .

Análise do NY Cosmos

O NY Cosmos fez um bom jogo e mesmo num ritmo lento marcou quatro gols no primeiro tempo, no segundo tempo a equipe visitante literalmente tirou o pé . Cuba chegou a descontar mas esteve longe de fazer algo a mais .

Notas 
Maurer 6,5 : Praticamente não foi exigido, não teve culpa do gol. Se mostrou seguro das poucas vezes que Cuba chegou ao ataque .

 Ayoze 6,0 : Teve culpa no gol, cometeu algumas faltas e recebeu Cartão amarelo .

Mendes 6,5 : Esteve bem na defesa .

Gorskie 6,5 : Esteve bem na defesa .

Freeman 7,0 : Participou bastante do jogo e fez uma assistência .

Szetela 7,0 : Participou bastante na criação de jogados e inclusive teve participação no segundo gol .

Fernandez 6,5 : Estava bem no jogo até sair por lesão ;

Raúl 7,5 : Muito bem na distribuição de jogo, fez uma assistência .

Chirishian 7,0 : Deixou sua marca no jogo marcando um gol .

Mkosana 8,5 Muito oportunista marcou dois gols no jogo .

Guezatti 7,0 : fez uma assistência .

Brian Holt 6,5 : Fez uma boa defesa

Haji Wright 6,5 : Entrou querendo jogo .

David Diosa 7,0 : Entrou muito bem na partida ajudando sua equipe com a vitoria .

Stokkelien 6,5 Se mostrou presente mesmo quando sua equipe tinha diminuído totalmente ritmo da partida .

Cáceres 6,5 : Ajudou o time na defesa

Mulligan 6,0 : Foi fominha num lance em que se tivesse tocado poderia ter saído o quinto gol do Cosmos .

Savarese 7,0 : Armou sua equipe bem que não teve problemas para bater num time bem inferior .

Cuba : O time cubano se mostrou bem fraco e vai ter muito trabalho na Copa Ouro e nas eliminatórias da CONCACAF . O melhor destaque da partida foi o camisa 10 Martinez .

Arbitragem : Esteve bem num jogo fácil .


Melhores Momentos









Links:

http://www.theguardian.com/sport/blog/2015/apr/02/missiles-bugged-buses-and-football-chicago-stings-1978-tour-of-castros-cuba

http://www.nycosmos.com/news/2015/05/28/cosmos-vs-cuba-to-be-simulcast-live-on-espn2-espn-deportes-and-espn-deportes-radio

Nenhum comentário:

Postar um comentário