domingo, 10 de maio de 2015

U.S. Soccer contra Homofobia





Recentemente vimos muitos atos de homofobia, esse ano um dos casos que gerou mais polêmica foi o de um casal homossexual que foi agredido com pedaços de madeira e garrafas quebradas. na Praça São Salvador, em Laranjeira no Rio de Janeiro. O Brasil é campeão em homicídios de homossexuais e o pior é que a homofobia é apoiada por grande parte da população e até por políticos no nosso país. Esse post é sobre o caso Robbie Rogers que foi o segundo jogador americano de futebol a anunciar que é homossexual.

Entenda o Caso 

Assim que foi liberado pelo Leeds United (Inglaterra) Rogers anunciou que iria ser retirar do futebol profissional em fevereiro de 2013 aos 25 anos. Ele anunciou que era homossexual, fazendo dele o primeiro jogador de futebol profissional na Grã-Bretanha a se declarar gay desde Justin Fashanu nos anos 1990.

Ele anunciou sua aposentadoria e sua sexualidade num post em seu blog pessoal, robbiehrogers.com, em que Rogers escreveu: "Eu sou um jogador de futebol, eu sou cristão, e eu sou gay. Essas são coisas que as pessoas podem dizer não vão bem juntos. Mas minha família me criou para ser um indivíduo que luta por aquilo em que acredito.

Jason Collins jogador da NBA (basquete) também se declarou homossexual, Collins se tornou o primeiro jogador abertamente homossexual ativo na principal liga de basquete dos Estados Unidos e creditou Rogers com ter "abrido caminho" para sua declaração. Rogers decidiu voltar aos campos depois de ter participado de um movimento LGBT em  Portland, ele se sentiu no dever de lutar pelos direitos civis e servir como modelo para jovens atletas homossexuais seguirem na luta conta a descriminação na sociedade e no esporte.

Os direitos de contrato do Robbie Rogers pertenciam ao Chicago Fire porém ele declarou que tinha interesse de jogar na Califórnia para ficar perto da família, depois disso ouve o convite de Bruce Arena para Rogers para ele jogar no LA Galaxy, Rogers foi contratado pelo time da Califórnia, em troca Mike Magee que foi para o Chicago Fire. O comissário da Major League Soccer Don Garber teve um papel importante no retorno de Robbie Rogers para os gramados e para liga provando que a Major League Soccer é um exemplo ao apoio os dos movimentos LGBT.

Em 26 de maio de 2013, Rogers jogou sua primeira partida como substituto numa partida do qual LA Galaxy venceu Seattle Sounders FC por 4a0, com muito apoio da torcida e de seus companheiros de equipe, ele se tornou o primeiro homem abertamente gay a jogar  na principal ligas de futebol profissional americana. Em 2014 no LA Galaxy (MLS), Rogers se tornou o primeiro atleta masculino abertamente gay a conquistar um titulo esportivo por uma equipe profissional.

Outro Caso

David Testo foi o primeiro jogador de futebol americano a se declarar gay, ele teve passagens pelo Columbus Crew e equipes de divisões inferiores dos Estados Unidos, Testo é membro da campanha You Can Play que luta contra a homofobia nos esportes.


FIFA vs MLS

A Major League Soccer  é um exemplo na lutas pelos direitos civis, a liga americana apoiou muito Rogers pelos direitos LGBT e sempre faz campanhas humanitárias como apoio a cruz vermelha americana e fazendo campanhas contra o câncer (principalmente o Outubro Rosa, que luta contra o câncer de mama). Enquanto a FIFA ignora completamente atletas homossexuais e simplesmente pouco faz contra os contantes atos racistas na Europa.


Link da Campanha

https://www.facebook.com/pages/You-Can-Play/123764227733045?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário