sábado, 16 de abril de 2016

Major League Soccer






O Início 


A Major League Soccer foi fundada em 1993, mas pode ser dizer que sua historia teve em início em 1988, quando a federação americana de futebol (USSF) se comprometeu a criar uma liga de futebol profissional de campo (outdoor) que fosse a primeira divisão no sistema de no sistema ligas na pirâmide do soccer americano como condição da FIFA para sediar a Copa do Mundo de 1994 nos Estados Unidos. Originalmente a MLS tinha planos para estrear em 1995, com 12 equipes no entanto a liga anunciou em novembro de 1994 que iria atrasar o seu lançamento até 1996 e iria começar com dez equipes: Columbus Crew, D.C. United, New England Revolution, NY / NJ MetroStars, Tampa Bay Mutiny, Colorado Rapids, Dallas Burn, Kansas City Wiz, Los Angeles Galaxy, e San Jose Clash.

Nos primeiros anos, nenhuma equipe jogou em estádio específico para futebol, os times da MLS alugaram estádios da NFL ou de faculdades. Muitos jogadores que foram destaques na Copa do Mundo de 1994 foram atuar na liga assim como os principais jogadores do time nacional americano, havia também jogadores draftados das faculdades e jogadores de ex ligas e de ligas menores na MLS.


Os Pais Fundadores


Os três responsáveis pela criação da Major League Soccer foram Alan Rothenberg, Lamar Hunt e Philip Anschutz . Todos eles foram muito importantes para o desenvolvimento do soccer nos Estados Unidos .  Alan Rothenberg foi presidente da USSF de 1990 a 1998 e chefe organizador da Copa do Mundo de 1994 nos EUA, Philip Anschutz é uma das figuras mais influentes no soccer nos Estados Unidos, além de ele ter sido um dos fundadores da liga ele foi o responsável pela criação de equipes como Los Angeles Galaxy, Chicago Fire, Colorado Rapids, Houston Dynamo, San Jose Earthquakes, D.C. United, e New York/New Jersey MetroStars. Ele também incentivou que as equipes da MLS investissem em estádios específicos para o soccer para que as equipes aumentassem as receitas e controla-se melhor os seus custos. E Lamar Hunt um dos pioneiros no soccer no país, Hunt já havia tido experiencia com o soccer na NASL ( 1968 -1984 ) com o Dallas Tornado ( 1967 - 1981 ), na MLS ele teve um importante papel sendo dono de duas equipes : o Columbus Crew e os Kansas City Wizards. Em 1999 Hunt financiou a construção do primeiro estádio específico para o soccer na MLS, o Mapfre Stadium do Columbus Crew e em 2003 ele comprou outra equipe da MLS : o Dallas Burn.

American Way 

Com o fim de atrair o publico no país a MLS optou a criar regras com base nos esportes americanos tradicionais, regras como : o tempo do jogo era de contagem regressiva, começava nos 90 mim e terminava quando chegava a 00, não havia empates, então foram criados os shoot-outs ( Em vez de uma cobrança de pênalti em linha reta, o jogador começava a 35 metros do gol e tendo cinco segundos para tentar marcar o gol num duelo entre o jogador de linha e o goleiro, todas essas regras já haviam feitas na NASL ( 1968 - 1984) . Em 2000, um período gol de ouro de 10 minutos substituiu o os shoot-outs e em 2005 a MLS aboliu todas as regras´´americanizadas ´´ e passou a usar todas as regras oficiais da International Board.


MLS Perto do Fim

Nos primeiros ano a Major League Soccer estava com problemas financeiros, depois da primeira temporada a liga sofreu com declínio do publico e a liga estava perdendo dinheiro, em 1998 duas novas franquias se afiliaram a liga o Chicago Fire e o Miami Fusion, a Major League Soccer passou a ter doze times mas ainda sofria com os problemas financeiros, neste mesmo ano na Copa do Mundo na França a seleção americana da qual a base do time era a MLS ficou em último lugar perdendo todos os jogos, a qualidade da liga foi posta em dúvida e também foi criticada obrigando a MLS investir em novos mercados para atrair jogadores, a liga também investiu em talentos americanos, jovens e veteranos. Em 1999 a crise na MLS intensificou-se fazendo que o comissário da liga Doug Logan saísse de sua função em agosto de 1999, Don Garber, um ex-executivo da National Football League, foi contratado como comissário no mesmo mês . No início dos anos 00 a liga estava num bom nível técnico, jovens jogadores promissores estavam surgindo, jogadores como DaMarcus Beasley, Landon Donovan, Clint Mathis e outros que mostravam o seu valor e provavam que os Estados Unidos podiam revelar bons jogadores mas por outro lado a liga continuava no prejuízo e o ápice da crise veio em 2001 quando as duas equipes da Flórida : Miami Fusion e Tampa Bay Mutiny encerraram as atividades fazendo a liga voltar a ter número original de 10 equipes . A liga estava perto do fim, a MLS passo a ter poucos proprietários, Philip Anschutz era dono de seis equipes enquanto Lamar Hunt era dono de duas e a liga continuava a perder dinheiro a cada ano, Chegou a um ponto que a liga estava muito próxima de acabar, os investidores estavam fora, o sonho de ter uma liga de futebol profissional nos Estados Unidos parecia ter chegado ao fim, a MLS deixou de existir por algumas horas . Foi quando uma réstia de esperança surgiu para definir o futuro da liga,  Lamar Hunt !! praticamente sozinho convenceu os proprietários da liga e trouxe todos de volta a bordo, eles estavam comprometidos com a MLS novamente graças a Lamar Hunt que salvou a liga de ser extinta . Hunt sabia dos perigos e dificuldades de criar uma liga exportiva, ele tinha sido um dos membros fundadores da NASL e também foi um dos fundadores da MLS e ele não iria deixar que a MLS tivesse o mesmo destino da NASL.


De Volta aos Negócios 

Um ano após Lamar Hunt ter salvo a MLS, a seleção americana teve um desempenho surpreendente na Copa do Mundo de 2002, chegando nas quartas de final  vencendo equipes como México e Portugal, a campanha do U.S. Team na primeira Copa do Mundo do milênio refletiu de maneira muito positiva na Major League Soccer, fazendo que a MLS Cup (final) de 2002  tivesse um público recorde de 61,316 espectadores no Gillette Stadium . Foi a final da MLS com o maior público e o jogo com segundo maior público entre times americanos no país, o primeiro foi entre equipes da  NASL em 1978  com um publico de  75.000 no mesmo estádio.

Os anos seguintes foram muito produtivos para MLS, a liga estava ganhando atenção com os jogadores que exportava para Europa, inclusive destaques da seleção americana. Os jogadores que não tinham tanto peso na seleção americana também conquistava marcas importantes como Jason Kreis que foi o primeiro jogador a marcar 100 gols na liga, ele também foi o primeiro jogador a marcar o primeiro gol por duas equipes . Em 2005 duas novas equipes se afiliaram a liga : Real Salt Lake e o Chivas USA, a liga estava com doze equipes novamente, em 2006 teve o hiato do San Jose Earthquakes mas a liga ganhou outro novo time, o Houston Dynamo. No período de 2003 a 2008 a MLS viu um marco muito positivo, a construção de seis estádios específicos para o soccer o que contribuiu para saúde financeira da liga e dos times.


A Liga do Futuro

O ano de 2007 foi um ponto de virada para Major League Soccer, a liga ganhou uma nova franquia, o Toronto FC do Canadá, mas o que revolucionou a MLS na quele ano foi a contratação de David Beckham, graças a criação de uma nova regra, A Regra do Jogador do Designado ( essa regra permite que cada equipe da MLS possa contratar jogadores acima do teto salarial estipulado pela liga ), a regra ficou conhecida de Regra Beckham. David Beckham foi contratado pelo LA Galaxy, ele foi o primeiro jogado Designado a ser contratado, a vinda de Beckham para MLS talvez tenha sido um dos maiores marcos da liga, a vinda dele para MLS atraiu grande atenção do publico e da mídia e inseriu a liga no mercado internacional com um peso nunca visto antes. A parti desse momento grandes destaques internacionais migraram para liga, assim como revelações americanas iam para Europa e veteranos americanos voltavam para MLS, outro grande feito foi manter Landon Donovan o melhor jogador americano de todos tempos na liga, ele teve grande contribuição para o desenvolvimento da liga.


Depois de 2007 a MLS foi crescendo a cada ano , em 2008 o San Jose Earthquakes voltou do hiato, no ano seguinte o Seattle Sounders FC se afilou a liga com um poderoso investimento . Em 2010 o Philadelphia Union se tornou a décima sexta franquia da MLS . Em 2011 duas novas franquias se afiliaram a liga o Portland Timbers e o Vancouver Whitecaps FC, a última vez que duas franquias entram na liga no mesmo ano foi em 2005 . Em 2012 foi a vez do Montreal Impact que se tornou o décimo nono time da MLS e terceiro time canadense na liga . No fim de 2014 a franquia do Chivas USA foi extinta, mas logo no ano seguinte duas novas franquias se afiliaram a liga : o Orlando City e o New York City FC, as duas equipes ganharam grande investimentos, foi a quarta vez na historia da MLS que duas equipes entram no mesmo ano (primeira vez em 1998 : Chicago Fire e Miami Fusion - segunda vez em 2005 : Chivas USA e Real Salt Lake, Terceira vez em 2011 :Portland Timbers e o Vancouver Whitecaps FC). De acordo com o comissário Don Garber a Major League Soccer terá 28 equipes até 2020. Não foi só o número de franquias que cresceu na MLS, a média de público ao passar dos anos cresceu significativamente, inclusive tendo uma das melhores médias de público do mundo, a liga passou a ser mais televisiona tendo melhores contratos das grandes redes de televisão . O mercado da liga também cresceu muito tanto de exportar jogadores tanto de importar jogadores . Outra conquista da liga é que atualmente a grande maioria das equipes tem um estádio próprio para o soccer.

Análise

Major League Soccer foi o maior acontecimento da historia do soccer nos Estados Unidos desde a Copa do Mundo de 1994, nunca na história do esporte nos Estados Unidos tinha se feito algo parecido e tão ambicioso, nem mesmo com a North American Soccer League (1968 - 1984).

A Major League Soccer é um exemplo de planejamento financeiro e organização, os organizadores foram extremamente responsáveis e tiveram todo o cuidado para não cometer os erros do passado. A MLS é a liga quem mais se desenvolve no mundo e cada ano fica mais forte e competitiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário