quinta-feira, 21 de abril de 2016

U.S. Team vs MSL Team





Nos anos 80 a Major Indoor Soccer League era considerada a primeira divisão no sistema de ligas na pirâmide do soccer dos Estados Unidos. Em 1989 o U.S. Team conseguiu se classificar para Copa do Mundo de 1990 na Itália com a vitória sobre Trinidade Tobago em Port of Spain por 1a0, Paul Caliguri fez o gol dos americanos, esse jogo ficou reconhecido como Shot Heard Round the World e marcou a volta dos Estados Unidos na Copa do Mundo depois de 40 anos de espera.

No inverno desse ano, Ron Newman um dos treinadores da Major Indoor Soccer League (MISL) desafiou a United States Soccer Federation (USSF) numa serie de jogos, o vencedor teria o direito de representar os Estados Unidos na Copa do Mundo de 1990 mas USSF recusou o desafio. Em setembro de 1990, após a Copa do Mundo de 1990, United States Soccer Federation voltou atrás e aceitou o convite, A MISL tinha mudado de nome e passou a ser chamar Major Soccer League indicando uma possível expansão para o futebol de campo, nos início anos 90 o clima do esporte era outro no país, os americanos iriam sediar a Copa do Mundo de 1994 e por exigência da FIFA, o país sede teria de ter uma liga de outdoor (futebol de campo) como sua principal divisão, foi então que começou uma corrida para qual liga seria a principal liga do país, entre Major Idoor Soocer League, American Professional Soccer League e grupo da Major League Soccer que só foi fundado em 1993.

Os amistosos seriam jogados numa serie de dois jogos nos dias 28 e 30 de setembro de 1990, a primeira partida seria disputada em  Kansas City (Missouri) e a segunda em Fenton (Missouri), ao contrário do desafio de 1989 que o vencedor supostamente iria representar o país na Copa do Mundo os jogos desta vez não passavam de uma série partidas amistosa não oficiais que ficou conhecido como Budweiser Challenge Cup.

Originalmente a equipe da MISL era formada por um All Star com os melhores americanos da liga mas o time sofreu mudanças e passou a ser uma equipe com os melhores jogadores da MISL independente da nacionalidade. A equipe da Major Soccer League era considerada favorita já que a seleção americana estava enfraquecida, porque os principais jogadores da época que se destacaram na Copa do Mundo de 1990 como Tony Meola, Paul Caliguri, John Harkes, Tab Ramos, John Doyle, Hugo Perez, Steve Trittschuh e Kasey Keller estavam na Europa e não puderam ser relacionados.

O primeiro jogo foi realizado no Arrowhead Stadium, KansasCity com um público de 10,161 torcedores, a partida terminou empatada por 1a1, MSL All Star abriu o placar aos 18 minutos com Ted Eck, aos 48 minutos Bruce Murray empatou. No segundo jogo disputado no St. Louis Soccer Park em Fenton, Missouri com um publico de 2,857 a seleção americana surpreendeu e bateu o MSL All Star por 2a0, Peter Vermes marcou os dois gols da partida, o primeiro logo no incio do jogo aos 3 minutos e o segundo aos 87 minutos de pênalti. Peter Vermes e goleiro Mark Dodd que não sofreu gols e fez boas defesas foram os destaques do jogo. Com o resultado a USSF venceu no placar agregado, um dos motivos explicados da derrota da da MSL foi que a MSL liga estava em off season e fisicamente os jogadores da MSL não estavam acostumados a correr por 90 minutos num campo de futebol (outdoor).

U.S. Team

Goleiros

Aton Nistl (San Diego Nomads, American Profissional Soccer League)
Mark Dodd (Colorado Foxes, American Professional Soccer League)

Defesas

Troy Dayak (San Francisco Bay Blackhawks, American Professional Soccer League)
Steve Pittman (Fort Lauderdale Strikers, American Professional Soccer League)
Desmond Armstrong (USSF)
Jimmy Banks (Milwaukee Wave, National Premier Soccer League II)
Robin Fraser (Colorado Foxes, American Professional Soccer League)
Marcelo Balboa (San Francisco Bay Blackhawks, American Professional Soccer League)
Mike Windischmann (Albany Capitals, American Professional Soccer League)
Paul Krumpe (Real Santa Barbara, Real Santa Barbara)

Meio-campistas

Brian Bliss (Energie Cottbus, NOFV-Oberliga)
Dan Donigan (Penn-Jersey Spirit, American Professional Soccer League)
Kevin Grimes (Colorado Foxes, American Professional Soccer League)

Atacantes

Scott Banedetti (Seattle Storm, American Professional Soccer League)
Bruce Murray  (Washington Stars, American Professional Soccer League)
Eric Wynalda (San Francisco Bay Blackhawks, American Professional Soccer League)
Eric Eichmann (Fort Lauderdale Strikers, American Professional Soccer League)
Philip Gyau (Maryland Bays, (Fort Lauderdale Strikers, American Professional Soccer League)
Peter Vermes (FC Volendam, Eredivisie)

Treinador : Bob Gansler.

MSL Select Team

Goleiros

Zoltan Toth, Hungria (St. Louis Storm)
Ron Fearon, Inglaterra (Wichita Wings)

Defesas

Chico Moreira, Uruguay (Wichita Wings)
George Fernandez (Cleveland Crunch)
Kim Roentved, Dinamarca (Kansas City Comets)
Fernando Clavijo, Uruguay/EUA (St. Louis Storm)
Bruce Savage (Baltimore Blast)

Meio-Campistas

Daryl Doran (St. Louis Storm)
Mike Sweeney, Canadá (Cleveland Crunch)
Chico Borja, Uruguay/EUA (Wichita Wings)
Dale Ervine (Wichita Wings)
Claudio DeOliveira, Brasil (St. Louis Storm)
Brian Quinn, N.Irlanda/EUA (San Diego Sockers)

Atacantes

Preki,Yuoguslavia (St. Louis Storm)
Gary Heale, Inglaterra (Tacoma Stars)
Tatu, Brasil (Dallas Sidekicks)
Ted Eck, (Kansas City Comets)
Paul Wright, Inglaterra (San Diego Sockers)
David Byrne, Africa do Sul/Inglaterra (Wichita Wings)

Treinadores :  Ron Newman e Don Popovic


Análise do U.S. Team

Apesar de ter sido considerada enfraquecida pelas ausências a seleção americana tinha uma boa equipe com dez jogadores que disputaram a Copa do Mundo de 1990. Bob Gansler montou um bom time com jogadores que foram importantes para história da seleção americana e outros que se destacaram no futebol/soccer doméstico dos Estados Unidos.


MSL Select Team  :

Ron Newman e Don Popovic montaram uma equipe forte e interessante, a maioria dos jogadores era estrangeiros mas alguns como Preki, Fernando Clavijo e Brian Quinn mais tarde se tornariam jogadores importantes para o U.S. Team, outros destaques americanos são Dale Ervine que representou o U.S. Team cinco vezes e jogou a Copa do Mundo de Futsal de 1992 sendo o artilheiro do time americano com nove gols, Bruce Savage que jogou na seleção americana por dez jogos, inclusive nas Olimpíadas de 1984 e na Gold Cup de 1991, ano que os americanos ganharam pela primeira vez na competição, George Fernandez que disputou as Copas do Mundo de Futsal de 1992 e 1996, Chico Borja que jogou nas Olimpíadas de 1984 e na Copa do Mundo de Futsal de 1992 e Ted Eck que disputou a Gold Cup de 1991.

Mesmo que muito desses jogadores estrangeiros fossem destaques na liga eu manteria a promessa de só chamar jogadores americanos, na verdade fico me perguntando o por quê de jogadores como Kevin Crow, Victor Nogueira, Mike Fox, Andy Schmetzer, A.J. Lachowecki e etc ficaram de fora do time, todos eles eram bons jogadores que se destacavam nas ligas indoor, no time nacional/e na seleção de futsal e com certeza se eles estivessem sido chamados para o time da MSL eles iriam dar algo a mais para equipe.


Melhores momentos do segundo jogo.

https://www.youtube.com/watch?v=EEHz9W6uoJ8&feature=youtu.be

Nenhum comentário:

Postar um comentário