terça-feira, 27 de março de 2018

Estados Unidos 1-0 Paraguai (Amistoso)


A seleção masculina americana derrotou Paraguai por 1-0 com uma equipe alternativa no Sahlen’s Stadium, Carolina do Norte com um público de 9,895 torcedores. O único gol da partida foi marcado por Bobby Wood de pênalti aos 45 minutos do primeiro tempo, ele não marcava um gol por clube ou seleção desde outubro do ano passado. Estados Unidos venceu a sua primeira partida desde a fatídica derrota para Trinidade e Tobago que custou a Copa do Mundo de 2018 para os americanos. Foi o segundo jogo do ano dos U.S. Team que empatou com a Bósnia Herzegovina por 0-0 no dia 29 de janeiro.

Estados Unidos fez um bom resultado, controlou o jogo com boa movimentação e troca de passes, mas não foi um ótimo desempenho. Na verdade, Paraguai fez uma performance pobre sendo um time nervoso e pouco efetivo. Los Guaraníes visam se preparar para Copa America de 2019 e precisam de muito ajustes para ser um time competitivo. A seleção yankee teve uma clara evolução desde sua última partida, mas também precisa mudar, ter mais objetividade e ser mais ambiciosa para ter um futuro mais promissor.

O próximo adversário dos Estados Unidos é a Bolívia que também não se classificou para Copa do Mundo de 2018, o jogo vai ser realizado no PPL Park em Chester, Philadelphia. A última vez que as duas equipes se enfrentaram foi em 2016 numa partida amistosa, os americanos golearam os bolivianos por 4-0 no Children's Mercy Park, estádio do Sporting Kansas City que disputa a Major League Soccer.

Curiosidades:

Estados Unidos e Paraguai se enfrentaram pela primeira vez na Copa do Mundo de 1930, os americanos venceram por 3-0, os três gols foram marcados por Bert Patenaude que foi o primeiro jogador a marcar um hat trick numa Copa do Mundo.

Jimmy Douglas foi o primeiro goleiro a ter um Shutout (jogo sem sofrer gol) numa Copa do Mundo, foi na vitória americana sobre o Paraguai por 3-0.

Estados Unidos tem um recorde de 3-1-2 (V-D-E) jogando na Carolina do Norte.

As duas seleções se enfrentaram por duas vezes na Copa América, a primeira em 2007, os paraguaios venceram por 3-1. A segunda foi em 2016, os americanos venceram por 1-0.

Bert Patenaude é o artilheiro do confronto com três gols.

Dezenove dos vinte e três jogadores convocados tem menos de vinte quatro anos.

O time yankee tem um recorde de 4-2-2 (V-D-E) contra os paraguaios.

Tim Weah é o primeiro jogador nascido em 2000 a jogar pela seleção americana.

Andrija Novakovich, Tim Weah e Marky Delgado estrearam pela seleção americana principal.

Joe Nagbe e George Weah foram lendários companheiros de equipe pela seleção da Libéria, agora seus filhos jogaram juntos pela primeira vez pela seleção americana.

quarta-feira, 21 de março de 2018

Conheça o Utah Royals FC




Utah Royals FC é a mais nova franquia da National Women's Soccer League que é a principal competição de futebol feminino nos Estados Unidos. A equipe foi fundada no dia primeiro de dezembro de 2017 e irá fazer a sua estreia na temporada de 2018. Royals FC é o terceiro time de futebol feminino da cidade de Utah na história: Rush Salt Lake City e Utah Starzz ambos da Women's Premier Soccer League.

Real Sal Lake, um dos times mais tradicionais da Major League Soccer adquiriu uma franquia na National Women's Soccer League criando o Utah Royals FC que substituiu o bicampeão da liga FC Kansas City que encerrou suas atividades em 2017. Os contratos das jogadoras, escolhas de draft e outros direitos do Kansas foram transferidos para o novo time de Utah que irá sediar os seus jogos no Rio Tinto Stadium, mesmo estádio do Real Salt Lake que tem capacidade de 20,213 torcedores.

Utah Royals FC fez um investimento ambicioso para esta temporada contratado a veterana treinadora Laura Harvey que tem um recorde de 164-58-45 (V-D-E). O elenco da equipe de Utah é um dos mais fortes da liga com várias jogadoras experientes de diferentes seleções do futebol feminino internacional. Royals FC também tem jogadoras promissoras que se destacaram no College Soccer que em breve vão se destacar internacionalmente. As líderes do time são Kelley O'Hara e Becky Sauerbrunn, ambas com mais de cem jogos pela seleção americana de futebol feminino.


Elenco

Goleiras (2): Nicole Barnhart, Abby Smith.

Defesas (7): Rachel Corsie, Brooke Elby, Sydney Miramontez, Rebecca Moros, Kelley O’Hara, Becky Sauerbrunn, Alex Arlitt.

Meio-campistas (10): Gunhildur Yrsa Jónsdóttir, Maegan Kelly (INTL-CAN), Lo’eau LaBonta, Mandy Laddish, Taylor Lytle, Diana Matheson, Alexa Newfield, Desiree Scott, Erika Tymrak, Katrina Gorry.

Atacantes (5): Katie Bowen, Brittany Ratcliffe, Katie Stengel, Elise Thorsnes, Amy Rodriguez. 

domingo, 18 de março de 2018

Estados Unidos vs. Paraguai (amistoso)



Os Estados Unidos vão enfrentar o Paraguai no dia 27 de março no seu segundo amistoso do ano, o jogo será realizado no Sahlen's Stadium em Cary, Carolina do Norte. A última vez que as duas seleções se enfrentaram foi na Copa América de 2016, os americanos venceram por 1-0. O time yankee tem um recorde de 3-2-2 (V-D-E) contra os paraguaios.

O treinador interino Dave Sarachan irá fazer o seu terceiro jogo no comando da seleção masculina americana após empates contra Portugal por 1-1 em novembro de 2017 e Bósnia Herzegovina por 0-0 em janeiro desse ano. A United States Soccer Federation (USSF) anunciou que o contrato com Sarachan vai ser estendido até junho.

Dave Sarachan convocou vinte e três jogadores para o amistoso contra o Paraguai, a lista dos convocados é formada por jogadores jovens promissores que atuam na Europa, apenas quatro jogam na Major League Soccer. A grande novidade é o atacante Andrija Novakovich que fez dezoito gols em vinte nove jogos pelo SC Telstar na segunda divisão holandesa.

O treinador interino chamou jogadores interessantes como Will Trapp que é um dos melhores volantes da Major League Soccer. Matt Miazga que faz grande performance pelo Vitesse na Eredivisie (primeira divisão holandesa). O lateral Shaq Moore que joga na primeira divisão espanhola e o atacante Tim Weah que é um jogador muito promissor.

Infelizmente Christian Ramirez foi esnobado novamente, ele é o atacante americano que mais marcou gols desde 2014. Ethan Finlay também poderia ter sido convocado, ele marcou dois gols e fez uma assistência em três jogos pelo Minnesota United nesta temporada.

Convocados dos EUA

Goleiros: Alex Bono (Toronto FC/CAN; 0/0), Bill Hamid (Midtjylland/DEN; 5/0), Zack Steffen (Columbus Crew SC; 1/0)

Defesas: Cameron Carter-Vickers (Ipswich Town/ENG; 1/0), Eric Lichaj (Nottingham Forest/ENG; 14/1), Matt Miazga (Vitesse/NED; 4/1), Shaq Moore (Levante/ESP; 0/0), Erik Palmer-Brown (Kortrijk/BEL; 0/0), Antonee Robinson (Bolton Wanderers/ENG; 0/0), Jorge Villafana (Santos Laguna/MEX; 15/0), DeAndre Yedlin (Newcastle United/ENG; 49/0)

Meio-Campistas: Tyler Adams (New York Red Bulls; 2/0), Marky Delgado (Toronto FC/CAN; 0/0), Weston McKennie (Schalke/GER; 1/1), Darlington Nagbe (Atlanta United FC; 24/1), Cristian Roldan (Seattle Sounders FC; 2/0), Kenny Saief (Anderlecht/BEL; 1/0), Wil Trapp (Columbus Crew SC; 3/0), Tim Weah (Paris Saint-Germain/FRA; 0/0), Kekuta Manneh (Pachuca/MEX; 0/0)

Atacantes: Andrija Novakovich (Telstar/NED; 0/0), Rubio Rubin (Club Tijuana/MEX; 4/0), Bobby Wood (Hamburg/GER; 36/10)

Convocados do Paraguai 

Goleiros (2): Roberto Fernandez (Botafogo/BRA; 0/0), Alfredo Aguilar (Olimpia; 0/0)

Defesas (6): Junior Alonso (Lille/FRA; 16/1), Fabian Balbuena (Corinthians/BRA; 5/0), Luis de la Cruz (Guarani; 0/0), Gustavo Gomez (AC Milan/ITA; 27/2), Juan Patiño (Olimpia; 3/0), Bruno Valdez (Club America/MEX; 20/1)

Meio-Campistas (10): Miguel Almiron (Atlanta United FC/USA; 12/0), Nestor Camacho (Olimpia; 8/1), Cecilio Dominguez (Club America/MEX; 9/0), Derlis Gonzalez (Dinamo Kiev/UKR; 28/4), Richard Ortiz (Olimpia; 29/5), Hernan Perez (Deportivo Alaves/ESP; 29/1), Cristian Riveros (Libertad; 101/16), Juan Rojas (Cerro Porteño; 15/0), Oscar Romero (Shanghai Shenhua/CHN; 34/2), Richard Sanchez (Olimpia; 0/0)

Atacantes (3):Roberto Ovelar (Millonarios/COL; 0/0), Angel Romero (Corinthians/BRA; 12/2), Federico Santander (FC Copenhagen/DEN; 14/1)

Curiosidades

Estados Unidos e Paraguai se enfrentaram pela primeira vez na Copa do Mundo de 1930, os americanos venceram por 3-0, os três gols foram marcados por Bert Patenaude que foi o primeiro jogador a marcar um hat trick numa Copa do Mundo.

Jimmy Douglas foi o primeiro goleiro a ter um Shutout (jogo sem sofrer gol) numa Copa do Mundo, foi na vitória americana sobre o Paraguai por 3-0.

Estados Unidos tem um recorde de 2-1-2 (V-D-E) jogando na Carolina do Norte.

As duas seleções se enfrentaram por duas vezes na Copa América, a primeira em 2007, os paraguaios venceram por 3-1. A segunda foi em 2016, os americanos venceram por 1-0.

Bert Patenaude é o artilheiro do confronto com três gols.

Dezenove dos vinte e três jogadores convocados tem menos de vinte quatro anos.

Seis jogadores podem estrear na seleção principal: Andrija Novakovich, Tim Weah, Kekuta Manneh, Marky Delgado, Alex Bono e Shaq Moore.

sexta-feira, 16 de março de 2018

Ponta Delgada S.C.



Ponta Delgada S.C. foi um time de futebol dos Estados Unidos baseado em Fall River, Massachusetts. Considerado um dos times mais tradicionais no esporte do país o Ponta Delgada S.C. era uma das principais forças entre os anos 1940 e 1950. O clube foi fundado por portugueses que homenagearam a cidade Ponta Delgada, a capital dos Açores que fica em numa região de Portugal. Os jogos do Ponta Delgada S.C. eram realizados no Mark's Stadium que foi um dos primeiros estádios específicos de futebol nos Estados Unidos. Mark's Stadium também foi sede do Fall River Marksmen que também escreveu sua história sendo um dos times de futebol mais tradicionais dos Estados Unidos.

Ponta Delgada S.C. foi um dos times mais prolíficos de seu tempo conquistando títulos importantes nos Estados Unidos como seis National Amateur Cup: 1938, 1946, 1947, 1948, 1950 e 1953. Um título na National Challenge Cup (hoje Lamar Hunt U.S. Open Cup) em 1947 chegando a disputar duas finais nessa competição em 1946 e em 1950. Uma American Soccer League (New England Division) na temporada 1952-53 e uma competição regional (National Soccer League of New England) em 1948. Ed Souza e John Souza foram os melhores jogadores da equipe. Eles jogaram na folclórica vitória dos Estados Unidos por 1-0 sobre a Inglaterra na Copa do Mundo no Brasil de 1950.

Curiosamente o Ponta Delgada S.C. representou os Estados Unidos na NAFC Championship (antiga competição de seleção disputada somente com países da América do Norte) em 1947. Neste ano o time de Massachusetts conquistou o Double vencendo a National Challenge Cup e National Amateur Cup e por esse feito ganhou o direito de representar o país no torneio continental. O valente time viajou a Cuba (sede da NAFC DE 1947) e mesmo atuando pela seleção americana (United States Federation) o Ponta Delgada teve que pagar pela própria viagem. Estados Unidos ou melhor Ponta Delgada perdeu os dois jogos na NAFC Championship, 5-0 para México e 5-2 para Cuba.

Ponta Delgada S.C. teve muita tradição em servir jogadores ao time nacional dos Estados Unidos, não só na NAFC Championship de 1947, mas também em competições internacionais importantes como Copa do Mundo e Olimpíadas. Três jogadores (Ed Souza, John Souza e Walter Stein) foram selecionados para Copa do Mundo no Brasil em 1950. Cinco jogadores (Ed Souza, John Souza, Joseph Rego-Costa, Manuel Martin e Joe Ferreira) foram convocados para os jogos Olímpicos de verão na Suécia em 1948.

Jogadores que representaram os Estados Unidos na NAFC Championship de 1947.

Walter Romanowicz
Joe Machado
Manuel Martin
Joseph Rego-Costa
Jesse Braga
Joe Ferreira
Joseph Michaels
Ed Valentine
Frank Moniz
Ed Souza
John Souza
John Travis

terça-feira, 6 de março de 2018

Cincinnati, a cidade do soccer





Fundado em agosto de 2015 o FC Cincinnati é sucesso dentro e fora de campo, a equipe que disputa a United Soccer League (USL) que é a terceira divisão no sistema de pirâmide do soccer americano. O FC Cincinnati tem a melhor média de público da liga com 16,790 torcedores. FC Cincinnati tem como sede o Nippert Stadium com capacidade de 35,061 torcedores.

 FC Cincinnati estreou na liga nessa temporada, o time de Ohio não se intimidou e protagoniza uma grande campanha na USL, conquistando uma vaga para os playoffs no ano de estreia na liga. A equipe é comandada por John Harkes que assumiu o cargo de treinador pela primeira vez na carreira. Anteriormente Harkes trabalhou como auxiliar no New York Red Bulls e comentarista da Fox Soccer. Ele foi um dos principais jogadores dos Estados Unidos, ele disputou duas Copas do Mundo pela seleção Yankee e atuou em ligas na Inglaterra e Estados Unidos.

 FC Cincinnati tem planos para disputar a MLS, e se a equipe de Ohio já tem esse sucesso em seu primeiro ano de vida não restam dúvidas que o FC Cincinnati tem um grande potencial para jogar na liga topo do país. Dar continuidade a trabalho do treinador John Harkes também é algo muito importante, o ex internacional e capitão do U.S. Team provou que também é um líder fora de campo e merece ser premiado com a sequência de seu trabalho no clube. Columbus Crew (MLS) é a equipe mais tradicional de Ohio, seria muito bom para MLS ter duas equipes do estado para ter uma rivalidade local para intensificar o mercado do soccer em Ohio. Além de Columbus e Cincinnati,

Cleveland é outra cidade onde o soccer é bem popular em Ohio, que já foi sede de times tradicionais.
A cidade Cincinnati teve outros times notáveis como : Cincinnati Comets (1972–1975) a equipe disputou a ASL nos anos 70, Cincinnati Kids (1978–1979) que disputou a MISL, Cincinnati Riverhawks(1997–2003) que disputou a USL-A League e Cincinnati Kings (2005–2012) Que disputou a USL Second Division e USL PDL.

Kljestan e Pulisic






O treinador Jürgen Klinsmann variou entre bons e maus momentos frente a seleção americana, as principais criticas sob o treinador estão relacionadas ao rendimento do time que principalmente na Gold Cup de 2015 e em alguns jogos pelo quarto round das eliminatórias da CONCACAF para Copa do Mundo deixou muito a desejar. Inclusive o cargo de Klinsmann chegou a ser ameaçado após uma derrota para Guatemala por 2a0 no Estadio Mateo Flores, Guatemala City . Fato que não acontecia desde 1988 quando Ronald Reagan era o presidente dos Estados Unidos.

Após golearem São Vicente e Granadinas por 6a0 e Trinidade e Tobago por 4a0 os americanos garantiram a classificação para o Hexagonal ( Quinto round das eliminatórias da CONCACAF ) deixando uma boa impressão, o U.S. Team teve uma melhora significativa, o time ficou mais criativo e teve uma construção de jogo muito boa quando Sacha Kljestan e Christian Pulisic atuaram juntos.

Sacha Kljestan teve um início muito promissor na MLS e na seleção americana e teve muito sucesso jogando no Anderlecht que disputa Jupiler Pro League, inclusive marcando um gol na UEFA Champions League de 2013–2014 se tornando um dos cinco americanos a marcar um gol na Champions League ( Jovan Kirovski, DaMarcus Beasley, Maurice Edu e Jermaine Jones). Kljestan pode ser considerado um dos jogadores mais injustiçados no U.S. Team por ter sido ignorado nas Copas do Mundo de 2010 e 2014, e no mundial disputado no Brasil pode ser considerada uma decisão controversa já que Klinsmann sempre encorajou a presença de jogadores americanos em ligas europeias. Na temporada passada Kljestan retornou a Major League Soccer e desde de seu retorno a liga tem colecionado boas atuações se tronando um dos principais armadores da liga.
Christain Pulisic é uma das principais revelações do futebol mundial e dos Estados Unidos, Pulisic joga no Borussia Dortmund que disputa Bundesliga. Na seleção americana Klinsmann utilizava o jovem jogador como coringa, sempre entrado no segundo tempo e mesmo assim Pulisic produzia algo diferente.

Sacha Kljestan e Christian Pulisic formam uma excelente dupla na armação de jogadas no meio-campo da seleção americana, ambos os jogadores são criativos e tem muita qualidade no passe. Pulisic tem boa movimentação e se infiltra muito bem no campo adversário enquanto Kljestan é um especialista em boas paradas e tem uma boa visão de jogo. Outro jogador que pode ser muito útil é o versátil Fabian Johnson que pode jogar de lateral e meia em ambos os lados, Johnson assim como Pulisic e Kljestan é um jogador muito técnico e criativo e ver os três atuando juntos na seleção americana seria a solução num setor em que o U.S. Team tem tido alguma carência.

sexta-feira, 2 de março de 2018

Estados Unidos da América e do Mundo 12







Jogados dos Estados Unidos que jogam ou jogaram em outras seleções.

Goleiros : Boaz Myhill (País de Gales), José Carvalho * (Peru), Eddie Gustafsson (Suécia), Darren Randolph* (Irlanda), Derby Carrillo (El Salvador), Steward Ceus (Haiti), Cirilo Saucedo *(México), Greg Sutton * (Canadá), Espen Baardsen (Noruega), Josh Saunders (Porto Rico), Eric Reyes (Porto Rico), Richard Sanchez  (México), Jesse Gonzalez (México), Doug Herrick (Guam), Bijan Gloston (Guam), Dallas Jaye (Guam) e Paul Rachubka (Inglaterra).

Defesas : Brede Hangeland (Noruega), Miguel Ibarra (Ecuador), Neven Subotic * (Servia), Bakary Soumaré *(Mali), Steven Beitashour (Iran), Steve Purdy (El Salvado ),Gōtoku Sakai (Japão), AJ Delagarza (Guam), Daryl Ferguson (Barbados), Ernesto Jimenez (Rep. Dominicana), J.P. Rodrigues (Guiana), Miguel Angel Ponce (México), Omar Jarun *(Palestina), Aurelio Saco Vertiz (Perú), Kareem Smith (Trinidad Tobago), Jason Sabio * (Filipinas), Anton del Rosario (Filipinas),Samuel Caballero *(Honduras), Ronny Gafney (Israel), Chris Gbandi *(Libéria), Mason Trafford (Canadá), Cristian Arrieta (Porto Rico), Christopher Gores (Porto Rico), Edgar Castillo (México), Taylor Graham (Porto Rico), Daniel Stanese (Canadá), Moises Hernandez (Guatemala), Adam Henley (Pais de Gales), Mizuki Hamada (Japão), Ryan Laursen (Dinamarca), Amro Tarek (Egito),  Agustín Viana (Uruguay), Brandon McDonald (Guam), Kip Colvey (Nova \Zelândia) e Gerson Mayen (El Salvador) .


Meio Campo :  Jermaine Jones* (Alemanha), Giuseppe Rossi (Itália), Simon Poulsen* (Dinamarca), Andy Najar*(Honduras), Alejandro Meleán (Bolívia),Thomas Delaney* (Dinamarca), Gerson Mayen ( El Salvador ), Richard Menjivar (El Salvador), Brandon Beresford (Guiana), Nick Millington (Guiana), Ramon Nunez *(Honduras), Roger Espinoza*  (Honduras), Isaac Brizuela (México),  Anthony Ampaipitakwong (Tailândia), Lexton Moy (Filipinas), Demetrius Omphroy (Filipinas), Will Johnson* (Canadá), Tenzin Rampa (Tibete), Colin Murphy (Nova Zelândia), Andrés Pérez (Porto Rico), Josh Hansen (Porto Rico), Bill Fiedler (Escócia) e Chris Armas  Porto Rico).

Atacantes : Alex Zahavi (Israel/Portugal), Yura Movsisyan* (Armênia), Vedad Ibisevic * (Bósnia e Herzegovina), Justin Meram (Iraque), Soony Saad (Libano ), Ryan Guy (Guam), Joseph Lapira (Irlanda), Bruce Djite (Austrália ), John Barry Nusum (Bermuda ), Arturo Alvarez (El Salvador),  Dustin Corea (El Salvador), Fuad Ibrahim* (Etiópia), Edward Santeliz (Guatemala), Michael Seaton* ( Jamaica ), Bright Dike (Nigéria), Ladule Lako LoSarah (Rep. do Sudão do Sul), Joshua Beloya * (Filipinas), Aly Borromeo (Filipinas), Nate Burkey (Filipinas), Villyan Bijev*  (Bulgária) e Alfonso Negro  (Itália) e Jeff Cunningham (Jamaica).