sábado, 16 de novembro de 2013

Fall River Marksmen



Fall River Marksmen foi uma equipe de futebol americana fundada em 1922 e extinta em 1931. O time teve antecessores como Fall River Rovers (1984-1921) e Fall River United que disputou a American Soccer League na temporada 1921-22. Sam Mark foi o dono do Fall River Marksmen, ele fez uma excelente administração sendo um dos profissionais do soccer americano mais importantes de seu tempo. 

Conquistando os Estados Unidos 

Fall River Marksmen foi uma das maiores potências do soccer americano nas décadas de 1920 e 1930 tornando-se um dos times mais tradicionais da história dos Estados Unidos. A equipe de Massachusetts conquistou seis títulos na American Soccer League (ASL), quatro na National Challenge Cup que hoje se chama Lamar Hunt U.S. Open Cup e um na Lewis Cup. O time de Fall River teve jogadores notáveis em seu elenco como Bert Patenaude (autor do primeiro hat-trick em Copas do Mundo), Billy Gonsalves (disputou as Copas do Mundo de 1930 e 34) e Jimmy Douglas (primeiro goleiro a ter um Shutout numa Copa do Mundo). 

Mark's Stadium

Mark's Stadium tinha capacidade para 15 mil pessoas e era localizado em North Tiverton, Rhode Island, perto da fronteira Massachusetts de Fall River. Sam Mark dono da equipe decidiu que o estádio fosse localizado lá para fugir das Massachusetts Blue Laws: que não permitiam atividades nos domingos. Mark's Stadium foi um dos primeiros estádios específicos para o soccer nos Estados Unidos junto com o estádio do Bethlehem Steel. Após o fim do Fall River o Mark's Stadium serviu como sede para outro time tradicional dos Estados Unidos, o Ponta Delgada S.C. que teve como jogadores como Ed Souza e Clark Souza, os dois jogaram no lendário jogo do qual os americanos derrotaram a Inglaterra por 1-0 na Copa do Mundo no Brasil em 1950.

Jogos contra times estrangeiros 

O Fall River Marksmen disputou amistosos contra times europeus dentro e fora da país. Em setembro de 1926 o Fall River derrotou o Sparta Prague por 3-2, em junho de 1928 no Mark Stadium graças ao goleiro Jimmy Douglas o Fall River segurou um empate por 0-0 contra o Rangers F.C. (Escócia). 

Em agosto de 1928 o Fall River derrotou a Italian League XI por 4-2 no Palestra Italia, em 1930 o Fall River disputou dois jogos contra o Rangers, o primeiro foi uma derrota por 3-2 e o segundo uma derrota por 6-1.

Fall River fez uma ambiciosa excursão na Europa central enfrentado times da escola do Rio Danúbio como Tchecoslováquia, Áustria e Hungria em 1930. No elenco da equipe de Massachusetts tinha jogadores importantes e veteranos inclusive Archie Stark que jogou como convidado. Na viagem para Europa central/leste o Fall River disputou seis jogos com um recorde 1-4-1 (V-D-E). No dia 20 de agosto Marksmen empatou por 2-2 com Slavia Praga (Tchecoslováquia), no dia 28 de agosto os americanos perderam por 4-2 para o Slavia Praga. Fall River fez dois jogos contra o  FK Austria Wien, o primeiro uma derrota por 6-0, no segundo uma vitória por 3-1. No dia 31 de agosto Fall River derrotou o ŠK Slovan Bratislava (atualmente, Eslováquia) e no último jogo perderam para por 6-2 para Ferencvárosi TC (Hungria).

Na última série de jogos contra times estrangeiros do Fall River em 1931 o time jogou duas vezes contra o Celtic (Escócia) no primeiro jogo venceu por 4a3, mas no segundo foi derrotado por 4a1. 

Mudança para New York Yankees e Encerramento 

Após sua turnê pela Europa o time teve uma queda de público em seu estádio e estava sentindo os efeitos da Grande Depressão, para tentar mudar a situação o dono do clube, Sam Mark mudou a equipe para Nova Iorque com o nome de New York Yankees.

O New York Yankees teve uma história muito curta terminado em terceiro lugar na American Soccer League em 1931 na edição Spring (primavera) e conquistando National Challenge Cup neste mesmo ano. A mudança para Nova York não deu retorno financeiro e, no outono de 1931, Sam Mark voltou a mudar sua equipe, desta vez para New Bedford, Massachusetts, onde se tornaram New Bedford Whalers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário