terça-feira, 12 de novembro de 2013

U.S. Soccer Centennial : Bethlehem Steel FC 1907 - 1930





Bethlehem Steel FC foi um dos melhores clubes de futebol nos Estados Unidos no início do século XX , fundado como Bethlehem FC em 1907 e conhecido por Bethlehem Steel FC a partir de 1911 quando foi patrocinado pela Bethlehem Steel Corporation o time da Pensilvânia se tornou uns dos mais lendários times de futebol ( soccer ) dos Estados Unidos.

O Início e o Futebol Amador 

O futebol chegou a Bethlehem em 1904 , o esporte tomou gosto dos metalúrgicos da cidade que formaram um time de futebol, no início do século XX muitos clubes de futebol eram formados por operários que trabalham em fabricas . O time foi fundado em 1907 e começou disputando ligas regionais amadoras e teve como seu primeiro estádio o East End.


Bethlehem Steel FC

Com o apoio da siderúrgica Bethlehem Steel Corporation em 1911 o clube passou a se chamar Bethlehem Steel FC e se tornou profissional , em 1913 o Bethlehem Steel FC ganhou o primeiro estádio de futebol nos Estados Unidos ,o  Bethlehem Steel Athletic Field que existe até hoje , mas atualmente ele é usado como estadio de futebol americano por uma universidade , mas o nome do Bethlehem Steel ainda esta presente no estádio.



O Bethlehem Steel FC dominou o futebol dos Estados Unidos entre 1913 - 1930 , o clube ganhou muita rivalidade com os times de Fall River , principalmente o Fall River Rovers (1889 - 1921) e o Fall River Marksmen . Diferente dos seus rivais o Fall River Marksmen que buscavam talentos nascidos nos Estados Unidos, o Bethlehem Steel  FC busca talentos na Escócia e na Inglaterra fazendo que a equipe tivesse um futebol de alto nível que lhe rendeu cinco títulos da National Challenge Cup, hoje chamada Lamar Hunt US Open  o campeonato mais antigo de futebol dos Estados Unidos , o Bethlehem Steel  ainda é o maior campeão da competição com cinco títulos.



O Bethlehem Steel FC conquistou por  9 vezes a League Champion : 1913, 1914, 1915, 1919, 1920, 1921, 1927, 1929 e Fall 1929, American Cup  por 6 vezes : 1914, 1916, 1917, 1918, 1919 e 1924 ,  foi campeão uma vez da Lewis Cup em 1928 e uma vez da Allied Amateur Cup. O Bethlehem Steel FC foi o primeiro clube de futebol dos Estados Unidos a fazer uma excursão pela Europa em 1919 na Escandinávia . Apesar de toda tradição do time da Pensilvânia o Bethlehem Steel nunca conquistou um título da American Soccer League (ASL) principal liga dos Estados Unidos em 1921 a 1933 .

Quinze jogadores que jogaram no Bethlehem Steel FC estão no National Soccer Hall of Fame (Estados Unidos) os maiores destaques são: o escocês naturalizado americano Archie Stark um dos melhores jogadores americanos de sua época e o escocês Alex Massie que jogou n o Aston Villa por 141 vezes além de ter jogado pela seleção escocesa por 18 vezes , outro destaque é Robert Millar que treinou a seleção americana semi-finalista na Copa do Mundo de 1930 .

O Fim do Bethlehem Steel FC

Em 1921, várias equipes das ligas regionais e outras se uniram para formar a Liga Americana de Futebol (ASL 1921 - 1933) . Apesar de TER uma das equipes mais fortes da época, os proprietários decidiram mudar de cidade em busca de mais público , movendo-se  para a Filadélfia, onde competiu com o  nome de Philadelphia Field Club. Apesar do Philadelphia ter vencido o primeiro campeonato da ASL, a equipe estava com problemas financeiros e não tinha o apoio dos fãs. A equipe voltou para Bethlehem no ano seguinte e voltou a usar o seu nome antigo . Em 1925, Bethlehem , e do resto da ASL, boicotaram a National Challenge Cup .Isso criou alguma animosidade com o United States Football Association , mas não tiveram nenhuma ramificação grave . No entanto, em 1928, aos time da  ASL novamente boicotaram a National Challenge Cup . Quando Bethlehem Steel optou por ignorar o boicote, a liga expulsou. Sob a liderança do USFA, Bethlehem Steel e outras duas equipes expulsas juntaram-se com as equipes da Southern New York State Soccer Association para criar a Eastern Soccer League . Essas ações, nos anosde 1928-1929 e as guerra entre as ligas (ou federações) de futebol junto com a Grande Depressão que atingiu em cheio o soccer nos Estados Unidos , financeiramente devastaram a ASL, ESL e Bethlehem Steel FC. O Bethlehem Steel FC chegou a retornar para  ASL em 1929,  mas o estrago já estava feito e a equipe encerrou suas atividades em  1930. Apesar da sua curta existência o Bethlehem Steel FC teve uma participação muito significativa para historia do soccer dos Estados Unidos.




http://www.mlssoccer.com/news/article/2014/09/16/ghosts-bethlehem-steel-still-linger-philadelphia-soccer-lore-word



Nenhum comentário:

Postar um comentário