domingo, 2 de fevereiro de 2014

Major Indoor Soccer League e a Era Dourada do Indoor Soccer nos Estados Unidos








Introdução

O Indoor Soccer mas conhecido aqui como ´´showbol ´´ foi primeiramente jogado na América do Norte, região em que o esporte é mais popular. A MISL foi criada em 1977 e teve sua estreia em 1978, e nos anos 80 foi a liga topo dos EUA ( principal liga de futebol do país ) até em 1992 quando foi extinta.


Origens 

Após o sucesso da Copa do Mundo de 1966 e a estreia de Pelé no NY Cosmos o futebol nos Estados Unidos estava crescendo, o que chamou atenção de Ed Tepper que depois de ver um jogo de indoor soccer  entre Philadelphia Atoms (NASL) e o exército russo, Tapper gostou do que viu e então se aproximou de  Earl Foreman e mostrou uma fita de outro jogo, um amistoso entre Tampa Bay Rowdies contra Zenit Leningrad (Russia), Tapper e Foreman formaram uma aliança e criaram a Major Indoor Soccer League (MISL).

Em 1977 vários proprietários de arenas foram contatados, a liga tinha um plano de se concentrar nas cidades da costa leste e meio oeste, a liga iria começar no inverno, em novembro de 1978-79 e teria seis times na sua temporada inicial : Cincinnati Kids, Cleveland Force, Houston Summit, New York Arrows, Philadelphia Fever e Pittsburgh Spirit.

Nesse período outros grupos também queriam investir no indoor soccer, a Super Soccer League e a principal liga do país a NASL viram uma oportunidade de ganhar dinheiro durante o inverno, e com medo de perder espaço no mercado do futebol nos Estados Unidos, eles fundaram a NASL Indoor, com uma previsão de que se eles tivessem 60 jogos por ano eles ganhariam mais nível para competir e para que os americanos pudessem competir com as potencias do futebol mundial.

MISL vs NASL Indoor 

As ligas duas tinham desafios, como investimentos, contratos e atenção do publico, como a Super Soccer League nunca saiu do papel a disputa ficou entre a MISL e NASL Indoor, a MISL saiu na frente com contratos com as maiores arenas do país  também ficou com a vantagem com a contratação de Shep Messing ex NY Cosmos, já a NASL explorava sua marca com jogadores famosos e de mais peso internacional.


MISL 1978 - 1981 O Início

Ao contrario da NASL que manteve as regras tradicionais, a MISL alterou algumas regras, o gols se tornaram maiores e o jogo iria ser dividido em quatro tempos de 15 minutos, os comissários da liga acreditavam que isso ira deixar o jogo mais emociante e com maior números de gols, eles acreditavam que esse estilo de jogo  era que os americanos queriam ver no indoor . De fato funcionou, a primeira temporada da MISL foi um sucesso e alcançou uma média de público de 4.453 de fans por jogo e nenhuma das equipes tiveram problemas financeiros.

Aos poucos a MISL estava crescendo e conquistando espaço no futebol nos Estados Unidos, em seu segundo ano a liga teria dez equipes separadas por duas divisões ( Central e Altantic Division ) a liga também conseguiu um contrato com um rede de tv acabo com o alcance de 5 milhões de espectadores em 47 estados . Houve uma mudança nas regras em relação a primeira temporada, na segunda temporada os equipes eram obrigadas a terem 12 americanos dos 16 jogadores em seu plantel, no ano anterior esse número era de dez.

A NASL viu que estava perdendo espaço no indoor americano e resolveu reagir para tentar tomar a frente da MISL, o comissario da NASL anunciou que todos os times da liga da temporada 1979-80 iriam participar do indoor da NASL, mas apenas 10 das 24 equipes da NASL disputaram o torneio indoor, nesta temporada a NASL Indoor ira deixar as regras mas tradicionais de lado e iria ter as mesmas regras que a MISL, porém as equipes da NASL Indoor tinham obrigação de ter somente 4 jogadores americanos de 12 jogadores no plantel. A disputa entre as duas ligas estava se intensificando, tornando a disputa bem desagradável, a ASL chegou a anunciar que ira entra na guerra do futebol indoor, mas isso nunca aconteceu.

Em seu terceiro ano a MISL teve atitudes ambiciosas, buscando cidades que não tinham franquias com a NASL, renovando o contrato com uma rede de televisão acabo e tendo seu calendário estendido para 40 jogos com quinze equipes divididas em três divisões (Atlantic, Central e Western Division).

MISL 1982 - 1987 Auge

A NASL suspendeu a temporada indoor de 1982-83 e estava entrando em declínio a liga enfrentava problemas graves no indoor e no futebol (campo), enquanto isso a MISL continuava a se desenvolver tendo boas  médias de publico, novas franquias e fazendo sua estreia na CBS na temporada 1982-83.

A MISL continuo se desenvolvendo, com o fim da NASL em 1984 o indoor soccer, a MISL se tornou a principal divisão de futebol do país, ex times da NASL como o NY Cosmos e o San Diego Sockers se afiliaram na MISL, muitos jogadores da ex NASL foram contratados por equipes da Major Indoor Soccer league, o futebol indoor nos Estados Unidos chegou ao seu auge e tinha um grande futuro pela frente . Na temporada 1985-86  a MISL continuo vendo sua média de público crescendo, a liga também teve a inauguração de 15 jogos  transmitidos pela ESPN, na temporada (1986-87)  a ESPN passou a transmitir 18 jogos, apesar do sucesso com seu contrato com uma importante emissora de TV e da boa média de público a MISL estava preocupada com nova liga, a American Indoor Soccer Association que depois passou a ser chamar National Professional Soccer League que estava se expandido invadindo o espaço da MISL iniciando uma nova ´´Soccer Wars´´, provocando disputas saláriais.

MISL 1987 - 1992 Declínio e Desdobramento


Chegando em sua segunda década, na temporada 1987-88 a MISL expandiu o se calendário, e conseguiu um novo contrato televisivo mas a ´´Soccer Wars ´´ tinha se intensificado, e as franquias da MISL estavam tendo dificuldades financeiras por causas das disputas salárias, com isso a liga exigiu a associação de jogadores uma redução do teto salarial dos jogadores, esse plano foi aceito e o teto salarial reduziu 33% (num contrato de dois anos) porém o acordo não foi capaz de salvar algumas franquias.

Na temporada 1988-89 a MISL começou bem enfraquecida, com apenas sete franquias, as disputas salariais ´´ Soccer Wars ´´ com AISA continuo, apesar de tudo alguns aspectos positivos aconteceram na liga, uma delas era volta do comissario fundador da liga, Earl Foreman que assim que assumiu o controle imediatamente começou a fazer movimentos para posicionar a MISL como a possível 1 divisão  ( divisão principal ) do país, meta exigida  pela FIFA para os Estados Unidos como parte do acordo sediarem a Copa do Mundo de 1994.

A MISL deixou bem claro que iria competir para ser a principal liga do país, intensificando a disputa entre a  National Professional Soccer League ex AISA, na temporada 1989-90 a liga manteve uma estável média de público e conseguiu um contrato para ESPN transmitir nove jogos, apesar do desejo da MISL de ser a principal liga do país a federação americana de futebol contatou o próprio Earl Foreman pra estudar a possibilidade de criar uma primeira divisão no campo.

Na temporada seguinte 1990-91 a MISL e mudou o nome para Major Soccer League, com a intenção de criar uma expansão para outdoor ( futebol de campo ) a ligo manteve se calendário extenso mas estava perdendo espaço para NPSL e para American Professional Soccer League (APSL , liga de futebol de campo), a média de público da MISL sofreu uma grande queda, para tentar conter a crise a liga reduziu o seu calendário para 40 jogos e novamente fez um acordo de redução dos salários dos jogadores.

Apesar dos esforços da liga para se manter a MISL estava enfrentando muitos problemas financeiros, e mesmo lutando bravamente a MISL acabou perdendo a guerra contras as outras ligas, com a perda de franquias e jogadores a MISL fez sua ultima temporada 1992 quando encerrou suas atividades .

Curiosidades e Fatos 

Steve Zungul foi o jogador que mais pontuo na MISL ,ele é o lider em gols e assistências da liga .

O San Diego Sockers foi o time com mais títulos da MISL, são oito no total .

A MISL foi um dos poucos " do grupo não-grande" (NFL, NBA, MLB, NHL)  a ter um jogo de vídeo de criado. O jogo da liga saiu em 1988 para o Commodore 64.



Fontes :

http://www.oursportscentral.com/misl/origins.html


http://en.wikipedia.org/wiki/Major_Indoor_Soccer_League_(1978%E2%80%9392)


Nenhum comentário:

Postar um comentário