quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Minha visão sobre o futebol no Estados Unidos

Um pouco da historia do futebol dos Estados Unidos


Futebol  nos EUA é coisa antiga , no início do século  XX o futebol vinha   se popularizando nos EUA com times como Fall River Marksmen e Bethlehem Steel , porém com a depressão nos anos 20 os EUA adotou uma política nacionalista e o futebol era visto como algo estrangeiro  então aos pouco o futebol foi caindo no esquecimento , mas mesmo assim os EUA estiveram presente nas copas do mundo de 1930 e 34 e na copa do mundo de 1930 os EUA chegaram as semi finais .
 Durante os anos seguintes o futebol era quase invisível nos EUA  mas  durante a copa do mundo de 1950 os EUA conseguiram um fato inusitado  ao ganhar da Inglaterra por 1ª0 foi umas das maiores zebras do futebol ate porque era a primeira  copa dos ingleses e eles eram uns dos favoritos ao titulo . Quase vinte anos  depois foi criada a NASL  , liga que chamou atenção ao mundo introduzindo novidades ao futebol e trazendo os mais importantes jogadores do futebol da época  , porem durante os anos da NASL o US team estava longe de chegar numa copa do mundo mas mesmo assim  para mim a criação da NASL pode ser o fato mais importante do futebol dos EUA simplesmente por que foi a NASL que introduziu o futebol nos EUA . Tanto que durante o período da atividade da NASL  ( anos 60 e 70 ) foi a época  de nascimento de grandes jogadores dos EUA tanto que nos  80 o EUA aos poucos começavam a aparecer no futebol mundial . Participando de Olimpíadas e ate criado uma liga indoor ( parecido com o futsal ) que se tornou sua principal liga ate o início dos anos 90 , pode se dizer que a lia era de ato nível por que nos mundiais de futsal de 1989 e 1992 os EUA tiverem excelente campanhas chegando as semi em 89 e a final em 92 .

Finalmente os EUA em 1990 se classificaram para copa do mundo ,depois de 40 anos ausente  desde então os EUA tem presença constante nas copas com times competitivos  .

Em 1996 foi criado a MLS para impulsionar o futebol nos EUA de vez ,dês de La MLS vem crescendo constantemente , seguidos os  passos da NASL agora com muita mias responsabilidade  MLS vem atraindo estrelas do futebol  mundial e tendo mais times tornando o campeonato cada vez mais competitivo  fazendo o futebol ficando cada vez mais popular nos EUA .

Nenhum comentário:

Postar um comentário