terça-feira, 27 de agosto de 2013

U.S. Soccer Centennial : Estados Unidos na Copa America de 1995

                                   



Vindo de uma bem-sucedida Copa do Mundo em 1994, os Estados Unidos foram convidados a disputar a Copa América de 1995 com o desafio de jogar contra as melhores equipes do mundo, com a saída de Bora Milutinovic, Steve Sampson que era seu assistente assumiu o controle da seleção como treinador interino. Diferente da Copa do Mundo de 1994, a grande maioria dos jogadores dos americanos tinham contratos profissionais e jogavam em clubes fora dos Estados Unidos. Muitos jogadores que jogaram a Copa de 1994 estariam na Copa America de 1995 com exceção do goleiro Tony Meola que foi tentar sorte na NFL. Os americanos caíram num grupo difícil com Argentina que sempre é uma das seleções mais fortes do mundo, Chile que tem tradição na América do Sul e Bolívia que vivia na sua geração de ouro que disputou a Copa do Mundo de 1994.
.




Na estreia o U.S. Team enfrentou o Chile e venceu por 2a1, Eric Wynalda fez os dois gols dos Estados Unidos. Foi a primeira vitoria dos yankees sobre uma equipe sul-americana no continente em 65 anos, a última tinha sido uma vitoria sobre o Paraguai por 3x0 na Copa do Mundo de 1930 realizada no Uruguai.




Vencendo na estreia os Estados Unidos entraram confiantes contra a Bolívia mais saíram derrotados pelo placar de 1ª0 para a Bolívia, gol de Etcheverry que um ano depois jogaria na Major League Soccer.





Com a derrota para a Bolívia os Estados Unidos entram para a partida contra a Argentina sem expectativas e sem nada a perde, eles tinham um grande desafio – enfrentar a Argentina que naquela época era 14 vezes campeã da Copa América e atual campeã, os argentinos conquistaram o título da edição de 1993, enquanto nesse mesma edição os Estados Unidos terminaram na fase de grupos, ninguém acreditava nos americanos e todos já esperavam sua eliminação na primeira fase.

Aos 20 minutos Frank Klopas abriu o placar para os americanos, 11 minutos depois Lalas o roqueiro faria o segundo dos americanos. Os Argentinos não podiam acreditar, eles estavam perdendo por 2ª0 para os americanos ainda no primeiro tempo. Eric Wynalda fechou o placar marcando o terceiro gol e decretando a vitória dos Estados Unidos sobre os Argentinos por 3ª0 no que se tornou num dos momentos mais marcantes da seleção americana de todos os tempos.


Quartas de Final (Duelo)





Os Estados Unidos avançaram para as Quartas de Final e enfrentaram seus maiores rivais, o México. A duas equipes não estavam dispostas a perde, o jogo terminou 0a0 e foi para os pênaltis do qual os americanos saíram vitoriosos por 4ª1.

Semi – Final

Na semi- final os americanos teriam a revanche contra os brasileiros que eliminaram os Estados Unidos na Copa de 1994. O U.S. Team foi melhor no que o último confronto entre as duas equipes porém não conseguiram evitar a derrota para os brasileiros por 1ª0.

Um Lugar entre Gigantes , Disputar para o terceiro lugar .



Os Estados Unidos enfrentariam a Colômbia, aquela era a geração de ouro da Colômbia que tiveram seus sonhos destruídos após perderam para os americanos para os americanos por 2ª1 na Copa do Mundo de 1994, o jogo foi realizado apenas dois dias depois da partida contra o Brasil, o time americano estava fisicamente cansado, jogaram seis jogos em apenas dezesseis dias e enfrentariam um forte adversário. Os colombianos golearam os Estados Unidos por 4ª1, Moore fez o gol de honra para do U.S. Team.

Análise

Os Estados Unidos protagonizaram uma excelente campanha na Copa América de 1995, os americanos enfrentaram equipes tradicionais no continente sul-americano e obtiveram resultados importantes. Sampson montou uma equipe jovem, que tinha um futuro brilhante pela frente, interessante foi rodizio entre Keller e Friedel feito pelo treinador, isso iria continuar até os anos 00 com Bruce Arena. Outra coisa que marca esse elenco é que a grande maioria dos jogadores atuavam foram do país, somente Mike Burns que jogava pela federação e Paul Caligiuri que atuava pelo Los Angeles Salsa (APSL) jogavam nos Estados Unidos. A Copa América de 1995 foi um dos momentos mais marcantes do soccer americano que certamente merecia ser mais mencionado, essa geração foi muito produtiva e promissora para o soccer americano.


Steve Sampson fez um excelente trabalho na Copa America, dos vinte dois jogadores que disputaram a Copa do Mundo 1994 dezessete foram convocados para Copa America 1995, ele montou um elenco com que os Estados Unidos tinham de melhor, Sampson conhecia sua equipe, ele era assiste do lendário Bora Milutinović, o time tinha confiança dele e tudo isso contribuiu para a campanha dos americanos na competição, doze desses jogadores estão no Hall da Fama de seleção americana provando que esse time foi um dos melhores dos Estados Unidos em competições oficiais.


Esquipe



Goleiros

1-Brad Friedel  (24 anos) Brøndby IF (Dinamarca)
12- Juergen Sommer (26 anos)  Luton Town (Inglaterra)
18- Kasey Keller (25 anos)  Millwall F.C. (Inglaterra)

Defesas

2-Mike Lapper  (24 anos) VfL Wolfsburg (Alemanha)
3-Brian Bliss (29 anos)  Carl Zeiss Jena (Alemanha)
15-Jovan Kirovski (19 anos)  Manchester United (Inglaterra)
20-Paul Caligiuri (31 anos) Los Angeles Salsa (USA)
22-Alexi Lalas  (25 anos) Calcio Padova (Itália)

Meio-Campistas

4-Mike Burns  (24 anos) US Soccer (USA)
5-Thomas Dooley  (33 anos)  Bayer Leverkusen (Alemanha)
6-John Harkes  (28 anos)  Derby County (Inglaterra)
9-Tab Ramos  (28 anos) Tigres UANL (México)
10-Mike Sorber  (24 anos) UNAM Pumas (México)
14-Frank Klopas (28 anos) Apollon Athinon (Grécia)
16-Gregg Berhalter  (21 anos) FC Zwolle (Holanda)
17-Marcelo Balboa  (27 anos)  Club León (México)
21-Claudio Reyna  (21 anos) Bayer Leverkusen (Alemanha)

Atacantes

19-John Kerr  (30 anos) Millwall F.C. (Inglaterra)
7-Joe-Max Moore (24 anos)  FC Saarbrücken (Alemanha)
8 - Earnie Stewart  (26 anos) Willem II Tilburg (Holanda)
11-Eric Wynalda  (26 anos)  VfL Bochum (Alemanha)
13-Cobi Jones  (25 anos) Coventry City (Inglaterra)





Artilheiros 

Wynalda 3 Gols.
Lalas, Klopas e Moore 1 Gol.



Jogos

https://www.youtube.com/watch?v=th7DEe6DokE



Nenhum comentário:

Postar um comentário