sábado, 24 de agosto de 2013

U.S. Soccer Centennial : Estados Unidos na Copa do Mundo de 1930



Onde tudo começou : A História dos Estados Unidos na Copa do Mundo de 1930

A primeira Copa do Mundo foi sediada no Uruguai em 1930, esta foi a primeira e única edição do torneio que não houve eliminatórias. As equipes eram convidadas e devido a distância somente quatro seleções europeias aceitaram o convite de ir para o novo continente para disputar a Copa do Mundo (Na época a Copa do Mundo não era muito valorizada, o torneio Olímpico era tido como o verdadeiro torneio mundial). Ao todo treze seleção disputaram o primeiro Mundial : Bélgica, França, Romênia, Iugoslávia,México, Estados Unidos, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.

Os americanos partiram rumo ao país sede no Munargo SS (Comandante WW Clark) numa viagem que durou dezeoito dias. Durante toda viagem a seleção Yankee treinou dentro das acomodações do transatlântico para se preparar para o mundial, o U.S. Team só havia jogado onze jogos internacionais oficias desde de seu primeiro jogo em 1916 contra a Suécia.

Dentro dos quinze convocados, seis eram nascidos em territórios britânicos, mas apenas um tinha jogado profissionalmente na Grã-Bretanha :George Moorhouse no Tranmere Rovers. O restante era nascido na terra do Tio Sam e todos atuavam na American Soccer League (ASL 1921-1933).


Uma vez que todas as equipes chegaram no Uruguai, a comissão organizadora dividiu as equipes em quatro grupos para a primeira rodada da Copa do Mundo. Um grupo com quatro equipes, enquanto os três grupos foram constituídos por três seleções cada. Os Estados Unidos foram arrastados para Grupo 4, junto de Bélgica e Paraguai.

Apenas dois jogos tiveram lugar no primeiro dia de jogos da Copa do Mundo no dia 13 de julho de 1930 quando a França assumiu o México no primeiro jogo da história das Copas, os americanos enfrentaram a Bélgica no final do dia. Os americano protagonizaram o segundo jogo em Copas do Mundo contra a Belgica e a seleção Yankee venceu os belgas por 3a0 com gos de Bart McGhee, Thomas Florie e Bert Patenaude.

No segundo jogo dos americanos no torneio a equipe precisava de uma vitória para avançar para semi-finais. Os Estados Unidos conseguiram uma vitória por 3 a 0 contra o Paraguai e uma vaga nas semifinais. Uma multidão de 20.000 pessoas viram Bert Patenaude entrar nos livros de recordes de Copas do Mundo, como primeiro hat-trick (marcar 3 gols num jogo) durante uma partida de Copa do Mundo.

Revés nas Semifinais

Apenas com quatro minutos de jogo o goleiro americano James Douglas (Goleiro que em dois jogos não sofreu nenhum gol) tinha sofrido um lesão e o defensor Ralph Tracey havia quebrado a perna direita mas mesmo assim continuou até intervalo, quando a Argentina teve uma vantagem de 1a0 .

Os problemas de lesão continuaram a atormentar os americanos e Tracey foi incapaz de continuar durante o segundo tempo e sem substituições permitidas na época no futebol internacional, os americanos foram reduzido a 10 homens, Argentina aproveitou o revés dos Estados Unidos com as lesões e ampliou sua vantagem para 3-0, o jogo terminou com uma vitória dos Argentinos por 6a1, Jim Brown marcou o gol de honra dos americanos.

Disputa para o terceiro lugar

O jogo seria entre Estados Unidos e Iugoslávia, porém os europeus se recusaram a jogar, fazendo que os americanos terminassem em terceiro lugar no torneio.



Goleiros 

James Douglas (Kearny, NJ - New York Nationals)

Defesas 

George Moorhouse (Long Beach, NY - New York Giants)
Frank Vaughn (St. Louis, Mo. - Ben Miller FC)
Alexander Wood (Detroit, Mich. - Holley Carburetors)


Meio-Campistas 

James Gallagher (Brooklyn, NY - New York Nationals)
Philip Slone  (New York, NY - New York Giants)
Andrew Auld (Johnston, RI - Providence Gold Bugs)


Atacantes 

James Gentile (Philadelphia, Pa. - Philadelphia FC)
William Gonsalves (Fall River, Mass. - Fall River Marksman)
James Brown (New York, NY - New York Giants)
Ralph Tracey (St. Louis, Mo. - Ben Miller FC)
Thomas Florie (c) (Hughesdale, RI - New Bedford Whalers) (C)
Mike Bookie (Cleveland, Ohio - Cleveland Slavia)
Bart McGhee (Philadelphia, Pa. - New York Nationals)
Arnold Oliver (New Bedford, Mass. - Providence Gold Bugs)
Bert Patenaude (Fall River, Mass. - Fall River Marksmen)

Treinador : Robert Millar


Artilheiros 

1. Bert Patenaude 4 Gols.
2. Jim Brown, Bart McGhee e Thomas Florie 1 Gol.


Curiosidades

Após o torneio, James Brown assinou com o Manchester United e Wood Alexander assinou com o Leicester City.

James Douglas foi o primeiro  goleiro a ter um Clean Sheet em Copas do Mundo, ele também foi o primeiro goleiro a ficar dois jogos seguidos sem sofrer gols.

Bert Patenaude foi o primeiro jogador a marcar três gols num jogo de Copa do Mundo.

William Gonsalves era considerado o Babe Ruth do soccer americano.

Após a Copa do Mundo de 1930 Estados Unidos e Brasil se enfrentaram, os brasileiro venceram por 4a3. Nessa partida foi a vez em que os americanos fizeram mais gols no Brasil até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário