terça-feira, 20 de agosto de 2013

U.S. Soccer Centennial : Estados Unidos na Gold Cup 2002




A Gold Cup de 2002 foi a sexta edição do torneio e foi foi realizada no Estados Unidos, em Miami, Flórida e Pasadena, Califórnia e serviu como base para preparação para Copa do Mundo na Coréria do Sul e no Japão.O formato da competição foi o mesmo que a edição anterior em 2000 com doze equipes que foram divididas em quatro grupos de três. As duas melhores seleções de cada grupo avançavam para as quartas de final, nesta edição Equador e Coréia do Sul foram convidados.

Depois de onze anos sem ganhar a CONCACAF Gold Cup os americanos finalmente conquistaram o seusegundo título na cometição. Os Estados Unidos enfrentou Coréia do sul e Cuba na primeira fase, El Salvador nas quartas de final, Canáda na semi-final e Costa Rica que se classificou em primeiro lugar para nas eliminatóiras para Copa do Mundo de 2002 na final.


EUA 2 x 1 Coreia do Sul 

No primeiro jogo o U.S. Team enfrentou a Coreia do Sul que iria sediar a Copa do Mundo junto do Japão naquele ano . Os americanos saíram na frente com Donvoan aos 36 minutos. Kasey Keller defendeu um pênalti neste jogo impedindo que os sul coreanos empatassem. Aos 38 minutos a Coreia do Sul empatou o jogo. No final do jogo aos 90 minutosDeMarcus Beasley fez o gol da vitória dos Estados Unidos

EUA 1 x 0 Cuba 

No segundo jogo do grupo os americanos venceram Cuba pelo placar minimo graças ao gol de Brian McBride aos 22 minutos do primeiro tempo.






Quartas de final : EUA 4 x 0 El Salvador 

Nas quartas o U.S. Team goleou El Salvador por 4a0, McBride fez um Hat Trick, Ante Razov completou a goleada marcando o quarto gol.


Semi Finais : EUA 0 x 0 Canadá (4a2 EUA nos Pênaltis)

Os Estados Unidos enfrentaram o Canadá campeão da última edição do torneio, o jogo ficou no 0a0 e foi as pênaltis com vitoria americana por 4ª2  dos americanos .

Final

Os Estados Unidos derrotaram a Costa Rica na final por 2a0 com gols de Josh Wolf e Jeff Agoos vingando-se de quando a seleção caribenha derrotou os americanos na CONCACAF Championship em 1989 na versão antiga do torneio impedindo que U.S. Team disputasse a Copa do Mundo de 1986.




Elenco 


Goleiros

1- Tony Meola (32 anos) Kansas City Wizards (EUA, MLS)
18 - Kasey Keller (32 anos) Tottenham (Inglaterra, Premier League)

Defesas

2 - Frankie Hejduk (27 anos) Bayer 04 Leverkusen (Alemanha, Bundesliga)
12 - Jeff Agoos (33 anos) San Jose Earthquakes (EUA, MLS)
17 -Carlos Bocanegra (22 anos) Chicago Fire (EUA, MLS)
26 - Danny Califf (21 anos) Los Angeles Galaxy (EUA, MLS)

Meio Campistas

4 - DaMarcus Beasley (19 anos) Chicago Fire (EUA, MLS)
7 - Eddie Lewis (27 anos) Fulham (Inglaterra, Premier League)
8 - Richie Williams (31 anos) Metrostars (EUA, MLS)
13 - Cobi Jones (31 anos) Los Angeles Galaxy (EUA, MLS)
14 - Chris Armas (29 anos) Chicago Fire (EUA, MLS)
19 - Manny Lagos > (30 anos) San Jose Earthquakes (EUA, MLS)
25 - Pablo Mastroeni (25 anos) Colorado Rapds (EUA, MLS)
27 -Jeff Cunningham > (25 anos) Columbus Crew  (EUA, MLS)
10 - Brian Maisonneuve < (28 anos) Columbus Crew (EUA, MLS)

Atacantes

5 - Clint Mathis < (25 anos) Metrostars (EUA, MLS)
11 - Ante Razov (27 anos) Chicago Fire (EUA, MLS)
15 - Josh Wolff (24 anos) Chicago Fire (EUA, MLS)
20 - Brian McBride (29 anos) Columbus Crew (EUA, MLS)
21 - Landon Donovan (19 anos) San Jose Earthquakes (EUA, MLS) Treinador : Bruce Arena Legendas : > Saiu do time depois da fase de grupos < Entrou no time depois da fase de grupos

Artilheiros 4 Gols : Brian McBride 1 Gol : Ante Razon, DeMarcus Beasley, Jeff Agoos, Josh Wolf e Landon Donovan
Análise do Elenco Bruce Arena montou um time que era formado por dezessete jogadores que disputavam a Major League Soccer, dois na Premier League e um na Bundesliga. Seis jogadores convocados disputaram a Copa do Mundo de 1998 e doze iriam disputar a Copa do Mundo de 2002.
A seleção americana que disputou a Gold Cup 2002 era uma excelente equipe que era formado por muito jogadores veteranos mas os grandes destaques eram dois jogadores jovens, Landon Donovan e DeMarcus Beasley que foram dois dos principais jogadores da história da seleção americana. 

Análise da Campanha

A seleção yankee fez uma grande performance na Gold Cup de 2002 conquistando o seu segundo título de forma invicta com nove gols marcados e apenas um sofrido em cinco.

Curiosidades

Vinte um jogadores da Major League Soccer disputaram na Gold Cup de 2002.

Dos trinta e nove gols marcados na Gold Cup de 2002, dez foram marcados por jogadores da Major League Soccer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário