quarta-feira, 14 de agosto de 2013

U.S. Soccer Centennial : Estados Unidos na Copa do Mundo de 2002





Copa do Mundo 2002

A Copa do Mundo de 2002 foi a décima sétima edição do torneio e pela primeira vez na história teria dois países como sede : Coreia do Sul e Japão, também seria a primeira Copa do Mundo fora do continente americano ou europeu. Trinta e duas seleções se classificaram para Copa do Mundo de 2002 sendo que quinze europeias : Bélgica, Croácia, Dinamarca, Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Polônia, Portugal, República da Irlanda, Rússia, Eslovénia, Espanha, Suécia, Turquia. Oito do continente americano : Costa Rica, México, Estados Unidos, Argentina, Brasil, Equador, Paraguai e Uruguai. Cinco do continente africano : Camarões, Nigéria, Senegal, África do Sul e Tunísia e quatro da Asia : China PR, Japão, Arábia Saudita e Coréia do Sul.

Depois da Copa da 1998

Depois de terem ficado em último lugar na Copa do Mundo de 1998 a federação americana contratou Bruce Arena que tinha a missão de levar o U.S. Team para glória. Bruce Arena começou muito bem conquistando a Gold Cup de 2002 e o terceiro lugar na Copa das Confederações de 1999.


Rumo a Copa de 2002
 


Grupo 3

TeamPldWDLGFGAGDPts
 United States6321143+1111
 Costa Rica631296+310
 Guatemala631296+310
 Barbados6105320−173

CONCACAF Semi-final Round é formada por três grupos de quatro seleções, os Estados Unidos estavam no Grupo 3 junto de Costa Rica, Guatemala e Barbados. Os americanos foram bem, e se classificaram em primeiro lugar do grupo com três vitorias, dois empates e uma derrota. Com isso os Estados Unidos avançaram para fase final das eliminatórias da CONCACAF.


The CONCACAF Final Round 



TeamPldWDLGFGAGDPts
 Costa Rica107211771023
 Mexico10523169717
 United States10523118317
 Honduras104241717014
 Jamaica10226714-78
 Trinidad and Tobago10127518-135


Desta vez o U.S. Team teve dificuldade para se classificar, os americanos ficaram em terceiro lugar atrás de Costa Rica primeiro colocado e México segundo. Os Yankees tiveram cinco vitórias, dois empates e três derrotas, os Estados Unidos ficaram atrás do México pelo saldo de gols, mas não importava os americanos estavam classificados para sua quarta Copa do Mundo consecutiva.   


Artilheiros

7 Gols : Earnie Stewart
4 Gols : Joe Max Moore
3 Gols : Ante Razov
2 Gols : Clint Mathis, Josh Wolf e Brian McBride
1 Gol : Tab Ramos, Cobi Jones, Eddie Pope



Como era a primeira Copa do Mundo no novo milênio, eram tempos de mudanças, uma nova geração estava chegando com jogadores como : Steve Cherundolo, John O'Brien, DaMarcus Beasley, Clint Mathis e Landon Donovan prometiam ser o futuro da seleção americana. Na Copa do Mundo de 2020 os Estados Unidos ainda contava com veteranos como Kasey  Keller, Brad Friedel, Cobi Jones, Jeff Agoos, Brian McBride e Claudio Reyna que era o capitão da equipe. Todos eles tinham o desafio de representar os Estados Unidos no mundial de 2002.

Fase de Grupos 


Estado Unidos caíram no difícil Grupo D, junto de Portugal que era um dos favoritos ao título e contava com Luís Figo melhor jogador de 2001, Coreia do Sul a equipe sede do torneio e a Polônia que tem uma forte tradição no futebol europeu.

EUA 3ª2 Portugal


Os Estados Unidos tinham a dura tarefa de enfrentar Portugal logo no jogo de estreia, os portugueses tinham um time repleto de estrelas internacionais e Figo melhor jogador do mundo de 2001 que comandava a equipe. Aos 4 minutos do primeiro tempo o que seria o começo de um pesadelo para os portugueses se tornava um feito imaginável para os americanos quando num escanteio batido por Earnie Stewart, Brian McBride cabeceou e o goleiro Vitor Baia espalmou, a bola sobrou para John John O'Brien que marcou o primeiro gol dos Estados Unidos, aos 26 minutos depois um cruzamento de Landon Donovan, a bola foi desviada pelo zagueiro Jorge Costa em direção ao gol e Baia era incapaz de fazer a defesa, os americanos abriram uma vantagem de dois gols deixando os português desorientados


Aos 36 minutos do primeiro tempo Tony Sanneh cruzou para Brian McBride que mergulhou de cabeça e marcou o terceiro gol dos americanos na partida. Ainda no primeiro tempo Beto descontou para Portugal. 
No segundo tempo Jeff Agoos fez gol contra e o placar ficou 3ª2 para os Estados Unidos, os portugueses não acreditavam na derrota enquanto os americanos conquistaram uma importante vitória. 



EUA 1ª1 Coreia do Sul 

No segundo jogo os Estados enfrentaram os anfitriões e viram a Coréia do Sul dominando grande parte do jogo, mas os americanos saíram na frente com Clint Mathis aos 28 minutos. Os sul- coreanos empataram a partida aos 78 minutos do segundo tempo. O jogo terminou 1ª1, Brad Friedel fez um excelente jogo, salvando os U.S. Team numa cobrança de pênalti batida por Lee Eul-yong aos 41 minutos, além de duas defesas espetaculares dos chutes de Seol Ki-hyeon.


EUA 1ª3 Polônia


Os americanos só precisavam de um empate para passar para próxima fase sem depender de outros resultados, a Polônia já estavam eliminada no entanto, os poloneses tinha outros planos. Em três minutos de jogo, Emmanuel Olisadebe fez 1-0 para a Polônia, Depois de cinco minutos os poloneses ampliaram com Pawel Kryszałowicz abrindo uma vantagem de dois gols.

No segundo tempo aos 66 minutos Marcin Zewlakow marcou o terceiro gol da Polônia, parecia o fim de um sonho para os americanos que estavam começando a sentir a eliminação se aproximando. Aos 83 minutos Donovan marcou o gol de honra dos Estados Unidos. Apesar da derrota os americanos avançaram para próxima fase graças a surpreendente vitoria dos coreanos sobre Portugal.



Team
PldWDLGFGAGDPts
 South Korea321041+37
 United States311156−14
 Portugal310264+23
 Poland310237−43




Oitavas de Final : Agora é pra valer  (EUA 2ª0 México)

Os Estados Unidos se classificaram para as oitavas de final superando a campanha da Copa do Mundo de 1998, desde da Copa do Mundo de 1994 os americanos não chegavam para fase de oitavas de final na competição. A seleção yankee enfrentou o México no que se tornou um dos jogos mais marcantes da história do clássico entre as duas equipes.

Os mexicanos começaram pressionando, mas foram os Estados Unidos que abriram o placar aos 8 minutos com Brian McBride do primeiro tempo. México lutava para empatar mas seleção americana conseguia segurar o placar. Landon Donovan marcou o segundo gol dos Estados Unidos aos 65 minutos do segundo tempo selando a vitória para os americanos. Essa foi a vitória mais importante dos Estados Unidos sobre o México na história do confronto.

Quartas de Final (EUA 0ª1 Alemanha)



 
Os Estados Unidos enfrentaram a Alemanha nas quartas de final, seria a segunda vez em que as duas equipes se enfrentariam em partidas de Copa do Mundo, a primeira vez foi na Copa do Mundo de 1998 na França pela fase de grupos do qual os alemães venceram por 2a0.

Enquanto a Alemanha tinha alcançado as quartas de finais em treze Copas do Mundo consecutivas, a seleção alemã não era tão forte quanto haviam sido em 1974 ou 1990 principalmente entre os alemães que criticavam a equipe e a geração de 2002. Os americanos estavam plea primeira vez na fase de quartas de final, antes disse o melhor resultado do U.S. Team tinha sido a semi-final em 1930 e a segunda fase na Copa do Mundo de 1994, apesar de ser novidade para os americanos chegarem tão longe eles estavam confiantes por terem derrotado seus maiores rivais na nas oitavas, os yankees não se intimidaram com a poderosa Alemanha e se sentiram confiantes o suficiente para levar o ataque para cima da Alemanha, desde o início do jogo, mas simplesmente não conseguiram converter suas chances.

No final do primeiro tempo, o momento mudou para a Alemanha e os alemães começaram a ameaçar os Estados Unidos com uma série de oportunidades de bola parada. Aos 39 minutos Michael Ballack marcou o gol para os alemães depois de um cruzamento numa cobrança de falta batida por Christian Ziege.

No segundo tempo, a Alemanha passou a metade do tempo se defendendo e os Estados Unidos pressionado, aos 50 minutos houve um lance polêmico a favor dos americanos quando Torsten Frings impediu o chute de Gregg Berhalter com a mão. Os Estados Unidos  foram derrotados, o sonho dos americanos acabou, mas eles saíram de cabeça erguida. U.S. Team  tinha superado seus adversários e agora estavam entre os grandes do futebol.

Minha Visão do elenco 

A seleção americana da Copa do Mundo de 2002 foi a melhor equipe dos Estados Unidos em Copas Mundo, os americanos tinham o trio de goleiros mais interessante do torneio: Brad Friedel, Kasey Keller e o folclórico Tony Meola. O elenco tinha jovens promissores como Landon Donovan que se tornaria o melhor jogador americano de todos os tempos, além John O'Brien, Steve Cherundolo e DaMarcus Beasley que fizeram uma carreira sólida na seleção americana e em times na Europa.

A defesa tinha nomes muitos bons como Eddie Pope, Gregg Berhalter, Jeff Agoos, Tony Sanneh e Pablo Mastroeni. Todos eles foram bem no torneio e tiveram uma carreia significativa na seleção americana.

Claudio Reyna o capitão da equipe, era um dos principais meio campistas dos Estados Unidos, ele foi um dos melhores jogadores da Copa do Mundo de 2002 e um dos melhores jogadores da historia dos Estados Unidos. Outros jogadores importantes nomes no meio campo era o meia esquerda Eddie Lewis, o meia direita Earnie Stewart e os jovens promissores John O'Brien e DeMarcus Beasley.

Os Atacantes também foram muito bem escolhidos por Bruce Arena, jogadores como Brian McBride, Landon Donovan, Joe Max Moore, Clint Mathis e Josh Wolf protagonizavam um dos melhores ataques da seleção americana em Copas do Mundo.

Minha Visão da Campanha 

Os Estados Unidos na Copa do Mundo de 2002 fizeram sua melhor campanha em toda historia do torneio enfrentado equipes tradicionais como Alemanha, Portugal, Polônia, México e Coreia do Sul e conquistando bons resultados.

Chegar as Quartas de Final foi um grande feito para os americanos que tiveram uma grande exibição durante os jogos da Copa do Mundo de 2002.O destino pode ter impedido da seleção yankee de irem mais longe, lembrando que os americanos teriam feito o gol caso Torsten Frings não tivesse impedido de a bola entrar com a mão num jogo em que os americanos estavam jogando melhor contra a Alemanha. Se os americanos tivessem passado pelo os alemães os Estados Unidos só teriam a Coreia do Sul entre eles e a final.


Time


Goleiros


1- Brad Friedel 
8 de Maio 1971 (31 anos)  Blackburn Rovers  (Inglaterra)
18- Kasey Keller 29 de Novembro 1969 (32 anos) 58  Tottenham Hotspur (Inglaterra)
19- Tony Meola 21 de Fevereiro 1969 (33 anos) Kansas City Wizards (EUA)

Defesas


2- Frankie Hejduk   
5 de Agosto 1974 (27 anos)  Bayer Leverkusen (Alemanha)
3- Gregg Berhalter  1 de Agosto1973 (28 anos)  Crystal Palace (Inglaterra)
4- Pablo Mastroeni 29 de Agosto 1976 (25 anos) Miami Fusion  (EUA)
6- David Regis 2  de Dezembro 1968 (33 anos)  Metz (França)
7- Jeff Agoos 5 de Fevereiro 1968 (34 anos) San Jose Earthquakes  (EUA)
14 - Steve Cherundolo 19 de Fevereiro 1979 (23 anos)  Hannover 96 (Alemanha)
16- Carlos Llamosa 30 de Junho 1969 (32 anos) New England Revolution (EUA)
21- Tony Sanneh 1 de Junho 1971 (30 anos)  FC Nürnberg (Alemanha)
23 - Eddie Pope 24 de Dezembro 1973 (28 anos) D.C. United (EUA)

Meio Campo


5- John O'Brien 
29 de Agosto 1977 (24 anos) Ajax (Holanda)
7- Eddie Lewis 17 de Maio 1974 (28 anos)  Fulham (Inglaterra)
8- Earnie Stewart 28  de Março 1969 (33 anos)  NAC Breda (Holanda)
10- Claudio Reyna (c) 20 de Julho 1973 (28 anos)  Sunderland (Inglaterra)
13- Cobi Jones 16 de Junho 1970 (31 anos)  LA Galaxy (EUA)
17- DaMarcus Beasley 24 de Maio 1982 (20 anos)  Chicago Fire (EUA)

Atacantes


9- Joe-Max Moore 
23 de Fevereiro 1971 (31 anos) Everton (Inglaterra)
11- Clint Mathis  25 de Novembro 1976 ( 25 anos) MetroStars (EUA)
15- Josh Wolff  25 de  Fevereiro 1977 (25 anos) Chicago Fire (EUA)
20- Brian McBride  19 de Junho 1972 (29 anos) Columbus Crew (EUA)
21- Landon Donovan 4 de Março 1982 (20 anos) San Jose Earthquakes  (EUA)

Treinador : Bruce Arena


Média de Idade : 28.3
Média de Jogos : 55.1


Ranks das  Ligas 

1. MLS (11)
2. Premier League (5)
3. 
Eredivisie (2) e Bundesliga (2)
4. Bundesliga 2 (1), Football League (1) e Ligue 2 (1)

Posição Final : Oitavo
Jogos : 5
Vitorias: 2
Empates : 1
Derrotas : 2
Gols Marcados : 7
Gols Sofridos : 7

Artilheiros

1. Landon Donovan e Brian McBride : 2 gols
2. Clint Mathis e John O'Brien : 1 gol

Lideres em Assistências

1.Eddie Lewis, Clint Mathis, John O'Brien, Tony Sanneh e Josh Wolff : 1

Clean Sheets

1.Brad Friedel : 1


Prêmios

Prêmio de Melhor Jogador Jovem : Landon Donovan.
All Star Team da Copa do Mundo de 2002 : Claudio Reyna.


Convocação Preliminar/ Eliminatórias  

Atacantes : Clint Mathis, Brian McBride, Joe-Max Moore, Josh Wolff, Jovan Kirovski (Crystal Palace/ Football League First Division) e Ante Razov (Chicago Fire/MLS ),Jason Kreis (Dallas Burn/ MLS).

Meio Campo: Chris Armas (Chicago Fire/MLS), DaMarcus Beasley, Landon Donovan, Claudio Reyna, Cobi Jones, Earnie Stewart, Brian Maisonneuve (Columbus Crew/ MLS), Brian West ( Columbus Crew/MLS), Richie Williams (D.C. United/MLS) e Richard Mulrooney (San Jose Earthquakes/MLS) , Chad Deering (Dallas Burn / MLS), Chris Henderson (Miami Fusion/ MLS), Chris Klein (Kansas City Wizards / MLS), Manny Lagos (San Jose Earthquakes/ MLS), Jesse Marsch (Chicago Fire/ MLS), Preki (Miami Fusion/ MLS) e Tab Ramos (MetroStars/ MLS).

Defesas: Jeff Agoos, Eddie Pope, Frankie Hejduk, Gregg Berhalter, Tonny Sanneh, David Regis, Carlos Llamosa, Pablo Mastroeni, John O'Brien . Greg Vanney (Bastia/Ligue 1), Robin Fraser (Los Angeles Galaxy/ MLS), Mike Petke (MetroStars/MLS) e Chris Albright (D.C. United/ MLS).

Goleiros : Kasey Keller, Brad Friedel, Tony Meola, Tim Howard (MetroStars/ MLS), Zach Thornton (Chicago Fire/ MLS) e Nick Rimando (Miami Fusion/MLS).


Curiosidades


Chris Armas, esteve próximo de ser chamado para a Copa de 2002, mas uma lesão frustrou seus planos. E
le foi substituído por Steve Cherundolo que no treino as vésperas da Copa do Mundo se machucou e não pode ser substituído.

Claudio Reyna estava no ´´Dream Team´´  
(Melhores do Torneio) do Copa do Mundo de 2002, ele foi o terceiro americano a estar no All Star Team numa Copa do Mundo depois de Bert Patenaude e John Souza.

Os Estados Unidos terminaram em oitavo lugar na Copa do Mundo de 2002, foi a melhor colocação do U.S. Team desde a Copa do Mundo de 1930 do qual os americanos terminaram em terceiro lugar.

Essa foi a primeira Copa do Mundo em que eu torci para seleção americana.

O tema da Copa do Mundo de 2002 foi feita pelo compositor grego Vangelis.

A Copa do Mundo de 2002 foi a primeira Copa do Mundo do novo milênio.


Jogos dos Estados Unidos na Copa do Mundo de 2002.

http://ussupersoccer.blogspot.com.br/2013/12/jogos-dos-estados-unidos-na-copa-do.html

Um comentário:

  1. Que legal!! Excelente trabalho. Copa do Mundo de 2002 foi muito legal. É a competição que eu mais gosto.

    ResponderExcluir